Smash 2x06 – The Fringe


Eu diria que foi um episódio surpreendente, infelizmente com decisões que não vão durar muito tempo. Mas foi realmente o downhill de Bombshell, e já estava até angustiante assistir a qualquer coisa que tinha a ver com isso. Surpreendentemente eu odiei o Tom de verdade (não digo que foi a primeira vez, mas é raro acontecer) e também fiquei muito bravo com Jimmy (não tinha acontecido até agora), ao passo que admirava mais e mais Derek e suas ações, vibrando com cada uma de suas cenas…
Vai entender?
Minha maior motivação no momento para ver Smash é Hit List. Então, como eu já comentei várias vezes, eu adoraria que esse musical ganhasse mais destaque na trama, mas acho que o enredo caminha para isso sem apressar nada para tornar tudo real. Não é de uma hora pra outra que o Derek vai dirigir e vai se tornar uma grande promessa para a Broadway. Mas Hit List começa a dar seus primeiros passos por si só, vemos já uma cena pronta de como seria a peça final, e podemos ver que tudo isso tem futuro, e que a série pode trabalhar com isso muito bem.
Começando pelo Liaisons, Ivy continua enfrentando basicamente os mesmos problemas da semana passada com Terry, com uma belíssima conversa com Derek (ambos falando sobre suas frustrações, foi uma cena e tanto). Ela mostra além de muito talento no drama e na voz, que é uma belíssima atriz para comédia, com um humor sutil e notável. Irônico e delicioso. Mas sua interpretação de A Letter From Cecile foi sua melhor coisa, que performance fascinante! Amei todo o conjunto, e estou contente por ver que o Liaisons ainda pode ter futuro. Ou não. Vamos aguardar.
O Bombshell caminha cada vez mais para o fundo do poço, e acaba sendo vergonhoso ver suas cenas. Entendo toda a jogada do roteiro, que precisa evidenciar os problemas de Julia e Tom, precisa mostrar quão ruim é o musical sobre a produção de Jerry, e também precisa dar motivos suficientes para que tanto Derek quanto Karen se interessem mais por Hit List do que por Bombshell. Mas foi terrível. Foram tantas mudanças, foram tantas coisas que me deixaram com raiva, que mais uma vez eu aplaudo o roteiro por conseguir transmitir tão bem esse sentimento que era justamente o que queriam que tivéssemos.
Never Give All the Heart, uma das músicas mais icônicas e emocionantes do musical, cantada já por Ivy e por Karen, em dois episódios da primeira temporada, acaba sofrendo alterações drásticas. Com um Jerry que me enche de raiva querendo mudar cada vez mais e mais esse musical todo, ele ameaça tirar a música, por ser “melancólica demais” ou “intelectual demais”. Então Tom totalmente a reformula, e ficou horrível. Tudo bem, “horrível” eu estou exagerando. Mas eu concordo plenamente com Derek quando ele defende que a música não deve ser daquele jeito, e que não foi para isso que ela foi criada. Eu gosto do lado melancólico do momento. É o que o torna impactante e forte.
De qualquer maneira, Bombshell parece estar aos pedaços e nem sei o que pensar. Estamos num momento em que é até impossível imaginar um musical completo em sua cabeça. E o melhor ensaio acontece nesse episódio, com a frustração de Derek, aquela equipe nada unida e com climas pesados, e o discurso inflamado que culmina com “It’s been a pleasure working with you. some more than others. I quit.” – era o que eu estava esperando durante o episódio todo. Melhor cena do episódio, não tinha como não amar Derek. Claro, sempre gostamos dele, aquele sotaque é jogo baixo, mas a cena foi fantástica! Eu aplaudi a sua saída.
E concordei plenamente. Uma peça degradada que é com o que nos deparamos no momento merece mesmo ser abandonada por todos. É nesse clima que Karen descobre sobre o envolvimento de Ellis no atual triunfo de Jerry, e passando essa informação a Eileen deixa que ela, Tom e Julia planejem um contra-ataque. Que poderia ser a salvação de Bombshell, mas a promo do próximo episódio só me faz pensar que a peça ainda tem um lugar pior para ir. Embora goste muito do personagem (e hoje tenha me enraivecido com ele), nunca vi Tom como um diretor. Isso não vai dar certo.
Gostaria que desse. Afinal, gostei de como o episódio terminou com essa divisão tão clara entre Bombshell e Hit List. A série praticamente se divide em dois grandes núcleos, cada um com uma boa história para continuar, e eu gostaria de ver mesmo Derek agora dando mais atenção ao musical de Jimmy e Kyle – vamos ver quanto tempo dura essa história de dirigi-lo, mas de qualquer maneira foi eletrizante escutar o “Who is the director?” “We don’t have one” “Ye, you do”. Eu quis vibrar, pular de emoção, aplaudir a história. Perfeito. Com tamanho sucesso, aplausos em pé, propostas e Derek sorrindo, claro que ele toparia dirigir… e eu espero que isso não seja deixado de lado.
Porque no momento, eu me encontro mais apaixonado por Hit List do que por Bombshell. Achei belíssimo ver Karen procurar o show como uma maneira de fuga de todos os seus problemas (o que Bombshell costumava ser), e ver que mesmo com um Jimmy mala o tempo todo (“He’s like the Incredible Hulk”), tudo está dando certo ali. Ver que mesmo com o asqueroso do Jerry e suas exigências absurdas (“If you wanna go, go. But don’t bother coming back here”), Karen pôde ter uma noite estrelando Hit List. Ver que ela e Jimmy arrasaram e surpreenderam em Heart Shaped Wreckage, que tirando o vestido Titanic foi ótima e já completa como musical da Broadway. Foi fascinante ver àquelas cenas, eu amei cada momento daqueles.
E devo dizer que as músicas de Hit List me fascinam mais do que as do musical da Marilyn. Amo as músicas de Bombshell, nunca poderei negar isso, mas também é inteligentíssimo como a série apresenta os dois musicais tão distintos entre si. Tanto em história, como em montagem, como nas próprias músicas. A pegada contemporânea e mais pop-rock de Hit List faz meus olhos brilharem! Uma pena que This Will Be Our Year tenha sido cortada tão previamente. Só porque não era original. Pelo menos as promessas para Hit List, depois desse desfecho admirável, são grandiosas. Espero muito ver a série ainda mais focada aqui.
Eu amei o episódio, e mais uma vez elogio os rumos que a série vem tomando para a sua segunda temporada. Se tanta gente reclamou de Julia e seus problemas com família, dessa vez o foco está muito mais no mundo do teatro mesmo, o lado profissional, e o lado pessoal apenas se isso interferir diretamente na história. O que eu estou amando. Porque podemos ter grandes histórias dentro do mundo da Broadway, seja com Bombshell, com Liaisons ou com o meu favorito Hit List. Ansioso para saber até onde essa temporada nos leva, e curiosíssimo pelos próximos episódios… até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários