Percy Jackson – O Mar de Monstros


Apesar de qualquer revolta, eu AMEI O FILME.
E esse texto será complexo e confuso do jeito que eu estou ficando especialista em ser. Acontece que o filme trás erros grotescos em relação ao enredo e ao que lemos no livro, mas ainda assim tem uma produção e um elenco tão bom que é impossível não amá-lo. E digo muito mais do que isso: embora não tenha sido uma adaptação fiel, eu achei que pude sentir Rick Riordan através das cenas muito mais do que pudemos senti-lo em O Ladrão de Raios. E isso é significativo em uma adaptação de livro.
Levantando polêmica, eu explicarei os motivos pelos quais defenderei o filme; e de certa maneira o chamarei de “fiel” em relação ao livro, e vocês hão de me entender até o fim da postagem. Concordar ou não é uma escolha própria, mas vocês me entenderão ao menos. Meu saldo final é positivo. Eu cheguei de volta ao hotel encantado com a produção e desejando ardentemente que eu pudesse voltar e assistir mais uma vez. Como eu me conheço, eu sei que eu farei isso mais cedo ou mais tarde. Mas dica número um: não espere uma transcrição do livro.
Porque, hei, ninguém esperava por isso, esperava? Acho que uma adaptação tão distinta do original como vimos em O Ladrão de Raios nos preparou para esse segundo filme – e mais do que isso, o trailer que mostrava de forma tão explícita cenas absurdas como o Velocino de Ouro no trono de Cronos também nos deu esse tempo para digerir tais informações. Portanto ver isso no cinema já não foi um choque. É terrível, infelizmente, mas não é mais um choque. Não pensem que eu não levei essas coisas em consideração, porque sim, eu levei.
A história está assustadoramente alterada. Pelo menos foi Clarisse quem ganhou a missão, mas por algum motivo foi o Percy quem foi até o Oráculo para ouvir a Profecia (e a cena não foi verde!) – ah, profecia que, por sinal, fala sobre seu aniversário de 20 anos. Ok. Mas a fuga do Acampamento Meio-Sangue está diferente, e a maneira como a história se desenrola também… o Mar de Monstros que dá título ao filme mal é explorado e aparece em poucas cenas. E não é nele que o clímax acontece, mas sim em um abandonado parque de diversões na Ilha de Circe (sim, a Ilha de Circe já está aqui, SURPRESA!) onde Luke consegue trazer Cronos de volta à vida…
Hã?
Sim, a história sofreu alterações gritantes. E embora eu acredite que os produtores tenham a esperança de fazer mais um filme (e acredite em mim, eu queria vê-lo), não acho que eles conseguirão. Do que tratarão em A Maldição do Titã? De como o Acampamento Júpiter foi atacado por gregos? Mas alguns erros não estavam propriamente nesse filme – coisas aconteceram aqui, mas puramente por reflexo da má adaptação de Ladrão de Raios, e então o roteiro tentou não apresentar nenhum erro de continuidade… dessa maneira que a Névoa é citada de maneira bem fajuta e não tem muito a ver com a simplicidade que é no livro. Infelizmente.
Mas o filme termina basicamente como o livro terminou – “Eu sou Thalia, filha de Zeus”. Embora no filme tenha ficado estranho que ela tenha envelhecido no pé da árvore, e também ganhamos uma nova visão do trono de Cronos e uma narração de Percy, justamente o que me levou a crer na esperança de um novo filme para a franquia. Mas por falar na narração de Percy, como o Logan Lerman envelheceu! Demorei no começo do filme para me dar conta que a voz que ouvíamos era a dele! Bem mais grossa do que estávamos acostumados, gostei de vê-lo mais maduro e ao mesmo tempo mais vulnerável, com a presença constante de Clarisse… embora eu acredite que Clarisse tenha sido um tanto descaracterizada.
Mas já que eu comecei a falar nesse assunto… os atores são parte importantíssima para o sucesso do filme. Eles são ótimos. Grover estava tão apagado que eu nem reclamei por ele não estar ausente como no livro – não me irritei mais com ele tentando ser engraçado como no outro filme. Annabeth estava mais convincente (não era o cabelo loiro!), Percy estava ótimo novamente. E novos no elenco, Leven Rambin foi uma ótima Clarisse na perspectiva do filme, eu amei suas cenas. Assim como Stanley Tucci como o Sr. D, fazia tempo que eu queria vê-lo.
MAS CADÊ A COCA?
Por algum motivo, Pierce Brosnan deixou a franquia, e foi estranho ver Quíron interpretado por Anthony Head – um ótimo ator, só achei estranha a mudança mesmo. Mas o que foi Douglas Smith como Tyson? GENIAL! Acho que foi a melhor escolha para o filme, sério. Ele conseguiu nos conquistar muito depressa, e com uma cara e um jeito de agir tão doces e inocentes, exatamente como eu imaginava ao ler o livro. Ainda o imaginava mais bobão, mas ficou ótimo. Um trabalho perfeito e incrível, sua relação com Percy ainda é fofa, o único problema foi como foi sua chegada apressada no filme.
Visualmente… o filme é belíssimo! Eu infelizmente não pude ver em 3D, e nem sou lá tão fã da tecnologia, vocês já devem ter notado, mas O Mar de Monstros eu quero ver em 3D! Algumas cenas já me pareceram estar assim mesmo em uma projeção comum, imagina só como será lindo… mas os cenários são todos ótimos, os efeitos convincentes e bonitos (amei o Mar de Monstros e o interior do animal), e um dos maiores exemplos disso foi o hipocampo. Que animal mais lindo! Eu nem sei como eu o imaginei no livro, mas ele certamente foi muito mais bonito de se ver no filme. Perfeito.
Mas enfim, eu achei um filme fiel.
Por mais paradoxal que isso soe, eu consegui sentir a narrativa de Rick Riordan nas cenas do filme, eu conseguia ver seu estilo ali, de maneira que Ladrão de Raios não teve. Também senti o esforço da equipe de produção em trazer o livro mais para perto do filme, talvez não totalmente possível em história, mas pelo menos na atmosfera, no ritmo e na maneira como a história é contada. E eles foram absurdamente bem sucedidos nisso! Um primeiro passo foi a trilha sonora, bastante condizente e que deu toques mais leves e aventurescos nos momentos mais essenciais.
Uma das maiores provas está no próprio Acampamento Meio-Sangue. Agora finalmente com uma Casa Grande e com o Sr. D por ali, ficou bem mais convincente. Coisas tão bem definidas no primeiro filme como a entrada não puderam ser alteradas, mas continuam ótimas. Outra coisa que me agradou foi mostrarem o lugar para as refeições (só faltaram as oferendas) e onde as missões são distribuídas… mesmo local, inclusive, em que tivemos um ótimo jogo entre os campistas que me pareceu tão natural, tão bonito, tão Percy Jackson! E me parece que eles tiveram uniforme finalmente, mas azul claro.
Vamos trabalhar nisso ainda.
E o Oráculo… eu esperava muito mais sombras e fumaça verde naquele momento, sem uma viagem ao passado, apenas aquele momento sombrio e tudo o mais. Não foi o que eu esperava, mas estava ali. O táxi com as três velhas de um olho só… como eu esperei para ver esse momento! Desde a primeira vez em que li o livro… e está perfeito, genial, exatamente como estava quando lemos o livro, muito bem transposto. Divertido, esquisito e muito maluco. Apaixonante.
Mas a maior prova está em Hermes. Vemos muito mais os deuses nos livros do que nos filmes, ainda não me conformei de não ter visto Ares no primeiro. Mas a visita a Hermes foi espetacular, foi quando pensei em escrever essa parte do texto. Ali, do começo ao fim, eu senti Rick Riordan, como se ele mesmo tivesse escrito o diálogo do filme. Hermes atual, trabalhando nas suas coisas de maneira atualizada, o seu jeito de falar, de agir, as piadas… tudo como lemos em todos os livros! Assim como também os seus presentes e a maneira como fala com Annabeth, e as cobras, que foram excepcionais! “Isso é um estereótipo ofensivo. Nós não falamos assim!”.
ÓTIMO!
Então acho que esses momentos foram o que mais fizeram o filme valer a pena. Não, não é fiel à história que lemos anos atrás em O Mar de Monstros, mas é uma produção caprichada com ótimos atores que consegue, ao menos, captar o estilo e a narrativa do livro e colocar isso em filme. Pela primeira vez conseguiram fazer isso com a franquia, O Ladrão de Raios não apresentou o mesmo tipo de clima. E posso dizer que isso me deixou muito contente, porque eu vi Rick Riordan no cinema (como a cena do ataque ao acampamento, o desfecho foi bem como coisas que lemos nos livros, não foi?). Pontos altos e pontos baixos, um saldo geral é positivo. Vou ver o filme novamente, essa postagem funcionará meio que como uma introdução… vocês me conhecem, O Mar de Monstros ainda verá muitas postagens aqui no Parada Temporal

