Harry Potter and the Cursed Child, Part 2 – Act 4


“The Boy Who Lived. How many people have to die for the Boy Who Lived?”
Acho que o Quarto e último Ato de Harry Potter and the Cused Child passa mais depressa, e tem um tom muito mais emotivo que qualquer outra coisa. Nós somos levados a reviver momentos marcantes da jornada de Harry e o roteiro implora pelo nosso lado nostálgico para nos levar às lágrimas em momentos comoventes. E terminamos a história mais ou menos como esperávamos. Eu gostaria de ter podido acompanhar mais de Scorpius Malfoy, porque sou apaixonado por ele (e me revolta que ele seja apaixonado por Rose Granger-Weasley), e eu sei que as coisas vão ficar bem entre Harry e Albus. Esse último ato, além do básico, conseguiu deixar a linha temporal tranquila, exatamente como estava quando começou, com todo o transtorno sendo apenas uma maneira de intensificar as relações dos personagens e fazer com que eles se conhecessem. É bom saber como as coisas estão, como eles se relacionam e se comportam, e como as vidas das próximas gerações continuam sempre sendo influenciadas, ainda que indiretamente, pelas coisas grandiosas que aconteceram quando Lord Voldemort tentou matar Harry Potter.
Mas acho que isso agora chegou ao fim, definitivamente.
O último ato começa com Harry pedindo que Draco Malfoy deixe que seus filhos façam o que precisa ser feito agora – não há o quê fazer nem como saber onde eles estão, então eles são sua única esperança e precisam de confiança. Enquanto isso, Scorpius Malfoy e Albus Potter estão em 30 de Outubro de 1981, onde precisam salvar o bebê Harry Potter do ataque de Delphi, que tenta quebrar a Profecia Original que enfraqueceria Lord Voldemort a ponto de ele perder sua forma física. É bom vê-los em Godric’s Hollow, mas a tensão nos deixa apreensivos. “What do we do now? How do we protect my dad?” As resoluções vão se desenrolando de forma emocionante quando, por exemplo, Harry Potter conversa com o Quadro de Dumbledore, um pai para ele, um péssimo pai, mas um pai. As declarações de amor me arrancaram arrepios! Draco Malfoy também tem uma cena EXCELENTE com Harry, e pela primeira vez, eles se olham como amigos. “Love blinds. We have both tried to give our sons, not what they needed, but what we needed. We’ve been so busy trying to rewrite our own pasts, we’be blighted their present”.
E a genialidade de Scorpius Malfoy e Albus Potter, no passado sem saber o que fazer e desesperados para pedir ajuda, é magnífica! O típico da viagem no tempo – e das dicas de J.K. Rowling que pensa em tudo. Como o pomo engolido em Pedra Filosofal. Quando Scorpius e Albus, em 1981, veem Lily com o pequeno Harry Potter no colo, enrolado na mesma mantinha que Harry tentou dar de presente ao filho no Primeiro Ato, as peças se encaixam. Eles decidem escrever na mantinha com um material que reaja a outro, comum a todas as Poções do Amor, para que só se torne visível quando Albus jogar a mantinha pelo quarto e ela colidir com a Poção do Amor que Ron Weasley lhe deu – e Albus sabe que o quarto está intocado, porque Gina não deixou que Harry entrasse nele desde que ele foi embora. Então a mensagem ainda estaria lá e não seria lida antes da hora. “Dad. Help. Godric’s Hollow. 31/10/81”. E seria lida a tempo porque o Harry sempre precisava de sua mantinha, a única coisa que tinha de sua mãe, na mesma data, todos os anos.
Então ele pôde encontrá-la e ler o pedido de socorro do filho!
No passado, em 1981, Godric’s Hollow, a turma toda se reúne então. Ao lado de Scorpius e Albus, nós temos Harry, Ron, Hermione, Gina e Draco. A dinâmica desse grande grupo é fantástica, com cenas maravilhosas como o Draco dizendo “We can hug too if you like…” para o filho, que foi fofo; Ron comparando Scorpius e Hermione quando eles falam ao mesmo tempo: “Blimey! There are two of them”; e uma possibilidade de amizade real entre Draco e Hermione, depois de tantos anos: “Hermione Granger, I’m being bossed around by Hermione Granger. (She turns towards him. He smiles.) And I’m mildly enjoying it”. Mas nem só de cenas bonitinhas vivemos nessa resolução final de Harry Potter and the Cursed Child e temos um dos planos mais controversos e mais assustadores de toda a saga: Harry Potter se transformando em Lord Voldemort. E não é nem com Poção Polissuco, porque eles não tem nada de Voldemort que possa ser usado na transformação, mas sim com Transfiguração e a ajuda de todo mundo. É angustiante só pela descrição, e por imaginarmos isso acontecendo. “The Transfiguration is slow and monstrous. And the form of VOLDEMORT emerges from HARRY. And it’s horrendous”.
E então o Harry vira o Voldemort.
Mas a cena é eletrizante. Quando Harry/Voldemort interage com Delphi tentando convencê-la de que é seu pai, nós ficamos arrepiados! Mas passa depressa, e ele vai voltando a ser o Harry Potter de sempre. É bonito ver o Albus vindo ao seu resgate. É terrível vê-la usar o Avada Kedavra, porque você teme que um dos dois possa ser acertado. E então todos vêm ajudar o Harry, em uma última e bonita amizade de amor e amizade. “I’ve never fought alone, you see. And I never will”. E quando o Voldemort, de verdade, chega, ele caminha pelo teatro levando a morte consigo – preparando-se para a clássica cena em que matará James e Lily Potter. Nós presenciamos o ataque sem vê-lo, e é igualmente doloroso. Ouvimos os gritos, vemos os clarões verdes dos feitiços. Dói ver Harry sofrer ao presenciar aquilo, sentir a força do momento. Mas é lindo Albus segurando sua mão. Gina a outra. Ambos o amparando. E então tudo termina. Hagrid está ali para buscar o pequeno Harry Potter e levá-lo embora, para morar entre os trouxas.
Foi lindíssima a cena final de Harry Potter e Albus Severus Potter na colina onde Cedrico Diggory está enterrado – quer dizer, mais ou menos o que esperávamos, mas ainda calmo, ainda sutilmente levando a uma solução. Harry e Albus precisam se conhecer, precisam se abrir, porque eles certamente se amam. E eles dão os seus primeiros passos, o que é revigorante. Harry promete ser um melhor pai. Albus promete ser um melhor filho. “That thing I said to you – it was unforgivable, and I can’t ask you to forget it but I can hope we move past it. I’m going to try to be a better dad for you, Albus”. Finalmente Harry se abre, é honesto com seu filho como Gina pediu que ele fosse durante a peça inteira! “[…] the thing that scares me most, Albus Severus Potter, is being a dad to you”. E é belíssimo. Respiramos aliviados porque nós sabemos que o Harry é uma pessoa boa, com todos seus defeitos e seus sofrimentos. Albus é um filho ótimo e uma pessoa repleta de potencial, que só quer ser ele mesmo, e por isso mesmo tem o poder de ser surpreendente. Um Potter Sonserino. Com um belíssimo futuro pela frente…
“I think it’s going to be a nice day”
“So do I”

