Curiosidades “De Volta Para o Futuro III”


E chegou a vez do último filme da trilogia, que nos deixa com aquela sensação de vazio a cada vez que vemos o DeLorean sendo destruído, ouvimos o tocante discurso final de Doc, e vemos as mas difíceis palavras da trilogia: “The End”; por mais que caracterize-se como o mais diferente, temos muitas referências aos anteriores e cenas muito interessantes (algumas de minhas cenas preferidas da trilogia estão aqui).

- Em De Volta Para o Futuro II, Biff assiste "Por um Punhado de Dólares" no 1985 (alternativo), no qual Clint Eastwood faz um personagem que usa uma placa de metal sob seu "poncho" como colete à prova de balas. Marty, se chamando "Clint Eastwood", usa a chapa de ferro de um fogão como colete sob seu "poncho" em 1885.

- O diretor de fotografia Dean Cuney faz o fotógrafo que tira a foto do Dr. e de Marty em 1885.

- Em 1955, quando Doc e Marty estão lendo as instruções no DeLorean enterrado, Marty lê que o chip do circuito do tempo queimou. O Dr. fala : "Pudera, veja o que está escrito aqui, ‘Feito no Japão’". Marty fala que só o melhor é produzido no Japão. Doc não acredita. Pra quem não é muito bom em História, uma explicação: Doc não acredita porque era 1955 e o Japão estava totalmente arruinado devido à  Segunda Guerra Mundial.

- Os posters no Drive-in são de "Revenge of the Creature" e "The Mummy's Curse", ambos sequências de filmes da Universal.

- É possível ver o relógio do Dr. Brown em seu banheiro em 1955. Ele o pendurou lá no dia 5 de novembro. Ao fazer isso escorregou, bateu a cabeça e teve a visão do "Capacitor de Fluxo", "que é o que torna possível a viagem no tempo".

- Em De Volta Para o Futuro, são 10:04 quando o raio atinge o relógio. Na Parte III, são 10:04 quando Marty e o Dr. estão olhando o mapa da Ravina Shonash (pode-se ver o relógio à esquerda, e Clara em frente à ele, de vestido roxo).

- Quando Marty vai a 1885, a ravina se chama "Ravina Clayton", mas o Dr. salva Clara Clayton, alterando o futuro. Quando Marty volta a 1985, ela se chama "Ravina Eastwood", provavelmente uma homenagem dos cidadãos de Hill Valley ao valente Clint Eastwood, que derrotou Bufford Tannen. É legal a piada à ravina, que recebem tal nome em homenagem a uma professora que caiu ali, 100 anos antes (história contada em 1985) e a fala de Marty: “Todos conhecem essa história, porque todos têm seus professores que queriam ver cair na ravina”.

- Em De Volta Para o Futuro, em 1955, há um caminhão de coleta de estrume de um tal D. Jones (caminhão no qual Biff bate seu carro). Na Parte III, há uma carroça de coleta de estrume de um tal A. Jones(carroça na qual Bufford Tannen cai). É… acho que a família Jones é ligada a esse tipo de serviço desde sempre…

- Em 1885, há um serviço de venda e troca de cavalos de Joe "Honesto" Statler. Em De Volta Para o Futuro, em 1985, o nome de uma revendedora de carros é Statler Toyota. Em 1955, há uma Statler Motors (pode-se ver um cartaz no Drive-in na Parte III). Parece que a família Statler tem trabalhado no negócio dos transportes por muito tempo, assim como a Jones no negócio de estrume, e a Strickland na disciplina!

- A banda que toca no Festival da Cidade é "ZZ Top", que escreveu e tocou a música DoubleBack, para a trilha sonora do filme.

- No Saloon, um dos amigos de Bufford Tannen pergunta se o que está escrito no mocassim de Marty "niquei" é algum dialeto indígena. Na verdade, é um tênis "Nike".

- O nome do editor do jornal de Hill Valley em 1885 é M. R. Gale, uma homenagem a Bob Gale, que escreveu a trilogia juntamente com Robert Zemeckis.

- No De Volta para o Futuro I e III, o Dr. Brown constrói maquetes para explicar como vai enviar Marty para o presente no caso do primeiro, e os dois para o futuro no caso do terceiro. Nos dois filmes ele fala: "Desculpe a crueza da maquete, não foi construída em escala". Mas ele também diz, no I, que não teve tempo de pintar… a do III está pintada, bem bonitinha!