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Ah como quero assistir!!!! :)
    Não lembro muito do livro, lendo aqui, relembrei, mas faz um tempo que li, e devorei os 4 muito rápido hahahahahahaha e Agora já estou em outra coleção, mas vou pegá-lo para relembrar!
    Ainda bem que está mais fiel, apesar de amar o filme Ladrão de Raios, não tem NADA do livro!!!!
    Quero muito ver o Sr. D, o Tyson...como eu amo esse grandão de um olho só hahahahaha
    Opa! Como assim os Deuses não aparecem muito?! No livro estão sempre presentes... =/ mas filmes são assim mesmo, eles cortam muitas coisas, infelizmente!

    Aguardo o restante do texto, e quando eu assistir te conto o que achei hehe

    beijãozão *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só espero não ter te deixado com altas esperanças e tudo o mais kk =x agora estou me sentindo culpado! O filme está beeem mudado em relação à história, não se confunda, é só o estilo mesmo que eu senti tanto a escrita de Rick Riordan que até fiquei surpreso! E contente... mas volte aqui assim que assistir hehe :P

      Excluir
    2. Não não...não estou esperançosa e nem se sinta culpado hahahaha vou assistir, te conto depois!
      É que não lembro mesmo do livro "tim tim por tim tim"...mas quem sabe vendo o filme vou relembrando?!

      Mas quero mesmo ver o Tyson hahahahahaha

      beijãozão*

      Excluir
    3. Acho que com o Tyson você não se decepcionará... acho que ele fez um trabalho tão incrível! Ficou ótimo, eu amei! kk

      Excluir
  2. Eu vi em 3D e cara, você precisa ver. A profundidade que chega dentro da do monstro... (e é claro, tudo o mais hahaha).
    Também senti como se o clima do livro tivesse sido levado ao filme. O acampamento mais aberto e mais iluminado ficou bem parecido com a forma que eu tinha imaginado quando li.
    E, pra mim, tudo que estava diferente do livro tinha um motivo decente para estar lá (ao invés da desculpa fajuta pra "caçar pérolas" do primeiro filme). Eu já sabia que não seria uma adaptação fiel devido ao primeiro filme, mas saí do cinema contente com o resultado e fui dormir com um sorriso bobo no rosto que confesso só acontecera antes quando eu vi Os Vingadores hahaha.
    Espero que eles façam o terceiro filme e que Thor continue dirigindo a franquia. Quem sabe assim no último filme ele tenha concertado tudo e ele seja 80% fiel ao livro?
    Quanto à batalha contra Cronos, ela teve o mesmo desfecho que eu esperava. Apesar de ser MUITO distante do livro, eu sabia que ele não ia voltar agora.
    Ih, é melhor eu parar agora. Me empolguei demais hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, imagina, eu amei o seu comentário! kk
      Sabe o que eu fiquei bem contente? Lendo você citar essas coisas eu senti que você sentiu a mesma coisa que eu no cinema heheh... e eu fico feliz, porque confesso que embora eu estivesse bem feliz e satisfeito quando vi o filme, achei que a postagem ia explodir de pessoas discordando embaixo, mas pelo visto... teve bem mais Rick Riordan não teve?
      Vou tentar ver em 3D siim :D estou curioso!
      Até mais... :P

      Excluir
    2. Parece que as opiniões estão divididas mesmo. Teve gente que gostou, teve gente que odiou. Teve até um carinha que ousou falar que ficou pior que LDR. Mas toda vez que eu vejo uma opinião ruim do filme, me lembro de como me senti quando vi e ignoro hahaha.
      Eu achei sim que teve mais Rick Riordan nesse filme, como você destacou na cena do Hermes. Me incomodou muito no primeiro filme os deuses estarem vestidos com roupas gregas ao invés das roupas modernas (e o comentário de Hermes "acho fofo vocês terminando a frase um do outro" foi algo com a cara do Riordan).
      Outra coisa que eu achei próximo do livro foram os outros campistas. No primeiro filme eles eram apenas figurantes andando no meio da cena. Nesse filme eles estavam mais ativos. Sei que será difícil, principalmente em 3D, mas na cena do Touro fique de olho no telhado do chalé mais próximo. Tem arqueiros lá (sério, eles colocaram atores lá, mesmo sabendo que quase ninguém os notariam hahaha).
      Se eu disser tudo que eu gostei que me lembra o livro vou escrever um comentário enorme, então fica registrado que o filme ficou com o clima do livro e podem vir mais adaptações que estamos prontos (só que eles podiam se apressar pq se for nesse ritmo o último filme vai sair quando a Alexandra fizer 40 anos).

      Excluir
    3. Vi o filme novamente depois de ler esse seu comentário, e eu ri demais com o comentário do Hermes: "Que bonitinho vocês terminando a frase um do outro" verdade mesmo (y) Também percebi os arqueiros, muito obrigado pela dica!
      Acho que se for mesmo ter outro filme (QUERO MUITO!), o anúncio dele não deve demorar muito mais, não é? Vamos esperar :D

      Excluir
    4. O filme foi confirmado para o segundo semestre de 2015 (o mês exato eu não lembro). Só que poderia sair mais cedo. Os atores não vão manter essas carinhas jovens por muito tempo (a Alexandra já tem 27). Se continuar assim o quinto filme pode sair quase dez anos depois do primeiro! (sem exagero). Sei que agora a franquia tá no caminho certo, mas o livros mereciam um reboot com atores de 12 anos.

      Excluir

Postar um comentário