Harry Potter and the Cursed Child, Part 2 – Act 3 (Texto 2 de 2)


“When the dementors were – inside my head – Severus Snape told me to think of you”
Parece quase que o terceiro ato de Harry Potter and the Cursed Child se divide em duas partes. Primeiro nós temos o eletrizante momento todo em que Scorpius Malfoy pode brilhar e protagonizar. Embora eu acredite que ele brilhe e protagonize do começo ao fim! É um assustador mundo controlado por Lord Voldemort que nos mostra como todos os detalhes são importantes para a construção da história como a conhecemos. Como em O Som do Trovão, quando retornamos para o passado e matamos, acidentalmente, uma borboleta, e ela significa toda a extinção da humanidade. Isso não está tão longe da realidade, pelo o que as viagens no tempo da ficção e a Teoria do Caos nos indicam. Quer dizer, Efeito Borboleta foi construído inteiramente em cima disso, e nós podemos ter uma boa noção do que acontece. Então depois que Scorpius consegue colocar tudo de volta nos eixos, depois de cenas desesperadoras e muito suspense, nós estamos no mundo da história oficial, em que Albus Potter existe e está na Grifinória. Tudo como deveria ser. Tudo como ansiamos que fosse nos trazido de volta o mais rápido possível.
Então temos coisas importantes sendo ditas. Acho que o momento em que seria a bronca de Harry a Albus foi marcada pela emoção e por muita coisa dita ao não se dizer nada. Foi rápido e verdadeiramente impactante. Albus explicou para o pai que estar na Sonserina não era o problema deles. Em um universo paralelo ele esteve na Grifinória e eles não estavam nada melhor por isso. Não. “Are you okay, Albus?” “No” “No. Nor me”. E então os sonhos e pesadelos de Harry Potter retornam, mostrando que ainda há perigo a ser enfrentado. Harry, criança, está em Godric’s Hollow com a Tia Petúnia, visitando o túmulo de seus pais. Flores e agradecimentos por todo lado, embora Petúnia os negue. Então Voldemort. E Albus Potter, por fim, emerge da capa de Voldemort. E aquelas palavras do roteiro que constam sempre do fim dos pesadelos: “Words said with na unmistakable voice. The voice of VOLDEMORT… Haaarry Pottttter”. E Harry tenta entender o que os sonhos lhe dizem. “I smell guilt, there is a stench of guilt upon the air”.
Todos ainda estão em perigo.
E, depois de tanto tempo, a cicatriz dói e Harry pode usar a Ofidioglosia.
Mas voltemos a Scorpius – a cena dele e de Albus no dormitório da Sonserina beira a perfeição, de tão fofa. NINGUÉM melhor que o Scorpius, NADA melhor que a amizade desses dois. Tipo o Scorpius contando sobre como tentou abraçar Rose ao vê-la de volta. O destemido, o corajoso, sem ansiedade! Albus está fofíssimo também em “You’re scary when you’re in a good mood, you know that?” e “I’m not sure being fearless is going to be good for your health”. Foi lindo o Scorpius contando sobre o “outro” Scorpius que conheceu no mundo dominado por Voldemort, e sobre como ele quis voltar porque sabia quem deveria ser e quem queria ser. E sobre a amizade? “You’re to thank for that as much as me. When the dementors were – inside my head – Severus Snape told me to think of you. You may not have been there, Albus, but you were fighting – fighting alongside me”. AQUILO ME ARREPIOU! Assim como Albus, que foi visivelmente tocado por aquilo. E o roteiro diz isso. E a fofura dos três é mesmo incomparável, e temos momentos tão simples e tontos como esse [mas que são lindos]:
“It’s time that time-turning became a thing of the past”
“You’re quite proud of that phrase, aren’t you?”
“Been working on it all day”
