Clara Who [?]


A história de Clara Oswald realmente chegou ao fim?
Eu fico pensando no quanto Clara significou dentro de Doctor Who. Eu sou um eterno apaixonado por ela, como minha companion favorita ao lado de Donna Noble desde o retorno da série em 2005. Estava recentemente assistindo a Asylum of the Daleks novamente, quando Clara aparece pela primeira vez, surpreendendo a todos. Quer dizer, sabíamos que os Pond estavam terminando sua jornada na TARDIS, e que Jenna Coleman estaria na série para interpretar a nova companion de Matt Smith, mas ninguém esperava que ela já aparecesse na estreia da sétima temporada. Nem que ela fosse um Dalek. Nem que ela morresse. A segunda aparição dela, mais para frente na temporada, no Especial de Natal de 2012, Clara Oswald morre uma segunda vez, antes de embarcar definitivamente na TARDIS ao lado do Eleventh Doctor. Ali surgiu todo o mistério de Clara, a Garota Impossível, algo que fazia parte da trama maior de Matt Smith na série, que começou em The Eleventh Hour com “Silence will fall” e foi lentamente se desdobrando ao longo de suas três temporadas. O silêncio que cairia quando a pergunta fosse feita:
Doctor who?
Clara Oswald o salvou quando foi necessário. Várias vezes.
Não sabemos ainda se voltaremos a ver Clara algum dia, mas as esperanças sempre existem. Algumas pessoas (e eu juro que eu não as entendo) não gostam da Clara, mas eu a AMO. Muito, muito, muito. Ao lado do Twelfth, ela teve excelentes histórias e a nona temporada foi realmente sensacional. Nos acostumamos a, talvez, não esperar retornos e então sermos surpreendidos em Doctor Who. Quando Rose Tyler fica presa em um Universo Paralelo, por exemplo, achamos que aquele é o fim dela. Mas a vemos novamente na quarta temporada. E depois um pouco no The Day of the Doctor. Então pode levar alguns poucos anos, mas Clara Oswald pode estar de volta. Eu acho, particularmente, que Steven Moffat a trará de volta, mesmo que rapidamente, em algum momento do próximo ano… afinal de contas, é seu último ano como roteirista-chefe da série, e Clara Oswald é uma de suas excelentes criações! Talvez o Especial de Natal de 2017? Talvez alguma trama desconhecida da décima temporada? Não sei, mas estou curioso e, acima de tudo, profundamente esperançoso que vá dar certo. Clara Oswald pode voltar.
Algumas coisas me fazem pensar isso…
Temos aquela entrevista de Peter Capaldi e Jenna Coleman na Comic-Con que levantou muitas expectativas e especulações – não sei. Acho que ela pode ter um cameo em Class, ou então, talvez, sejam coisas suas, memórias, espalhadas pela TARDIS. De todo modo, acho no mínimo justo que o Doctor lembre-se definitivamente dela, porque o que eles passaram foi intenso demais para ser “apagado”. Mas isso é o de menos. Penso em coisas como Orson Pink, em Listen. Quer dizer, só eu fico intrigado com toda aquela história [ainda] não resolvida? Porque a implicação é clara: que Clara e Danny tiveram um filho em algum momento. Não sabemos quando. E eu não acho que Moffat simplesmente cometeria uma gafe dessas ou não teria tudo muito bem planejado. O retorno de Clara, também, em Hell Bent foi estrategicamente pensado e escondido. O nome de Jenna Coleman não aparece na abertura do décimo primeiro episódio da nona temporada, e é de cortar o coração. Mas, meio como uma surpresa, Clara Oswald aparece novamente em Hell Bent para uma finalização DIGNA e cheia de possibilidades. Além de estar linda como garçonete daquele restaurante, Clara Oswald agora tem sua própria TARDIS…
E está pegando o caminho mais longo de volta a Gallifrey.
Acredito piamente na possibilidade do retorno de Clara. Quando o Doctor ouve o nome Clara e pergunta “Clara Who?”, eu não posso deixar de pensar que esse já é o título perfeito para um spin-off GENIAL. Clara no comando da TARDIS e Ashildr/Me como sua companion. Já ficou devidamente explícito que ela está viajando pelo espaço (sua TARDIS até cruza a do Doctor no céu), mas está indo para Gallifrey encontrar a morte pelo caminho mais longo. Ela tem muitas aventuras a viver, praticamente imortal, junto a sua companion também imortal. Ela vai morrer quando decidir morrer, ou passar a vida fugindo como o Doctor. Acho que, talvez, não precisávamos nem de uma série longa nem nada assim. Eu mesmo ficaria particularmente FELIZ com um especial de 10 ou 13 episódios, e só… não que Clara precise morrer no fim, mas ficaria perfeitamente aberto para qualquer retorno. Embora eu ainda aprove mais um retorno, mesmo que rápido, por um episódio apenas, na própria série. Porque seria INCRÍVEL. E, ainda por cima, seria o teste definitivo em relação a uma regeneração mulher do Doctor, com uma mulher no controle da TARDIS.
Você sabe que isso vai acontecer. O Doctor vai ser mulher mais cedo ou mais tarde.
E eu já estou com saudades da Clara Oswald.
CADÊ A CLARA?!
A personagem incrível de Jenna Coleman, a um momento desses, está por aí, andando pelo Universo com uma TARDIS só dela… é claro que ela tem todo o tempo e espaço à sua disposição, e seus caminhos não precisam cruzar o do Doctor nessa infinidade de mundo. Mas você não acha que, protetora como ela sempre foi, Clara estará mantendo um olho no Twelfth Doctor, de um jeito ou de outro, pronta para ajudar caso seja necessário? Eu acho que só o fato de ela ter pulado na linha temporal do Doctor em The Name of the Doctor já era justificativa o suficiente para trazê-la de volta, em um ou outro episódio, a QUALQUER momento. Com uma TARDIS, nós sabemos que Clara está por aí. Seria maldade deixá-la espiando o Doctor sem que ele tome conhecimento disso, mas também pode ser algo que está para acontecer. Não sei, mas as possibilidades são infinitas e eu confio em Steven Moffat para estar pensando em algo bem legal em relação à nossa Clara. Além do mais, a cabeça do Doctor não vai explodir nem nada assim por se lembrar da Clara, como aconteceria com a Donna se ela se lembrasse do Doctor… então!
Clara Who?

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários