Chiquititas Brasil – 1ª Temporada (1997)


Tudo se transforma com magia! E vem a vontade de dançar…
Na verdade, há muita confusão em se tratando em dividir Chiquititas em temporadas, e o mais claro fica quando outras novelas (mexicanas) foram exibidas intercalando, como foi o caso de Luz Clarita e O Diário de Daniela. Nos outros casos, as vagas divisões de temporada acontecem de uma semana para outra, e são notáveis apenas pelas histórias e, muitas vezes, pela troca de uniformes. Os uniformes, sempre muito marcantes, são sempre associados a uma determinada temporada, sendo que a primeira contou com dois bem memoráveis: o verde e o xadrez.
A segunda retornaria com o colete vermelho…
Por muito tempo Mili foi a grande protagonista de Chiquititas, e pareceu mesmo uma grande perda quando ela deixou o Orfanato na terceira temporada. Mas a primeira temporada conta a história dessas meninas que nos são apresentadas, bem como de Júnior, que chega do exterior após anos, e descobre que sua irmã, Gabriela, está traumatizada, sem falar ou reconhecer ninguém por 12 anos. Tudo porque sua filha foi tirada de perto dela: sua filha, Mili, é o único motivo pelo qual José Ricardo criou o Orfanato Raio de Luz. Ele tirou Milena de sua mãe para que a filha não precisasse ser mãe solteira, e abriu um Orfanato no qual a menina cresceu como órfã.
Muitas outras meninas foram sendo abrigadas ao longo dos anos, e agora são um pequeno grupo muito próximo. São lindas mensagens de amizade, ótimos momentos de diversão entre elas, além do sofrimento indiscutível do abandono. Temos histórias muito bonitas entre elas – e crianças que chegam mais tarde. Como Pata que morava na rua, Dani que tem a mãe morta durante essa temporada, e Maria que é encontrada no lixo por Carolina. A população do Orfanato Raio de Luz vai crescendo consideravelmente, obrigando todos a mudarem de casa, para uma maior, e os meninos também passam a fazer parte dessas histórias, começando por Mosca, irmão de Pata.
Entre os adultos, os personagens marcantes dessa temporada são, claro, a doce Ernestina que adorávamos, além da Carmen, que cresceu como vilã em nossas mentes, e até hoje vemos a atriz e nos lembramos desse papel! O Chico, e a Carolina, que vai trabalhar no Orfanato e se torna uma grande mãe para todas essas garotas – o amor que ela sente por elas é muito bonito de se assistir, muito verdadeiro, e nos emociona. Todos adorávamos Carolina por tudo o que ela representava: muito correta, ela dava todas as broncas que precisava e ensinava como deveria ensinar, mas também era carinhosa e amorosa. E as crianças, muita gente fofa liderada por Mili, a mais velha de todas, com a idade do orfanato que foi criado especialmente para ela.
A primeira temporada é encarada como duas fases, tendo a segunda se iniciado quando Maria, Binho, Julio, Samuca, Poliana e Marian entraram na novela – não sei exatamente a que passo estamos nessa versão atual de Chiquititas, mas me parece que algo assim aconteceu uns meses atrás… eu até comentei no blog, e comentarei futuramente mais detalhadamente sobre essa temporada de 2013 quando eu estiver mais informado, então não vou me prolongar.
Uma das melhores coisas de Chiquititas, quando assistíamos, eram os clipes! Grande parte dos clipes dessa temporada (que eram exibidos no meio e no fim do capítulo) contava com as meninas em seus vestidos verdes, com ou sem avental. E é justamente essa imagem que temos de nossa abertura: REMEXE. A primeira música que aprendemos a esperar para o início da novela, tínhamos todo um cenário no meio da cidade ou em meio às árvores, com poucas cores, apenas algumas artificiais que não eram realmente tão “vivas”. O que valia era como era gostoso ver as meninas correndo pela cidade, cantando e dançando, fazendo coreografias enquanto carros passavam embaixo do viaduto…
E era uma ótima abertura!
Oh, e os uniformes… como eu disse, foram dois nesse ano. Como no começo da novela tínhamos apenas meninas, elas usavam um vestido verde escuro sobre uma blusa branca, assim como as meias e os tênis. Um avental era constantemente colocado sobre o vestido verde também, listrado de verde e branco, e é a imagem mais clássica que eu tenho do uniforme. Mais tarde, com a entrada dos meninos, e como mudar o uniforme era sempre um evento aguardado em Chiquititas, entramos com o meu uniforme favorito até hoje: O XADREZ! Para as meninas era uma blusa xadrez roxa por baixo de um vestido trançado cinza, que ERA LINDO DEMAIS! para os meninos, a mesma camisa roxa abotoada, com calça na cor do vestido das meninas…
Ah, como essa roupa era linda!
Enfim… fala sério se não bate uma saudade imensa dessa novela quando começamos a falar sobre ela, ou quando vemos fotos? Quer ver escutar as músicas então! Nostalgia pura, e dependendo do seu estado de espírito você pode até ter que controlar uma ardência nos olhos. É sério, porque Chiquititas remonta a toda uma outra época de nossas vidas, e parecemos estar de volta àqueles maravilhosos anos. Infelizmente, acabou, mas a memória fica… mate a saudade com alguns vídeos! Vale muito a pena…

Para mais postagens sobre Chiquititasclique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz



Comentários

Postar um comentário