Doctor Who 9x01 – The Magician’s Apprentice


“The beginning. Where it all started. This is the Planet of the Daleks”
Acho que essa é possivelmente uma das melhores estréias de Doctor Who. Foi tanta coisa que eu fiz uma pausa após o episódio para tentar me organizar para escrever o texto – mas estava simplesmente incrível! Bem, é muito bom estar de volta ao universo de Doctor Who, poder acompanhar novamente as aventuras do Doctor ao lado de Clara Oswald, e eu gostei muito de a temporada já ter começado com um episódio dividido em duas partes, porque as histórias longas e complexas normalmente são muito interessantes. São arcos bacanas. E essa temporada estará REPLETA deles! Mas, ainda mais do que isso, esse episódio foi um prato cheio aos fãs de Doctor Who, já começando de maneira misteriosa, com um quê de O Labirinto do Fauno e nos apresentando uma versão ainda criança de Davros. Portanto, o episódio mistura monstros novos aos clássicos Daleks e à Missy, que já está de volta tão cedo \o/
Bem, tudo caminhou fantasticamente bem. O início do episódio foi muito “O Labirinto do Fauno”, sério, e eu acho que nós podemos a vir ter uma nova visão desses monstros no próximo episódio… por enquanto, chamados de “minas de mão”, eles interagem com um soldado que é engolido, e com um menininho silencioso e apavorado, que recebe a chave de fenda sônica do Doctor, e uma promessa de ajuda por parte dele até que ele desapareça. Afinal, aquele momento foi impactante! “Davros. My name is Davros”. A reação do Doctor, a música de suspense, a abertura… a “guerra” no meio da qual o Doctor se meteu para salvar aquele garoto não era uma guerra qualquer: tratava-se justamente da guerra dos Mil Anos, entre os Daleks e os Thals, em Skaro, e Davros é aquele que deu origem aos Daleks. “Davros, the creator of the Daleks, Dark Lord of Skaro”.
Isso tudo vem antes, portanto, de Genesis of the Daleks, de 1975.
Eu gosto muito de como os episódios de Doctor Who são organizados, sempre gostei. Então, depois dessa introdução, vemos Davros (em sua versão de quase-morte) mandando Colony Sarff buscar o Doctor a qualquer custo. “Tell the Doctor: Davros knows. Davros remembers. Tell him he must face Davros one last time”. E como conseguir chegar ao Doctor? ATRAVÉS DE SEUS AMIGOS. Clara é fantástica sendo professora, especialmente naquele momento em que ela manda que todos seus alunos liguem os celulares, entrem nos noticiários e no Twitter, para procurar: #planeshavestopped. Adorei essa coisa dos aviões pararem, também adorei a participação da UNIT nesse início de episódio, que foi uma introdução à reaparição de Missy, marcando um encontro com Clara e trazendo consigo o testamento do Doctor – “O último desejo do Senhor do Tempo conhecido como o Doctor”.
Só eu ADOREI Missy e Clara trabalhando juntas?
A festinha de despedida do Doctor durou aproximadamente umas três semanas, e repleta de anacronismos – quando Clara e Missy chegam a um ponto distante no passado, o Doctor de Peter Capaldi está tocando “Pretty Woman” em uma guitarra! Então… as referências, as referências <3 O Doctor abraça Clara, diz que ouviu dizer que essa é uma boa maneira de esconder o rosto, e então ele completa: “I spent all day yesterday in a bow tie, and the day before in a long scarf”, e então o Doctor é levado, claro que junto com as meninas. Colony Sarff reaparece, dizendo que ele vai ter que ele terá que encontrar Davros uma última vez antes de sua morte, e isso tudo até rendeu um divertido momento de ciúmes do Mestre/Missy: “No, wait a minut, Davros is your arch-enemy now? I’m stratch his eyes out”. Enquanto isso, a TARDIS é localizada e levada pelos Daleks para um lugar que não é nada mais nada menos que o próprio SKARO.
“Davros made the Daleks, but who made Davros?”
Foram cenas fantásticas e eletrizantes naquele espetacular final de episódio! A gravação do Fourth Doctor se perguntando sobre matar ou não uma criança caso soubéssemos o que ela viria a um dia se tornar, o que foi uma grande motivação a esse episódio, inteligente e bem amarrado. Do lado de fora, Missy se dá conta que, devido à gravidade, elas NÃO estão no espaço, mas sim em um planeta invisível. “Por que alguém esconderia um planeta?” E então, tcharam: ELES RECONSTRUÍRAM SKARO! A reação da Missy, o susto do Doctor lá na sala com Davros, é tudo muito impactante e muito bem feito. Por isso os vários tipos diferentes de Daleks do trailer! E então Missy morre. E então Clara morre. E então o Doctor se dá conta que só há uma coisa que ele poderá fazer: “I’m gonna save my friend the only way I can. EXTERMINATE!”
Bem, FANTÁSTICO! Tão bom ver o Doctor armado como Dalek, usando a fala deles!
Mesmo que seja contra uma “criança”. QUERO O PRÓXIMO EPISÓDIO PRA JÁ!

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários