A playlist de Hayden (Michelle Falkoff)


PARA SAM. OUÇA. VOCÊ VAI ENTENDER.

Não exatamente, Sam. Você não vai entender, mas a playlist de Hayden é um presente que vai ficar para sempre, a presença de seu melhor amigo ainda o acompanhando, uma carta de despedida e uma última ajuda… uma última declaração.
“Isto é o que Sam sabe: Houve uma festa. Houve uma briga. Na manhã seguinte, o melhor amigo de Sam, Hayden, estava morto. Tudo o que ele deixou para Sam foi uma playlist – e um bilhete. O que Sam não sabe é: POR QUÊ? Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola – o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.”
Quando eu encontrei o livro, por acaso, enquanto passeava pela livraria, a capa me fez pensar em alguns livros calmos e tranquilos, divertidos como Nick & Norah, de David Levithan e Rachel Cohn. A sinopse, por outro lado, me trouxe depressa à mente a história de Jay Asher: Os 13 Porquês. Mas não. A história de Michelle Falkoff é uma história contada por ela, sobre “perda, raiva, superação e bullying”, e sobre “encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil”. A playlist de Hayden é uma bonita história de superação – a história de um garoto, o Sam, que precisava aprender a viver novamente quando um de seus bens mais preciosos foram arrancados de si: seu melhor amigo. E com um tom melancólico e bonito, o livro nos ensina a ter esperanças.
Eu me comovi bastante lendo o livro, e fiz um monte de suposições erradas que não me levaram a lugar nenhum… Sam e Hayden eram melhores amigos, isolados, e tinham uma história bem bonitas juntos: amigos desde sempre, e únicos amigos, à princípio, eles não podiam ser mais diferentes e mais iguais. Ao mesmo tempo em que Hayden tinha dinheiro mas vivia um inferno de vida e era atormentada pela Trifeta do Bullying (comandada por seu irmão mais velho), ele sentia uma certa segurança na vida simples e pacata de Sam, e estar ali, com a família do amigo, lhe fazia muito bem. E eles eram próximos desde sempre, também conectados por gostos musicais, pela personalidade geek que os colocava em discussões sobre graphic novels, filmes e seriados de televisão, por exemplo…
O que chega até a Donnie Darko <3
A narrativa super envolvente de Michelle Falkoff nos leva a sentir a dor de Sam… no começo do livro, eu estava tão obcecado quanto ele por entender alguma coisa a partir da playlist deixada por Hayden, e também estava com um sentimento terrível de pura dor. Que foi se suavizando conforme o tempo se passou, e eu acho que essa era a idéia da autora… com um personagem que me lembrou o Coelho de Donnie Darko – o Arquimago_Ged –, Sam aprendeu a se soltar, a falar. A ir em busca de informações, porque ele queria entender por que o amigo se matou naquela noite. E ele precisava que alguém lhe mostrasse que ele não era o culpado. Ou que não era o único culpado, pelo menos. É assim que ele chega a Astrid, que ele chega a Eric, que ele chega a Jess…
E as peças vão se encaixando lentamente.
Confesso que eu fiz, mesmo, suposições muito equivocadas. Adivinhei coisas aqui e coisas ali, imaginei coisas que nunca se materializaram… mas a narrativa está bem amarrada e faz todo o sentido. Os membros da Trifeta do Bullying – Jason, Trevor e Ryan – vão pagando por tudo o que fizeram Hayden sofrer. A homossexualidade de Jason é exposta, Trevor é espancado depois de uma festa… e Sam descobre que mesmo que ele possa ser o responsável por esses ataques, ele não quer ser, e no fundo não quer que nada de ruim aconteça com Ryan. Porque essa não é a resposta, não é o que vai trazer Hayden de volta ou fazê-lo viver mais tranquilamente dali em diante… e o livro termina de maneira surpreendente e, para mim, completamente satisfatória: porque ele foge dos maiores clichês, e não aposta num final “feliz” para Sam, por exemplo…
…apenas esperançoso.

“Eu jamais vou superar tudo isso.
Sei que essa frase pode ser verdadeira agora, mas também sei que não superar não significa que algum dia eu não serei capaz de seguir em frente e viver a minha vida”.

Porque Sam não precisa estar FELIZ, mas ele precisa ter se dado conta de que a vida pode seguir, e isso ele teve. Ele também não vai ter um final de contos de fadas, felicíssimo com Astrid e pronto, mas ele aprendeu algumas coisas naquela história toda. Uma narrativa muito intensa, repleta de mensagens, e com uma linguagem bem atual e bem jovem – o livro conversa conosco. E nos toca. Não era exatamente o que eu esperava quando eu peguei o livro para ler, algum tempo atrás, e também não acaba da maneira como eu imaginei enquanto eu lia o livro, mas eu admiro imensamente a sutileza da esperança na vida colocada em finais abertos, bonitos e rumando para a felicidade futura… a conversa com Ryan, a possibilidade de um último presente a Astrid… eu gosto do fato de Michelle Falkoff ter sugerido mais do que exposto, pelo menos no fim do livro.
E ela me convenceu de que as coisas vão, sim, ficar bem.


Para mais reviews de livros, clique aqui.


Comentários