Assim, começamos toda a preparação para a finalização do Terceiro Ato, que tem que ser impactante o suficiente, já que estamos muito próximos do final! Enquanto Scorpius e Albus desaparecem, os adultos se unem todos novamente em uma preocupação constante, e coisas se tornam mais claras. Como Delphi. É revoltante ir percebendo quem ela é e todo o seu plano, mas eu devo confessar que alguma coisa me deixou tranquilo. Porque eu não queria, de jeito nenhum, que o Albus ficasse com ela. Não gostava dele desde o princípio, mas podia ser só por achar que Scorpius era meio apaixonadinho pelo Albus mesmo. “Albus. I am the new past. I am the new future. I am the answer this world has been looking for”. Delphi já sabe o que deve ser feito para que o Reinado de Voldemort possa ascender. E, com o Vira-Tempo roubado de Scorpius e Albus, ela tem o poder de fazê-lo. E, de volta ao St. Oswald’s Home for Old Witches and Wizards, eles descobrem algo assustador: que Amos Diggory não tem nenhuma sobrinha, porque nem ele nem sua esposa nunca tiveram nenhum irmão.
“We need to find out who she is – now”
Acho que esse é um dos momentos de maior tensão na peça inteira. Eu me tremo todo de angústia. Eita suspense bom! Pela sua interpretação da nova profecia (“When spares are spared, when time is turned, when unseen children murder their fathers: Then will the Dark Lord return”), Delphi acha que o próprio Albus precisa ser o que vai humilhar Cedrico e transformá-lo em Comensal da Morte. Então tenta obrigá-lo a fazê-lo. Fazer Cedrico aparecer montado nu em uma vassoura com penas rosas ou algo assim. Mas como ela tenta manipular Albus? ATRAVÉS DA TORTURA DE SCORPIUS! E aquilo não só é revoltante como perturbador. Lembrei-me de Hermione sendo torturada em Relíquias da Morte. A dor para Albus deve ser a mesma que foi para Ron Weasley. Dói ver aquele que você ama sofrer. E a Crucio é cruel! E a maneira como aquilo atinge Albus só prova o quanto o amor da amizade daqueles dois é forte e inquestionável. Por fim, Delphi usando impiedosa e friamente  um Avada Kedavra me causa calafrios.
“It took me a long time to discover your weakness, Albus Potter. I thought it was pride, I thought it was the need to impress your father, but then I realized your weakness was the same as your father’s: friendship. You will do exactly as you’re told, otherwise Scorpius will die, just like that spare did”.
TRIWIZARD TOURNAMENT, MAZE, 1995
A cena acontece depressa, e é eletrizante. Scorpius afirma que está disposta a morrer se isso significa que Delphi não vai conseguir trazer Voldemort de volta. Delphi voando, uma cena angustiante, só prova que ela é filha de Voldemort, remontando à cena chocante da perseguição em Relíquias da Morte. Achei digno o Cedrico Diggory aparecer, como o jovem bonito e de bom coração que é, para salvar Albus e Scorpius de Delphi no Labirinto. A boa pessoa, íntegra e lufana, que sempre foi! E o Albus dizendo para ele que seu pai lhe ama me tocou profundamente. É triste deixá-lo caminhar para sua própria morte, mas necessário. E então o ato acaba de forma eletrizante e você não sabe as proporções que vai tomar na última parte. Delphi resolve mudar o Passado por sua própria conta. O Vira-Tempo é destruído e os garotos ficam presos em 1995, enquanto ela foge voando. E os adultos descobrem tudo o que deve estar acontecendo, A FILHA DE VOLDEMORT. “Voldemort had a daughter?” Bem. Sim. “Welcome, Augurey”.
Então nós nos seguramos para a última parte. ÉPICA. Certamente.
“I will rebirth the Dark. I will bring my father back”

Para outras postagens de Harry Potter, clique aqui.
Para mais postagens de Harry Potter and the Cursed Child, clique aqui.


Comentários

  1. You’re to thank for that as much as me. When the dementors were – inside my head – Severus Snape told me to think of you. You may not have been there, Albus, but you were fighting – fighting alongside me

    AUNCH <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário