On Broadway – Chicago


"On Broadway" é uma Seção Temporária do blog Parada Temporal, falando cada mês sobre um musical diferente, com três postagens para cada produção. Para quem não conhece como a seção funciona (temas, organização das postagens e conteúdo), recomendo a leitura dessa postagem: On Broadway. E bem-vindos ao Parada Temporal e ao On Broadway!

Chicago é um clássico musical da Broadway, lançado pela primeira vez em 1975, baseado em uma peça homônima de 1926, criada pela repórter Maurine Dallas Watkins sobre criminosos e crimes reais sobre os quais ela escreveu. Muito comentado, chegou a ser produzido no Brasil em 2004, com Danielle Winits interpretando Velma Kelly – a única cena que eu vi, Cell Block Tango, ficou bem traduzida e eu gostei da versão brasileira. Mas não posso dizer muita coisa baseado em 10 minutos de peça…
A música fica a cargo de John Kander, letras de Fred Ebb, e libretto por Fred Ebb e Bob Fosse; a peça não levou nenhum Tony Award na primeira vez que foi produzida, e nenhum outro prêmio muito importante. Porém, um revival foi lançado em 1996 e é o revival que ficou mais tempo em cartaz (teve sua última apresentação no início de 2010) – esse revival foi vencedor de 6 Tony Awards, incluindo o de Melhor Revival de um Musical.
A história se passa quase totalmente em um presídio feminino e conta a história da corrupção na justiça criminal, através de várias personagens. As protagonistas são Velma Kelly – que está presa aguardando julgamento pelo assassinato do marido e da irmã, após ambos a terem traído; e Roxie Hart – que assassinou o amante. A maior preocupação das duas nem é ser inocentada, mas sim tornar-se “celebridades criminais” com toda essa história. Então, o musical gira em torno das artimanhas das duas para conseguir fama, ao mesmo tempo em que convencem o júri de que são inocentes.
O espetáculo é uma história de crime, violência, mas principalmente sobre a corrupção (Mama Morton é um ótimo exemplo dessa conduta – “When you’re good to mama, mama is good to you”) e sobre a manipulação, a mentira, a falsidade (especialidade de Billy Flynn – um advogado que torna seus clientes celebridades para ganhar a simpatia do público). Nisso tudo, aproveitamos para discutir a impunidade, e a injustiça (vocês vão entender quando verem na peça a parte da mulher francesa).
É um musical com um estilo bastante simples – não temos nenhum cenário, e os figurinos são basicamente os mesmos em qualquer cena e para qualquer personagem (com poucas ressalvas). As músicas são fortes, a peça se baseia um pouco na comédia e no sarcasmo (ao criticar de maneira divertida), mas não é exatamente minha visão de musical maravilhoso – embora eu tenha amigos que discordem plenamente; acho que ele é genial em seu estilo, e também não acho que seja algo que você deva perder se você for fã de musicais da Broadway… e algumas cenas valem a pena e poderiam transformar o musical em algo épico, se todas fossem como elas…
Eu aconselho vocês a assistirem. Quem estiver com preguiça de procurar pelo musical da Broadway (ou não souber inglês – ainda não há legenda disponível), há também o filme lançado em 2002, com Catherine Zeta-Jones, Renée Zellweger e Richard Gere nos papéis de Velma, Roxie e Billy, respectivamente – o filme é uma adaptação, então nunca é a mesma coisa, mas vale a pena assistir. Quase me atrevo a dizer que, embora as diferenças, o filme pode quase ser mais interessante… vocês podem assistir e dar a opinião de vocês! Até mais!

Comentários