Glee 3x09 – Extraordinary Merry Christmas


Esse ano, Glee resolveu fazer mais um episódio especial de Natal, mas para mim, alguma coisa estava faltando. Algumas cenas foram realmente muito boas, poucas músicas foram ótimas, alguns personagens realmente me orgulharam, Finn me irritou como sempre… mas ainda assim, parece que não foi o episódio de Natal perfeito; o episódio da segunda temporada ainda foi melhor.
As músicas começaram muito melancólicas (o que até chegou a ser comentado), com Blue Christmas cantada por Rory (me pergunto se ela vai ficar apenas com músicas lentas; a cena foi absurdamente parecida com seu último solo em Pot O’ Gold, e já vai começar a enjoar se continuar assim) e depois River, cantada por Rachel… infelizmente, não teve nada nessas duas músicas e respectivas cenas que tenham me chamado a atenção.
O episódio, no entanto, começa ao som de All I Want For Christmas Is You, cantada por Mercedes, aquela clássica cena na sala do coral, a árvore sendo enfeitada e todas aquelas coisas. Foi uma das melhores partes de todo o episódio, se ele tivesse se mantido naquele estilo talvez tivesse sido melhor do que foi. Sem contar que Sam e Mercedes tiveram uma pequena cena linda durante a música, em que ela canta uma parte da música inteira para ele… bem, ali podemos ver bem claro como Mercedes ainda gosta de Sam… como se houvesse alguma dúvida sobre isso. Não quero ficar fazendo comparações com o último episódio de Natal, mas o fato de todos cantarem pelo menos uma parte da música enquanto a árvore era enfeitada no ano passado passou mais um sentimento de união entre todos ali... sei lá.
Finn estava tão inútil quanto sempre, e me pergunto porque ele tinha que cantar Santa Claus Is Coming to Town (e por que tinha que ser ele a se vestir de Luke Skywalker? Podia ser qualquer outro… um insulto a Star Wars!)… tudo bem que tínhamos Puck junto, mas nos últimos episódios Puck está me decepcionando um pouco nas canções… parece que ele não interpreta mais como fez nas duas temporadas passadas… Finn teve toda uma história com Rachel e os presentes que ela queria; tudo bastante previsível que nem merece comentário, mas uma parte merece destaque: a pergunta “Who told you that? Kurt?” “No” e Kurt passando “Yes”. Uma das cenas que mais me fez rir.
Cena deletada
O episódio gira em parte em torno de um especial de Natal que o grupo fará para a televisão, Artie como diretor, que quer um tom de Star Wars (e o coloca, começando o especial no melhor estilo Star Wars com “a long time ago in a chalét far, far away…” e o logo “the GLEE holiday spectacular” na fonte do filme, além de um ultraje de Finn... comento ali embaixo) e filmar tudo em preto e branco. Uma boa parte do episódio se passa na apresentação desse especial, que nem é tudo aquilo. Até foi legalzinho no começo, mas foi ficando cansativo com o tempo.
Começou interessante, com Blaine e Kurt cantando Let it Snow (que por sinal me lembrou muito Baby, it’s cold outside, embora essa da temporada passada tenha sido muito melhor), e depois tudo aconteceu num estilo sitcom anos 1960, em preto e branco e conversando com a platéia. Algumas piadas foram interessantes, Rachel era a melhor nesse estilo de comédia (Lea Michele é uma ótima atriz, não tem como ficar ruim), mas no geral foi meio cansativo. My Favorite Things foi mais ou menos, e o que salvou mesmo foi Brittany e as Cheerios cantando Christams Wrapping, que foi a única música realmente boa do especial.
Fora do especial de Natal, tivemos Rachel buscando a aprovação de Artie, cantando Extraordinary Merry Christmas com Blaine. Outro exemplo de música que pode ser boa; a voz dos dois estava ótima (como sempre) e a música era bastante interessante e contagiante. Sem contar que ver todos cantando e dançando juntos, numa alegria, foi bem legal. Uma coisa que achei legal foi ver todos importados com isso, inclusive Will, e mais nada, e sendo Sue quem se preocupa em fazer uma boa-ação no Natal, ajudando os sem-teto.
Sempre disse que gosto muito do Sam, nesse episódio ele ganhou ainda mais meu respeito. Em primeiro lugar pela maneira como ele foi legal com Rory, em vários momentos, como convidando-o para passar o Natal com ele, já que a mãe de Rory não conseguiria vir. Espero que os dois fiquem bem amigos, vai ser legal; e no fim do episódio, tivemos Rory agradecendo e pedindo que Sam fosse seu “patrocinador” no Dia dos Namorados também, conseguindo um ou dois amassos para ele… achei essas cenas entre os dois bem interessantes.
Mas mais do que tudo, gostei de ver Sam desafiar Artie, dizendo que não tinha problema em mostrar uma história triste no Natal, porque tão é importante, e acabando indo embora desistindo do especial; muito bom também não vê-lo voltar atrás e ver que Quinn foi com ele e com Sue ajudar os sem-teto. Bem, os dois foram os verdadeiros heróis desse Natal de Glee para mim. Os outros só chegaram atrasados, cantaram uma música e não fizeram nada. Tudo bem que Do They Know It’s Christmas? foi a melhor música do episódio, a cena foi muito bonita e comovente, mas ainda assim não me deixa esquecer que os únicos que se preocuparam de verdade foram Quinn, Sam e Sue… palmas para eles, que dessa vez merecem.
O episódio foi bem legal, e a série já viu episódios bem piores (vide alguns episódios bem decepcionantes da temporada passada), mas ainda assim não foi perfeito como eu achei que poderia ser. Acho que nem mesmo no ranking dos episódios de Natal ele fica em primeiro lugar, porque o da segunda temporada foi bem mais interessante e bem mais rico em boas músicas. Ainda assim, foi uma ótima maneira de nos despedirmos de Glee por esse ano, e uma ótima maneira de eles nos desejar um Merrry Christmas. Glee volta em 17 de Janeiro com Yes/No (previamente chamado de The Proposal), que contém o pedido de casamento de Will, e Summer Nights! Até lá então!

Comentários