American Pie: A primeira vez é inesquecível…


Bem, eu gosto demais de American Pie. É um filme de comédia com um lado sexual bastante ativo; acontece que é um filme sobre sexo, é um filme sobre jovens perdendo a virgindade ou descobrindo o sexo; portanto… não tem como não ter esse tipo de coisa no filme. Então é assim: para quem gosta desse tipo de filme, é o melhor no gênero, para aqueles que não gostam… ah, problema deles.
Que seja. O primeiro foi lançado em 09 de julho de 1999, com direção de Paul Weitz e Chris Witz; roteiro de Adam Herz. Nos papéis principais, contava com Jason Biggs no papel de protagonista (Jim Levenstein); os demais amigos eram interpretados por Thomas Ian Nicholas (Kevin), Chris Klein (Oz), Eddie Kave Thomas (Finch) e Seann William Scott (Stifler); também temos Alyson Hannigan ótima no papel de Michelle Flaherty, Shannon Elizabeth como Nadia, Tara Reid como Vicky (namorada de Kevin), Mena Suvani como Heather (namorada de Oz); Natasha Lyonne interpretando Jessica, Jennifer Coolidge como a mãe de Stifler, Chris Owen como Sherman; e com muito destaque, fazendo incrivelmente bem o papel de pai tentando falar sobre sexualidade com o filho (que obviamente já está a par desse assunto), e gerando maravilhosas cenas engraçadas, temos Eugene Levy, como o pai de Jim.
E foi um filme maravilhoso. Trata-se da história de quatro amigos (Jim, Kevin, Oz e Finch), prestes a terminar o colegial, ainda virgens… o que parece um absurdo para eles; e é por isso que eles fazem um acordo… não, muito mais do que um acordo, um pacto (palavras do filme) de que todos perderão a virgindade no máximo até a noite do baile de formatura. Nessa busca toda, temos (como diz a sinopse no DVD) tentativas frustradas de fazer sexo com as namoradas, vigiar garotas nuas pela Internet e até atacar uma torta recém-saída do forno.
Quem nunca assistiu a pelo menos uma cena de American Pie? Claro, sempre tem aqueles que nunca viram, mas muitos já conhecem, ao menos um pouco. American Pie mudou muito com o tempo, com a mudança de elenco e tudo o mais. E o lado sexual se aguçou muito com o passar dos filmes. Por exemplo, o primeiro é bem tranqüilo nessa questão… acontece que o que chamamos de 4 ao 7, não são American Pie, mas sim American Pie Presents… um spin-off da série original; os três primeiros spin-offs foram centrados em Stiflers, o que mudou no último American Pie lançado, O Livro do Amor. Em O Livro do Amor, senti uma busca dos roteiristas pelo American Pie original; de certa maneira, eles tentaram retornar às origens, pelo menos com várias referências; por exemplo, retornamos a escola original, temos a “prima” de Nadia (que não teve importância nenhuma, mas foi legal a citação), ligo muito a parte da torta com o sanduíche de pasta de amendoim, cada um com um final… tenso. Não sei qual foi pior… quer dizer, sei sim… além de três amigos lutando para perder a virgindade e a descoberta da Bíblia. Se não ficou parecido com o primeiro, ao menos a intenção foi boa, eles quiseram fazer uma homenagem…
Mas voltando ao original. Kevin é o único que tem uma namorada, o que o colocaria um passo à frente dos demais, mas não é bem assim, porque ele não tem lá muito jeito… já Oz, o considerado bonitão do grupo, não leva jeito com as mulheres, mas ao apaixonar-se pela garota do coral da escola, ele tem que aprender a mudar… Finch, inicialmente, prepara o boato na escola de que ele é “bem dotado”… o que dá certo, até Stifler acabar com ele (bem, só posso dizer que a “vingança” de Finch não poderia ter sido melhor… e Stifler flagrando a cena foi ótimo; e Jim… bem, Jim não tem namorada, mas é apaixonado por Nadia, o que gera cenas muito engraçadas, como toda a cena no quarto dele em que ela é vista pela internet pela escola toda, a famosa dancinha de Jim e seu “probleminha”… duas vezes. Bem, no fim dá tudo certo com Michelle.
E falando em Michelle… ela é uma personagem de quem gosto muito. Inicialmente parece muito inocente (quem a vê depois mal acredita que é a mesma pessoa), mas ainda nesse filme vemos que nem tudo é o que parece… amo ver ela citando o Band Camp, o tempo todo (This one time, at band camp…), eu rio toda vez que ela diz essa frase; e gosto demais de sua atitude final “E aí, vamos trepar logo? Já estou ficando impaciente!”.
Quanto ao Stifler… nenhum Stifler será tão bom quanto esse. É claro que tivemos outros Stifler bons (eu pelo menos achei-os engraçados, eles fizeram bem seus papéis), mas Steve é o mais engraçado, o clássico, sem dúvida. Sua cena vendo Nadia, com o irmão ao lado (especialmente na cena em que ele o empurra) é fantástica! Atuação perfeita! Quanto ao Sherman… eita coisinha irritante!
Tivemos a popularização do termo MILF (Moms I’d Like to Fuck), e as ótimas cenas em que se explica o título do filme. A cena com a torta foi hilária… mas coitado do Jim, sempre pego pelo pai numa situação nada agradável! Fora isso, logo no começo do filme (após o diálogo sobre a “terceira base”) temos a pergunta de Jim de como é, e a resposta “Like an Apple Pie” e Jim: “Apple Pie, heh? McDonald’s or homemade?”; confesso que ri demais.
É um filme de que gosto, só posso dizer isso. Agora lembram o que eu disse sobre os quatro últimos filmes serem spin-offs da série original, certo? Então, em dezembro de 2012 podemos esperar por American Pie 4! Novamente com o elenco original, não tem como perder, tem? Vamos continuar esperando [ansiosamente] por novas informações, fotos, trailers… mas antes, o início das gravações, claro…

Comentários