Para outras postagens de Harry Potter, clique aqui.
Para mais postagens de Harry Potter and the Cursed Child, clique aqui.


Comentários

  1. Estes textos foram maravilhosos... kkk

    É bom ler algo sobre o livro com uma visão bem mais otimista, ao contrário de vários comentários na internet de 'fãs' dizendo que foi um desastre total.

    Acredito que seja um bom livro, se isolarmos ele dos outros sete.
    Agora se for pra comparar...

    A começar pela viagem no tempo (o que adoro), mas não faz sentido se todos os Vira-Tempos foram destruídos em a Ordem da Fênix.

    Não consigo, ainda, absorver que Delphi seja filha de Voldemort. Riddle (das palavras de Dumbledore) chegou ao limite da maldade humana, simplesmente não o vejo sendo pai, ou tendo uma relação sexual com alguém. Por mais que Belatriz o idolatrasse, não acredito que o sentimento fosse recíproco. E também não vejo espaço na trama dos sete livros de Harry Potter para que algo assim acontecesse... Houve de fato, tempo o suficiente para Belatriz passar por uma gestação e dar a luz à esta 'criança amaldiçoada' minha gente?!?!

    Conclui-se em alguns sites que a 'criança amaldiçoada' seja a Delphi. Mas pensando no trauma que é ser Scorpius ou Albus, é bom repensar na real identidade deste ser. kkk

    Enfim, a desconstrução de alguns personagens... como Harry, sendo um pai terrível e aquele desabafo com o quadro de Dumbledore - desnecessário - fico mais confortável em pensar que tudo o que precisava ser dito entre os dois já foi escrito no capítulo King's Cross de Harry Potter e as Relíquias da Morte.

    Concluindo, amei a relação do Albus com Scorpius... Amei a ironia que é, odiar o Harry e admirar tanto o Draco. Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente concordo com você. Eu sou otimista sim, e eu digo que eu adorei. Não é a mesma coisa dos outros 7 Harry Potters, não é mesmo, mas ainda assim é muito gostoso. Eu li com paixão. É bom estar de volta. E temos que pensar que é outra mídia, certo? Ainda que tenha LIDO e fosse impresso, é uma história escrita para o teatro, e eu imagino o quão lindo não ficou de se ver no teatro! Além de que essa coisa de viagem no tempo e voltar a momentos tão importantes como o Torneio Tribruxo é um tributo incrível à série como um todo! Nos permite revisitar eventos, e eu acho que talvez essa tenha sido a intenção. Eu adorei! :P

      Realmente, trocar a admiração de Harry pelo Draco é ótimo. Mas Albus e Scorpius, NÃO TEM MELHOR no livro. Aqueles dois foram realmente o que mais me impressionou, eles são fantásticos e têm uma belíssima relação. E eu adoro o Scorpius haha

      Muito obrigado pelo comentário! Bom receber um feedback!

      E falando na identidade da Criança Amaldiçoada, você leu esse texto aqui? http://paradatemporal.blogspot.com.br/2016/08/harry-potter-and-cursed-child-quem-e.html

      Até mais :D

      Excluir

Postar um comentário