- Em De Volta Para o Futuro, a arma com que o Dr. Brown tenta atirar nos líbios falha. Provavelmente porque está muito velha. Ele usa esta mesma arma na Parte III, em 1955, quando vai mandar Marty a 1885 e grita: "Vaya con dios !". Tanta inteligência faz a pessoa não pensar em alguns detalhes…

- Lea Thompson, que faz a mãe de Marty, faz também Maggie McFly, a tataravó de Marty na Parte III. Mas isso não faria muito sentido, porque o nome da família de Lorraine é Baines. Maggie McFly não deveria ter nenhuma semelhança física com Lorraine Baines, pois são de famílias diferentes. Em entrevistas, Robert Zemeckis e Bob Gale disseram que usaram Lea Thompson porque não queriam fazer a Parte III sem uma cena "Mamãe, é você?" (é claro, o que seria do filme sem isso?). Também explicaram a semelhança física entre as duas com o adágio de que "homens se sentem atraídos por mulheres que lhes lembrem suas mães". Assim, depois que Seamus se casou com Maggie, os homens da família McFly passaram a ter "predisposição genética" para se sentirem atraídos por mulheres com o tipo físico de Maggie ou Lea Thompson.

- Em De Volta Para o Futuro I e II, o Sr. Strickland é o diretor da escola de Marty (que nunca teve cabelo, como diz a piada perfeita de Marty na primeira parte). Na Parte III, o sobrenome do delegado é Strickland. Parece que a família sempre esteve ligada à disciplina... mas dessa vez ele tinha cabelo! É… é espantoso!

- Em De Volta Para o Futuro, a placa do DeLorean cai no chão e gira quando Einstein vai um minuto para o futuro. Na Parte III, a placa do futuro do DeLorean cai e gira, quando o carro é atingido pelo trem. Foi uma bela referência, mas ainda assim muito triste… por mais que saiba que o Doc vai voltar, me sinto mal toda vez que vejo o carro ser destruído…

- A foto do Doutor em frente ao Relógio em 1885 agora existe duas vezes em 1985; uma versão com ele sozinho e outra com ele e Marty. Marty levou a primeira versão com ele de 1955 para 1885 e depois trouxe para 1985. Marty tem duas versões da mesma foto em suas mãos quando o trem decola no final de De Volta Para o Futuro III. Podemos ver a foto salva pela metade em sua mão, tocando o embrulho que é a nova foto, que Doc dá de presente a ele. Portanto, o interessante é que as fotos são mostradas juntas na mesma cena, mas nunca vemos múltiplas versões do DeLorean numa mesma cena em 1955, quando há 4 versões deles. Marty parece não perceber que está com um paradoxo em suas mãos! Porém, há controvérsias… eu mesmo, Jefferson Jonathan dos Santos, penso que talvez não se trate de um paradoxo… quero dizer, existem duas versões, sim, e duas versões da mesma foto, “interagindo” uma com a outra, mas… com a destruição do carro e tudo o mais, a foto que passou o tempo todo com Marty não estava em condições perfeitas, e apenas parte dela se salvou. E a parte que se salvou é a parte contendo Doc; acho que os produtores pensaram muito nessa cena e na maneira como desenvolveriam, minha opinião. Porque pode ser que (assim como já aconteceu de fotos mudarem, tanto no I – a foto dos irmãos – quanto no III – a foto da lápide), aquela que Marty possui nas mãos poderia ter mudado da de Doc sozinho para a dos dois, mas o lado de Marty se perdeu, portanto vemos apenas Doc, o que não quer dizer que ele esteja sozinho na foto. A curiosidade fica mais para o foto de as duas estarem juntas na mesma cena.

- No filme "Um século em 43 minutos", Mary Steenburgen (Clara Clayton) fez o papel de uma mulher que se apaixonava por um viajante do tempo, no caso era H.G.Wells, que ia para o futuro em busca de Jack, o Estripador. Nesse filme Mary está no presente e se apaixona por alguém  do passado. Já em De Volta Para o Futuro III, ela está no passado e se apaixona por alguém do presente (ou futuro), que é o Doc.

