Person of Interest 5x12 – .exe

  
“I think Finch is gonna kill Greer. Or die trying”
Porque esse é o novo Finch, o Finch intenso que age friamente indo até onde ele puder ir para conseguir o que quer, independente de qualquer outra coisa. Esse Harold Finch assume o lugar do outro, mais passivo, E ELE É UM MÁXIMO! É uma pena que só tenhamos esse e mais um episódio de Person of Interest e então tenhamos que nos despedir de todo mundo e, especialmente, desse INCRÍVEL Harold Finch que acaba de nascer. Enquanto, em posse do vírus Ice9, que pode destruir a Samaritan de uma vez por todas, Finch tenta decidir se o melhor a fazer é derrubá-lo mesmo (o que levaria a sua própria criação junto, em um bonito e triste sacrifício), a Máquina lhe mostra, com 96,8& de precisão, como seria o mundo caso a Máquina nunca tivesse sido criada. Primeiro o Finch. Depois o Fusco. Depois a Shaw. O fim chocante do Reese. E quer saber? Aquilo tudo é muito real! O mundo não é reconhecidamente melhor ou pior do que o mundo com a Máquina, como Harold Finch assinala muito bem para sua criação…
…ele só é diferente.
Finch é atormentado por essa difícil decisão enquanto faz de tudo para invadir o sistema da NSA e colocar, lá, o Ice9, destruindo a Samaritan e a Máquina. “Ice9. You’re bringing down the internet”. Mais do que isso. Muito mais do que isso. Reescrever o mundo. O episódio é cheio de tanta tensão que é melhor do que muito filme pretenso a suspense que vemos por aí. Roí todas as unhas que me restavam, isso é fato. Enquanto Finch faz o que precisa ser feito, Shaw e Reese recebem um número da Máquina: Philip Rayes, um codinome de Greer. Por que ele vai matar o Finch? Não, mas exatamente o oposto: porque o Finch vai matar o Greer. Sinceramente, eu tive um pequeno ataque ao ver mais de Harold Finch agindo de forma quase brutal para atingir seus objetivos, atirando (mas não era uma arma de verdade, só um sedativo), por exemplo, em um cara dentro do carro para poder assumir a sua posição dentro da NSA, de onde poderia instalar o Ice9.
A entrada com a ajuda da Máquina foi sensacional.
A ausência dela nos momentos seguintes foi angustiante.
Da profunda apreensão passamos ao mais real DESESPERO quando Harold Finch está a um comando de voz de instalar o vírus, mas acaba sendo preso pelos Agentes da Samaritan. Me encolhi, confesso. Mas Harold jamais perdeu a determinação. “You think you won, but you haven’t”. E a conversa com Greer foi tão repleta de tensão e de ameaças veladas e perigosas que deixaram o clima terrível. Toda a manipulação, o terrível jogo de xadrez, o sacrifício da rainha… Greer e Finch quase morrendo asfixiados porque Greer confia tão cegamente na Samaritan que está disposto a morrer por ela foi perturbador. Mas graças a Shaw e Reese, a Máquina está de volta a tempo de salvar o Harold em uma bonita ligação. E ele fala naturalmente que Greer está morto, e também aparece digno de um filme de ação para ajudar Reese e Shaw. E, ainda determinado a instalar o vírus Ice9, vê a última das simulações com 96,8& de exatidão: Samaritan ainda existe, de qualquer modo, mas não há nada que pode detê-lo. O que foi convenientemente forte e tão perturbador quanto todo o restante do episódio.
Mas o vírus está instalado.
Venha Series Finale! \o/


Para mais postagens de Person of Interest, clique aqui.

Comentários