West Side Story


O filme de 1961 é uma adaptação da peça de teatro de mesmo nome que estreou na Broadway em 1957 – ambos livremente baseados em Romeu e Julieta (de Shakespeare), mas ambientado na década de 1950, onde as famílias rivais se transformam em gangues rivais e o final é levemente alterado. Ah, e eles cantam. Mas a cena da sacada (aqui um pouco modificada) não podia deixar de existir…
O filme é baseado no clássico musical, que por sua vez eu me pergunto se não poderia ter sido baseado em uma obra de ballet. Sei que não foi, mas o filme dá essa impressão… especialmente nas cenas iniciais. Gosto muito de dança, mas o começo é bem exagerado… as gangues não andam, dançam pelas ruas da cidade… eles não brigam, fazem uma coreografada dança mais agressiva… é interessante, mas por vezes me senti vendo um espetáculo de ballet e não um filme musical…
Mas puxando para o lado musical, o filme tem bem aquele clima clássico que tanto me encanta. É um musical e tanto, que vale a pena! As músicas são belíssimas, algumas delas tão memoráveis que podem ser hinos do musical… é o caso de maravilhosas cenas como America e Gee, Officer Krupke. Escolhi essas duas porque para mim tem todo aquele estilo de musical, de clássico. É empolgante, intenso, com várias pessoas cantando/dançando, toda uma história, uma narrativa…
Mas outras músicas também são maravilhosas, como Tonight, um hino de amor para Tony e Maria. Ou One Hand, One Heart ou ainda Somewhere que foi uma música que veio no momento mais difícil da relação dos dois, momento a qual eu cheguei a acreditar que o amor não sobreviveria. E, claro, Anita, uma personagem tão querida e marcante, não poderia passar o filme sem ter seu momento, e ele chegou com A Boy Like That – intensa demais, maravilhosa! Embora sua atitude após isso tenha sido compreensível, gerou todo aquele final dramático…
O filme conta a história de Tony e Maria, dois jovens que se conhecem em um baile e se apaixonam da maneira mais clichê possível. Os sinos tocam, tudo em volta fica nublado, só existe um ao outro… os dois trocam declarações de amor ao ar livre, enquanto preocupada ela pede que ele vá embora pois precisa entrar (super Romeu e Julieta) e tudo o mais. E para complicar a história, ela é porto-riquenha, seu irmão um dos líderes de uma gangue rival (os Sharks) a outra, da qual Tony fizera parte no passado (os Jets, americanos).
Bem, você vê onde isso vai dar…
Não esqueça o elemento shakespeariano de Romeu e Julieta, ele estará presente, ainda que de maneira alterada e possa ser um tanto quando chocante ver o final do filme. Nada tão imprevisível, mas ainda assim chocante. Um ótimo filme, com uma história bonita e bem contada, além de músicas espetaculares e cenas de dança que valem a pena (como Mambo). Se você gosta de musical ou de romance, você não deve deixar esse filme passar… um dos maiores clássicos, e entendo bem o porquê. Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários