Reinações de Narizinho – O Circo de Cavalinhos


Não há nada mais perigoso do que semente de ciência…
As crianças criam uma nova brincadeira nessa história: UM CIRCO. Depois do concurso para escolher qual seria a aparência do irmão do Pinóquio, na história passada, que criou o João Faz-de-Conta, novo concurso abriu-se no Sítio do Picapau Amarelo: o concurso de quem tinha a melhor idéia. E Emília ganhou, com uma idéia de um “círculo de escavalinho”. O que ela queria dizer era, claro, Circo de Cavalinhos… por fim, com suas asneirizes e teimosia ilimitada, ela acabou conseguindo que fosse um Circo de Escavalinho, porque até que fazia sentido. De alguma maneira meio estranha, mas até que fazia sentido… e então as crianças começam a se preparar para um circo.
Eu consigo imaginar Narizinho e Pedrinho brincando disso, pensando em todo um espetáculo que estavam criando tanto para a avó quanto para Tia Nastácia, além de todos os seus convidados célebres, vindos do Reino das Águas Claras e do País das Maravilhas. Quem é que nunca organizou um espetáculo em casa quando era criança? Eu me lembro de organizar shows com minha prima, de Sandy & Júnior. Ah, nós fazíamos os ingressos e tudo! Não tínhamos a cara de pau de cobrar, como eles tiveram, mas ainda assim… se preparando para o espetáculo, eles pensam em todos os detalhes: organização do lugar, as roupas de quem vai se apresentar, e o programa!
Claro, mandar os convites…
Os convites são mandados da maneira mais imaginativa e simples possível, mas é toda uma inocência e uma leveza bem bacana, bem fofa. Visconde é transformado no Palhaço do Circo de Escavalinho, depois de uma cirurgia guiada pelo Doutor Caramujo: eles abrem o boneco e encontram uma infinidade de letras e números e sinais algébricos, que são tirados de lá com urgência! Não que ele não vá ter uma séria recaída no final da história e fugir antes de sua apresentação com uma nova álgebra que encontra como apoio do circo… os convidados começam a chegar, e junto deles a terrível notícia: desde a visita ao Sítio de Dona Benta, o Príncipe Escamado nunca retornou ao Reino das Águas Claras, provavelmente morto pelo falso Gato Félix.
Crueldade, Lobato!
Quer dizer que Narizinho já é viúva?
Toda a brincadeira acaba sendo um desastre e acaba bem depressa, como todas as coisas nesse livro. As coisas são rápidas, e meras sugestões… são brincadeiras, reinações, que começam e terminam depressa, apenas nos mostrando um pouco de como é a vida de Pedrinho e Narizinho no sítio da avó deles! Emília acaba tendo uma espécie de acidente, as pessoas ficam rindo do João Faz-de-Conta, seu nariz (feito de fósforo) pega fogo durante a sua apresentação, e o Visconde de Sabugosa foge, afinal. E tudo é terminado dessa maneira… adoro a simplicidade com que as crianças conseguem convidar esses personagens tão célebres, e eles simplesmente aparecem pelo Sítio. PORQUE TUDO NÃO PASSA DE IMAGINAÇÃO!
Se você é criança, e quer que a Branca de Neve esteja ali, ela está.
E essa insistência com o Peter Pan que não aparece?

Para mais postagens de Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários