Chiquititas Brasil


Onde tudo isso começou? Jovens e adultos hoje apaixonados por Chiquititas por terem assistido à novela na infância provavelmente responderão: “naquela primeira versão do SBT com a Fernandinha Souza como Mili”. Quase. Não foi realmente ali que tudo começou, uma vez que Chiquititas estreou pela primeira vez em 1995 em sua versão argentina – mas com seu sucesso estrondoso, a novela ganhou uma versão nacional (filmada na Argentina também) que foi o primeiro contato que quase todos nós tivemos com esse universo do Orfanato Raio de Luz, e nos encantamos com o lugar, os personagens, as histórias…
Sonhamos.
Foram 5 temporadas que acompanhamos fielmente, e que foram ao ar entre 1997 e 2001. Quando paro para pensar, eu era realmente muito pequeno quando a novela começou, com meus 5 anos de idade, mas ainda assim eu me recordo tão vividamente de ter assistido e ter me apaixonado por tudo isso. Mas mesmo que a imagem de Mili de Fernanda Souza em minha cabeça seja muito forte, e eu ainda tenha os álbuns todos guardados, minhas memórias mais marcantes de Chiquititas ficam com o romance de Samuca e Fran, ou com aquela última temporada em que todos se mudaram para o celeiro, mesmo que, pensando agora, tenha sido triste dizer adeus ao Raio de Luz…
O SBT comprou os direitos da novela mas a adaptou. Os novos autores brasileiros apresentaram alguma liberdade, mas ainda foram bem fiéis à original – as cinco temporadas costumavam ser intercaladas por novelas infantis mexicanas como Luz Clarita e O Diário de Daniela, e depois disso o SBT realmente se empenhou a uma série de novelas como essas que ficaram na nossa memória para sempre… como Carinha de Anjo e, uma de minhas favoritas de todos os tempos, Cúmplices de um Resgate! Eu escuto os CDs até hoje! Em 2004 e 2005 a primeira temporada da novela foi reprisada pelo canal, às seis da tarde, e eu corria da escola para chegar em casa e assistir…
E parecia ser uma criança de novo.
Eu ainda era uma criança.
Provavelmente é dali que vêm várias das minhas memórias de Chiquititas, porque é bem mais recente, embora ainda assim sejam praticamente 10 anos! Na minha época, toda criança queria ser uma chiquitita ou um chiquitito, minhas primas chegaram a fazer teste na minha cidade para isso (e não passaram), e conheço gente que tinha os vestidos verdes exatamente como as meninas usavam no primeiro ano da novela. Embora aquele não seja meu uniforme favorito de verdade. É certamente o mais nostálgico, e ver as meninas dançando com aquele vestido verde, ou com o avental realmente me leva de volta no tempo, mas eu adorava o uniforme seguinte, de quando os meninos também foram aceitos no Orfanato, e todos passaram a usar xadrez… e as meninas um vestido bege trançado por cima!
Os uniformes de Chiquititas são uma atração à parte. Uma coisa que me parece faltar nessa nova versão de 2013 é isso: o uniforme não é tão bonito quanto alguns que eu me lembro, mas eles não mudam, e eu me lembro de como isso era bom! Esperávamos ansiosamente as propagandas da nova temporada apenas pela curiosidade de saber como os chiquititos estariam vestidos nesse ano. De verde? De xadrez e bege? Ou de xadrez e azul marinho? Ou ainda a mais diferente de todas: de branco e cinza? As histórias, as músicas e os personagens parecem eternizados em nossa memória de acordo com períodos diferentes, graças às roupas que eles usavam!
Por fim, outra coisa memorável em Chiquititas, possivelmente a mais memorável de todas: AS MÚSICAS! Ouvíamos as fitas/CDs de Chiquititas, e ao escutá-las hoje em dia ainda conhecemos todas as letras, e elas vêm com uma carga emocional gigante. Eu estou muito acostumado a ouvir Chiquititas novamente, pois tenho os CDs no computador, mas a primeira vez que voltei a escutá-las depois de muitos anos, eu senti uma emoção indescritível que fez lágrimas se juntarem em meus olhos. E dependendo de como eu estiver, músicas como Mentirinhas ainda me comovem, ou então O que você fez? Por quê, se nem é uma música triste? Porque quando eu era criança era de longe a minha favorita!
Tá vendo o que é o Cantinho de Luz? É apenas uma viagem emocionante de volta à nossa infância com as coisas que adorávamos assistir naquela época e que, atualmente, são absurdamente nostálgicas, e adoramos por todas as memórias que elas carregam. Chiquititas não é simplesmente Chiquititas, e não vai significar nada para quem não assistiu quando criança, mas para nós, que curtimos isso em nossa época, é uma sensação e tanto! Aproveite para rever algumas cenas na internet, ou para ouvir algumas músicas, e bem-vindo a esse universo… vamos fazer, ao longo dos meses, uma viagem através de cada uma das temporadas que assistimos, revendo o elenco, as histórias, os uniformes e as músicas… e vamos matar um pouquinho das saudades!

Para mais postagens sobre Chiquititasclique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz



Comentários