Referências à De Volta Para o Futuro!


De Volta Para o Futuro foi uma trilogia de muito sucesso (eu sei, eu sei, vocês já entenderam isso), mas que marcou a vida de muita gente (como a minha) e foi um grande marco na história do cinema, e da década de 1980. Isso teve muita influência sobre diversos aspectos culturais (livros, filmes, séries), e ajudou a construir o mundo que conhecemos hoje.
E volta e meia vemos uma referência à BTTF em alguma coisa (e, como dizia um dos textos especiais desse mês, toda vez que isso acontece eu saio correndo e pulando de alegria feito um doido), e eu resolvi comentar algumas muito interessantes aqui. É claro que existem muitas outras.

Primeiro lugar, Michael J. Fox foi o astro da série de TV Spin City, e em 23 de fevereiro de 1999 foi ao ar um episódio em que Christopher Lloyd participava da série, contracenando com Michael. E o nome do episódio foi “Back to the Future IV: Judgement Day”! Ainda temos uma cena que pode ser uma alusão à famosa trilogia, transcrita abaixo:
Michael: Owen Kingston! Oh, look at you, I tell you this is, uh, this is like stepping back in time.
Owen: The past is prolonged Michael, Men like us have to keep looking to the Future.
Michael: What the hell are you talking about?
Owen: I don’t know.

Em A Fuga das Galinhas, temos mais uma referência. Quando as galinhas fogem em sua máquina voadora (lá, pertinho do fim do filme), uma das galinhas se salva se segurando em uns fios de luz que saem da máquina – uma alusão ao Marty sendo salvo por Doc no fim de BTTF II. E como se isso não bastasse, logo após isso, o piloto do filme grita: “Great Scott!”.

No filme F/X 2, no início temos um policial gritando: “Go Back to the Future!”. E em Heartburn, a personagem de Meryl Streep (boa, muito boa atriz!) está correndo para pegar o trem e passa por um pôster de De Volta Para o Futuro.

Em Into the West, temos bastante BTTF III. Emu ma cena externa de um cinema, vemos um pôster do terceiro filme da trilogia. Depois dois garotos entram na sala de projeção e começam a assistir? BTTF III! E vemos o DeLorean correndo em direção ao quadro dos índios, e depois em 1885 indo em direção aos índios. Ainda até ouvimos um grito de “Indians!”, mas não é com Michael J. Fox (para não terem que pagar direitos para ele). E ainda vemos o carro sendo estacionado na caverna.

Filme Jack, uma fala diz tudo: “Hey, McFly. Is anybody home?”. E em The Last Boy Scout, a fala: “If you drive any faster, we’re going to travel through time”.

Perdidos no Espaço, Dr. Robinson diz a mesma coisa que Doc: “The question isn’t where in the hell are we, it’s when in the hell are we.”

No segundo O Pestinha, dentro da casa de Júnior, temos uma réplica de um DeLorean. E James Tolkan (o senhor Strickland) faz papel de professor nesse filme. No quadro negro atrás dele há uma lista de regras e uma delas é: “no slackers”. Isso te lembra alguma coisa?

No final original, lançado no DVD de Mallrats, há uma cena onde TS está se casando no Universal Studios, Florida. Quando o Tubarão sai da água, Brodie fala: “The shark still looks fake”, mesma coisa que Marty diz em 2015 (na divulgação de Tubarão 19, um filme de Max Spielberg).

Já assistiram Toy Story? Provavelmente, e já pensaram em Rex, o dinossauro covarde, como Marty McFly? A partir de agora vocês vão imaginar! Olhem a fala dele: “I just don’t think I could take that kind of rejection!”. E agora assitam novamente a conversa de Marty e Jennifer no começo do primeiro filme.

Fonte: Back to the Future – O Site (clique aqui)

E guardei duas referências que me fizeram vibrar aqui em casa, sozinho, de duas séries de que gosto muito. Quase tive um problema do coração assistindo a essas cenas, mas tudo bem. De certa maneira, guardei o melhor para o final, vamos lá:

Dois Homens e Meio, Alan e Jake estão sentados no sofá, assistindo alguma coisa (não vemos o que é) e então temos o seguinte diálogo:
Jake: Então o carro é uma máquina do tempo?
Alan: É um DeLorean. Sim.
Jake: Eu não entendo. Por que o nome é De Volta Para o Futuro se eles vão para o passado?
Alan: Eles estão no passado, então eles têm que voltar para…
Jake: …casa?

E Supernatural, quinta temporada, episódio treze, The Song Remains the Same. Temos Castiel (ótimo, ótimo) levando Sam e Dean para o passado. Sem resumos do episódio, porque esse não é foco dessa vez. Temos mais de uma referência, mas eu não me recordo exatamente (e está difícil localizar o episódio aqui em casa, desculpem), mas uma das principais referências é quando eles chegam ao passado e Dean diz: “Então os anjos conseguiram uns DeLoreans por aí?”. A seriedade de Cas torna a cena ainda melhor.


ELIJAH WOOD EM DE VOLTA PARA O FUTURO!

Quem acompanhou o blog já deve ter uma noção de do que se trata isso. Mas não tinha como eu não dar destaque a isso, e colocar uma foto do nosso pequeno Frodo. E pequeno mesmo. Temos uma cena de BTTF II em que Elijah Wood aparece no filme! Sim, o querido hobbit Frodo! Lembram dos garotinhos que não sabiam jogar videogame em 2015 e zuam Marty por ter que usar as mãos? Pois é, um deles era o Elijah! A carinha ainda é a mesma, vamos combinar, que coisinha mais engraçadinha. É muito bom ver, e não tem como não ver o Frodo ali, sei lá…

E eu preparei esse texto todo para exemplificar como De Volta Para o Futuro não é algo importante apenas para mim, mas para toda uma legião de fãs que ainda existem e continuará existindo para sempre, se depender de mim e outros fãs do momento.
E eu espero que vocês tenham gostado dessa novidade do blog, o Mês Temático, e se alguém leu e gostou, alguém se interessou pela trilogia, alguém conhecem BTTF por aqui… bem, valeu a pena. Vai saber se eu não consegui conquistar pelo menos mais um dois fãs para a trilogia? Nunca se sabe.
Hoje eu finalizo o Mês Temático oficialmente. Eu sei que ainda é dia 26, mas as minhas postagens se finalizaram, acho que era isso o que eu tinha a passar. E além do mais, tenho outras coisas planejadas para amanhã e segunda, aguardem. Aproveitem os últimos dias do blog com essa cara, e com esse título de Do you remember… the future?
A partir de terça, uma nova cara para o blog (não, não uma mudança geral novamente galera, esperem, apenas uma pequena mudança, e a retirada do tema), e o próximo tema está pensado, e já estou começando a trabalhar nele. Mas como o mês de março pode ser um pouco mais puxado para mim, o próximo tema fica (se tudo der certo) para abril. Esperem (e acho que vocês vão gostar).
Enquanto isso, tenho uma nova sessão a estrear por aqui. Alguns irão gostar, outros nem tanto. Mas… eu estou me divertindo nas pesquisas. Só ainda não sei se será nas quartas ou nos sábados, mas provavelmente nos sábados. Se tudo ocorrer como o planejado, a nova sessão estréia nessa semana. Esperem.
E por hoje, eu fico por aqui. Até as próximas postagens!

Comentários