[Season Finale] Upload: Realidade Virtual 1x10 – Freeyond

Reviravoltas e cliffhangers.

Que bom que já existe a segunda (e a terceira) temporada disponível, porque “Freeyond” foi um Season Finale de muitos ganchos! Eletrizante, com boas reviravoltas, bastante drama e sem a comédia gostosinha que também foi a cara de “Upload” durante a temporada, esse Finale nos faz querer mais! No episódio anterior, Nathan teve a oportunidade de recuperar as memórias que tinham sido danificadas mantendo-se acordado durante uma atualização de Lakeview – mas existia o risco de ele perder todas as suas memórias de Lakeview, dentre elas todas as de Nora. Quando Nathan desperta com as memórias do que fez antes de “morrer”, ele parece não reconhecer Nora, mas é apenas uma escolha deliberada e potencialmente covarde porque ele está com vergonha

Afinal de contas, talvez ele não fosse uma pessoa tão boa quanto ele gostava de acreditar que ele era. Ao mesmo tempo em que as memórias corrompidas de Nathan Brown parecem revelar um lado “desconhecido” dele, também fica evidente que ainda tem coisa que não sabemos – e é o que queremos explorar na segunda temporada da série! Entendemos um pouco mais do que aconteceu entre Nathan e Jamie, que era seu melhor amigo e seu sócio em um projeto promissor, e descobrimos que foi Nathan quem traiu o Jamie, fazendo um negócio duvidoso com o seu sogro, o pai de Ingrid, em troca de uma boa quantia de dinheiro… se ele chegou a trair o Jamie e entregar o projeto a ele, no entanto, é incerto. Se sim, para onde foi todo esse dinheiro?

De todo modo, sua conduta é duvidosa… e ele não sabe nem como olhar nos olhos de Nora agora. Nora, por sua vez, também está decepcionada. Ela confiava em Nathan, o achava “uma pessoa íntegra” e tinha se apaixonado, e agora é como se ela nem o conhecesse mais… quando Nathan faz a sua mudança para um quarto de 2GB, no entanto, ele segue um conselho de Luke e resolve ligar para Nora e conversar com ela, ao invés de ficar fugindo disso. Inicialmente, ela não quer ouvir o que ele tem a dizer… depois, ela mesma aparece com seu avatar no novo quarto de Nathan para ouvir. É uma conversa emotiva, triste, e Nora se pergunta se ela suportaria a dor de confiar nele e ser traída, como ele fez com Jamie… o que ele sentiu e quem ele foi em Lakeview, no entanto, não é mentira.

Tudo sai de controle quando, no meio da conversa deles, a casa de Nora é invadida pelo mesmo homem que tentara roubar e destruir o HD de Nathan em Los Angeles, e Nora acaba em uma perseguição pelas ruas de Nova York, correndo para salvar a própria vida… e toda a cena parece quase não combinar com o tom outrora leve, embora emotivo, da série: aqui, temos ação e suspense enquanto Nathan usa quase todos os seus dados mensais para salvar a vida de Nora… especialmente depois de Nora pedir a ajuda de uma policial e o homem que a persegue simplesmente matar a mulher e continuar correndo. É bastante pesada, na verdade, a maneira como Nathan mata o homem controlando um elevador, mas garante a Nora que ela está em segurança agora.

Mas talvez ele não possa garantir essa segurança.

Conforme os dados de Nathan se esgotam depressa por causa de tudo o que ele está fazendo tanto para falar com Nora quanto para salvar a sua vida, Nora escuta os conselhos do pai: Dave quer que ela aceite a ajuda dos seus contatos ludistas e vá para algum lugar distante e seguro… mas sem acesso à rede. Por isso, Nora liga para falar com Nathan uma última vez, e não é uma conversa muito bonita, no fim das contas, porque Nora fica questionando o motivo de Nathan não usar o vídeo ou de não expressar muitas emoções, aparentemente sem lembrar-se que ele é um 2GB, tem dados limitados e usou muito para salvá-la agora mesmo… Nathan escuta o que Nora tem a dizer e como quer acreditar nele, e uma lágrima escapa do seu olho antes de ele ficar congelado até o mês seguinte.

Ou não.

Temos alguns ganchos nesse Season Finale de “Upload”. Nathan se mudou para os 2GB. Nora está saindo de circulação por um tempo. Aparentemente, existe mais coisas na misteriosa morte de Nathan que ainda não conseguimos explorar. E Ingrid faz uma aparição surpresa dentro de Lakeview… Ingrid chega ao quarto de Nathan, o encontra congelado e lhe dá mais um giga para que ela possa conversar com ele, e então revela, de maneira surpreendente, que ela está ali com ele e vai ficar ali com ele para sempre, porque ELA ACABOU DE FAZER O UPLOAD. Realmente, Ingrid perdeu totalmente o juízo, e isso me pegou de surpresa! Assim como pegou o Nathan de surpresa, que usa todo o 1GB novo para reagir à revelação bombástica de Ingrid com um “What?!”

E que venha a segunda temporada!

 

Para mais postagens de “Upload”, clique aqui.

 

Comentários