Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança

A long time ago, in a galaxy far, far away...


Momento de grande vergonha e de confissões: assisti essa semana, pela primeira vez a Star Wars – mas não me julguem demais. Eu já assisti várias cenas e conheço muito da história. Não é como se eu fosse um total leigo… cara, que arrependimento, não pensem muito mal de mim! Mas agora assisti ao filme inteiro. E me apaixonei. Como não gostar de uma história dessas? O filme tem alguma coisa que te encanta e te prende… seja lá o que for, te faz querer ver mais e mais, e te deixa com um sentimento bom no fim do filme… aquele sentimento de que valeu a pena.
E esse filme foi feito em 1977. Notamos pela precariedade de cenários, e efeitos especiais. Mas parte da mágica do filme está nessa simplicidade toda… e para quem me conhece já sabe: sou um grande fã de filmes dessa época (tá aí De Volta Para o Futuro que não me deixa mentir!). É legal ver como toda a história se iniciou no cinema… e para quem não sabe, foi assim mesmo a organização: os episódios IV, V e VI foram os três primeiros filmados, e 16 anos depois foram produzidos os episódios I, II e III. Dizia-se que naquela época viram que a segunda trilogia parecia ter uma história mais interessante… e optaram por filmá-la no lugar da primeira…
Star Wars Episode IV: A New Hope (Uma Nova Esperança) foi incialmente conhecido apenas por Star Wars, até que o subtítulo fora acrescentado em 1981, depois do lançamento do episódio seguinte, O Império Contra-Ataca (porque George Lucas não tinha certeza de que chegaria a filmar as seqüências... até parece!). Foi a maior bilheteria de 1977, arrecadando 775,3 milhões de dólares (em um filme de orçamento de apenas 11 milhões!). Atualmente é a 34ª maior bilheteria da história do cinema.

O filme começa nos apresentando os robôs C-3PO (interpretado por Anthony Daniels) e R2-D2 (Kenny Baker), e com citações e pequenas aparições da Princesa Leia (Carrie Fisher). Apenas mais tarde somos apresentados ao famoso Luke Skywalker (interpretado por Mark Hamill) – e não tem como não gostar do personagem e torcer por ele. Jovem, traz um tom de inocência ao filme, e é bonito de se assistir… após graciosas cenas em que R2 tenta completar sua missão, conhecemos Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness), responsável por ótimas cenas do filme, aquele que ensina sobre os Jedi e sobre a Força para Luke… e após ver tudo o que possuía ser destruído, Luke parte com Obi-Wan para Alderaan, com a ajuda do piloto Han Solo (Harrison Ford). Solto por aqui: como não gostar de Darth Vader? Quer dizer, ele é uma grande marca de Star Wars, e fascina assistir suas cenas! Interpretado por David Prowse (que usou as vestes) e James Earl Jones (que deu voz ao personagem).
É adorável ver como toda a história é uma só, como os episódios de Star Wars não são independentes… amo as citações das Guerras Clônicas (que por alguma razão me chamam muito a atenção!), e simplesmente me emociona ver Luke receber o Sabre de Luz de seu pai… sei lá qual a razão, mas aquilo faz meu coração se agitar… “É a arma de um cavaleiro Jedi”. E é quase engraçado assistir as mentiras de “Seu pai foi morto por Darth Vader”… já disse que eu gosto demais do Darth Vader?

R2-D2 e C-3PO são simplesmente incríveis (ainda mais para mim, tão apaixonado por robôs como sou!), e é ótimo ouvir Kenobi dizer a fala super clássica (que ouvimos até hoje em vários filmes e séries): “These aren’t the droids you’re looking for”. Meus olhos brilharam ao ouvir isso… e como não vibrar quando a Força começa a ser citada? É muito ver ver Luke começar a ter contato com a Força… e ver que isso já o ajudou muito no fim desse filme mesmo… cenas maravilhosas! The Force will be with you. Always.
Algumas outras cenas que se destacam: a fala de Obi-Wan “Who is more foolish? The fool or the fool who follows it?” (muito conhecida, muito utilizada); C-3PO salvando os demais, presos e quase sendo esmagados pelas paredes do lixo… “Look at that, R2, they’re dying!” (cena engraçadíssima); e a fantástica cena em que Obi-Wan e Darth Vader duelam… e fica aquela dúvida: “Por que Obi-Wan se deixou vencer ao ver Luke chegar?”. Pois é… amei a luta! É muito verdade o que se diz: os Sabres de Luz são armas de um tempo mais civilizado… como não se admirar com elas?



Só vou dizer: Star Wars é ótimo. E se você é um nerd com orgulho (como eu), você tem que assistir. E se não for, do mesmo jeito! Porque nerd não é aquele de óculos imensos e cabelo lambido de quem ninguém gosta… isso é preconceito. Nerds somos nós, fanáticos por filmes, séries, livros… que ficam fascinados ao conhecer outras pessoas que viram BTTF (aconteceu comigo essa semana!)… e eu tenho orgulho de ser um desses!

And may the Force be with you.

Comentários