Bem, essas foram as principais curiosidades dos três filmes, espero que vocês tenham gostado. Mas continuem de olho, porque o Mês Temático não pára por aí, ainda vou trazer muita coisa sobre essa trilogia que tanto gosto. Algumas coisas bem interessantes. Para o domingo, um texto engraçado de que sou muito fã, até lá. Antes disso, fiquem atentos, porque as postagens sem relação com BTTF continuam normalmente…

Fonte: Back to the Future - O Site (clique aqui)

Comentários

  1. Em De Volta Para o Futuro II, quando Marty está pendurado no De Lorean pelas bandeirinhas, em meio à ventania, os propulsores das rodas do lado esquerdo do carro estão apagadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se eu já notei isso =x vou ver o filme esse fim de semana de novo dhasiodhasiodasda

      Excluir
  2. No episódio 3 não existem 2 De Loreans? O que levou Emmet para 1885 e o que trouxe Martim para 1885? Por que não usar as peças de um para consertar outro (tanque de combustível furado)? Muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa pergunta. Acredito que deve ser porque o Emmet Brown, assim que chegou a 1885, enterrou o DeLorean com que veio (para ser desenterrado em 1955), afinal ele não queria que o Marty viesse atrás dele... caso eles tivessem desenterrado o DeLorean para usar peças, talvez em 1955 o Marty encontrasse os mesmos problemas que encontrou no Episódio 1, quando não podia voltar para 1985 por causa do plutônio, por exemplo. Plutônio como exemplo, já que foi extinto nas mudanças do Episódio 2, mas você entendeu o que eu quis dizer haha

      Muito obrigado, volte sempre! Obrigado pelo comentário!

      Excluir
    2. Não, são os mesmos. O De Lorean que leva o Dr. Brown para 1885 é enterrado para que Marty possa em 1955 para voltar a 1985.

      Excluir
  3. Entendi o que vc quis dizer. Mas poderiam ter feito uma pequena explicação no longa pra não parecer que passou "batido". O que não diminui em nada o quanto o filme é a trilogia são fantásticos. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, podiam mesmo, e era até simples de fazer... o tipo de coisa que o Marty perguntaria e o Doc ficaria todo "Não, não, Marty. Veja..." haha Mas certamente, continua sendo incrível! Abraços!

      Excluir
  4. "Não, não, Marty. Veja..." clássico. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. O problema do delorean que o marty trouxe não era o tanque furado e sim a falta de combustivel por ele ter furado o tanque, esse combustível poderia existir ainda no tanque do carro enterrado em 1885, o suficiente para eles terem voltado no tempo, eles poderiam retirar o combustivel e deixar o delorean enterrado para o marty em 1955, realmente o ideal serial o Marty ter perguntando e o Dr ter falado "Não, Não, Marty. O delorean já ficou sem combustivel quando eu o enterrei na mina abandonada."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Delorean no qual o doutor chegou em 1885 era movido a fusão através do lixo. Não usava combustivel

      Excluir
    2. Como nas fotos vai havendo desaparecimentos, quando há uma mudança no tempo espaço, assim também acontece com o carro...

      Excluir
    3. O DeLorean precisa de gasolina mesmo com o dispositivo de fusão. O próprio Doc explica isso no episódio 3.

      Excluir
  6. topico antigo, minha duvida é se o DOC mal conseguia consertar o carro em 1885, devido a peças, como ele construiu o trem para viajar no tempo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma teoria sobre isso, e ela é bem vaga, na verdade, mas para mim faz sentido. Doc Brown criou a máquina do tempo, "à frente de seu tempo", ninguém nunca fez isso. Quando ele a criou em 1985, ninguém mais o tinha feito. Ele é um pioneiro, um inventor. Ele tinha um prazo curto para mandar Marty de volta para o futuro (!) em 1885, mas ele teve todo o tempo de que precisou para criar outra máquina do tempo, com o que ele tinha disponível em 1885. É uma nova invenção, com outras peças, outras coisas e muito mais tempo... Doc Brown é inteligente, ele dá um jeito! :)

      Excluir
    2. Dois anos da sua resposta, mas vou dizer o que aconteceu. Se Doc conseguisse fazer o trem, ele conseguiria ajeitar o De Lorean e voltar para 1955, onde ficou Marty, e não precisaria enterrar o De Lorean pra o Marty. Na verdade ele conseguiu construir o trem usando as peças do Hover Board voador e o DeLorean que ja estava la. Viajou ao futuro, pegou peças novas e repôs as peças do DeLorean antigo para deixar enterrado e o Marty de 1955 poder voltar a 1885 para continuar a história.

      Excluir
    3. Tem 2 anos sua pergunta, mas a resposta é dada em na fala do Doc Brown ao ser perguntado por Marty "para onde o senhor vai agora?! De volta para o futuro?!?.Ele responde "eu vim de lá". Ou seja, ele constrói uma máquina do tempo em uma locomotiva ali em meados de 1885(veja que ia filhos dele já tem por volta de 5...6 anos), vai ao futuro, moderniza-a e depois retorna a 1985 para visitar o Marty a poucos minutos do retorno de Marty.

      Excluir

Postar um comentário