83rd Academy Awards – Oscar 2011


And the Oscar goes to...
Desculpem-me pela falta de originalidade no começo dessa postagem. Eu não consegui resistir. Talvez eu precise aprender a controlar meus impulsos. Mas beleza. Primeiro, antes de começar, gostaria de falar um pouco de mal da Globo. Quer dizer, para aqueles que dependem dela para assistir à premiação do Oscar, é revoltante. Lembro-me bem de que no ano passado, não tivemos a exibição do Oscar, porque “tínhamos os preciosos desfiles das escolas de samba”. E é claro que aqueles desfiles são muito melhores que o Oscar, não? NÃO, NÃO E NÃO! E vocês sabem o que acontece para termos o precioso desfile de Carnaval? Toda a programação muda, drasticamente. Se tudo tiver que ser encerrado às nove da noite, será encerrado. Para passar os resultados, qualquer coisa que tenhamos de manhã, não temos mais. Tudo muda. Agora para passar o Oscar… ah, para quê? Vamos seguir com a programação normal, vamos passar o Big Brother, e depois a gente passa o que sobrar do Oscar… afinal, não é importante, é? E a gente vai falar quem ganhou o que a gente não mostrou, então está tudo bem. NÃO ESTÁ NADA BEM!
Só queria mostrar minha revolta com isso, agora eu posso continuar.
Vamos à premiação:
Bem, inicialmente nossos anfitriões: James Franco e Anne Hathaway. Eles estavam ótimos, vamos combinar? Divertidos, e apresentaram brilhantemente. Só não faço idéia de como Anne trocou seus vestidos tão rápido, mas isso não vem ao caso. E além de nossos anfitriões, tivemos maravilhosos convidados apresentando as categorias e os indicados. Tudo muito bonito.
Quero comentar sobre Harry Potter. É, não levamos Oscar novamente, mas tudo bem. Mas a Academia lembrou-se de Harry Potter, finalmente! Como não tivemos musicais nesse ano (é, nem me fale. Esperamos que 2011 seja muito melhor nesse quesito, não?), a Academia fez uma piada, transformando as falas de filmes em músicas. E a primeira foi Tiny Ball of Light, de quando Rony retorna e Hermione discute com ele. Também tivemos uma montagem para Toy Story 3, A Rede Social, e (infelizmente), Eclipse, em He doesn’t own a shirt. Confesso que fiquei triste no momento em que vi Bella saindo do carro…
Prosseguindo. O grande filme da noite foi O Discurso do Rei, filme mais premiado desse Oscar, levando as quatro estatuetas mais importantes do prêmio: Melhor Roteiro Original, Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Filme. Ainda não o assisti, mas presumo que seja bom.
Torci bastante por A Origem, e até que ele se saiu bem. Também teve quatro estatuetas, só não nas melhores categorias: Melhor Fotografia, Melhor Efeitos Especiais, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. E fiquei contente com o desempenho de Toy Story 3. Alguém duvidava de que a animação se sairia super bem. Quer dizer, tanta gente se emocionou vendo o filme, e estava até concorrendo a Melhor Filme. Conquistou duas estatuetas: Melhor Animação e Melhor Canção Original. Me arrependo de ainda não tê-lo visto, mas tenho certeza de que é muito bom.
Mas filmes que eu decidi mesmo que preciso assistir durante esse Oscar foram: Toy Story 3 e A Rede Social! Ainda não tinha me chamado a atenção (o filme levou 3 estatuetas, e também concorria a Melhor Filme), mas agora eu decidi que preciso assisti-lo. Conta a história do criador do Facebook, e parece ser bastante interessante.
Tivemos uma fantástica homenagem ao primeiro Oscar televisionado, em 1953. Tivemos Gwyneth Paltrow (sim, sim, a Holly Holiday de Glee! Por falar nisso, próximo episódio ela será a estrela, não?) cantando na cerimônia (Coming Home). Estava ótima. Também tivemos Celine Dion cantando Smile (também já mostrada em Glee, primeira temporada). E finalizamos com algumas crianças cantando Over the Rainbow (também na primeira temporada de Glee, último episódio, interpretada por Will e Puck). Amei ver Steven Spielberg apresentando o Melhor Filme! E como foi mostrado os indicados a Melhores Efeitos Especiais foi fantástica!
No geral, fiquei satisfeito com a premiação. E preciso assistir A Rede Social. Foi-se o tempo em que um filme ganhava 11 Oscar (será que estou falando de Senhor dos Anéis?), sendo que agora os dois mais premiados levaram 4. De certa maneira, é melhor, pois mais filmes podem levar o prêmio. Muitas estatuetas para um só filme deixa os demais sem nenhuma. E se estão ali, indicados, é porque merecem algum destaque, ao menos em alguma categoria. Gostei da distribuição mais igualitária.

Aqui está a lista completa dos vencedores do Oscar 2011:

Melhor direção de arte
Alice no País das Maravilhas

Melhor fotografia
A Origem

Melhor atriz coadjuvante
Melissa Leo, por O Vencedor

Melhor animação
Toy Story 3

Melhor roteiro adaptado
A Rede Social

Melhor roteiro original
O Discurso do Rei

Melhor filme estrangeiro
Em um Mundo Melhor

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale, por O Vencedor

Melhor Trilha Sonora Original
A Rede Social

Melhor Mixagem de Som
A Origem

Melhor Edição de Som
A Origem

Melhor Maquiagem
O Lobisomem

Melhor Figurino
Alice no País das Maravilhas

Melhor Curta em Documentário
Strangers No More

Melhor Curta
God Of Love

Melhor Documentário
Trabalho Interno

Melhores Efeitos Visuais
A Origem

Melhor Edição
A Rede Social

Melhor Canção Original
We Belong Together de Toy Story 3

Melhor Diretor
Tom Hooper, por O Discurso do Rei

Melhor Atriz
Natalie Portman, por Cisne Negro

Melhor Ator
Colin Firth, por O Discurso do Rei

Melhor Filme
O Discurso do Rei

Comentários