Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor…


Hoje comemoramos o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. E para amantes de livros ou escritores (como eu, ambos os casos), isso é bastante importante. Um dia muito significativo. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO, que ocorreu entre os dias 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995. Foi escolhido o dia 23 de Abril, porque nessa data, no ano de 1616, morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. E em outros anos, nessa data nasceram ou morreram outros escritores importantes.
E num dia como esse, Dia Mundial do Livro, como não se lembrar de tantos livros queridos, lidos e relidos por nós, leitores incontroláveis? Como não se deliciar ao lembrar das aventuras mais emocionantes e bonitas que já vivenciamos em páginas e mais páginas? Dos mundos que conhecemos sentados numa cama, com um livro no colo? E conhecemos vários mundos dessa maneira… mundo, submundo… humanos inacreditáveis, bruxos, extraterrestres, criaturas mitológicas…
Vivenciamos guerras, roemos unhas em aflição, preocupados com o que podia acontecer com nossos protagonistas preferidos. Choramos quando um personagem querido morreu… tentamos esconder uma lágrima ao ver Fred caindo em batalha, para salvar Hogwarts… vibramos e aplaudimos, ao ver Molly duelando com Belatriz… choramos porque séries que amamos chegaram ao seu fim…
Se nos perguntam: onde você estava no fim de semana passado? Facilmente a gente responde: dentro de um guarda-roupa… tinha um mundo inteiro lá… e era lindo. Ou quem sabe: estudando em Hogwarts… as provas finais estão se aproximando e eu estou preocupado… dizem que os exames finais de Hogwarts são de matar… ou ainda: o Sr. Poe me levou para morar com outro parente, mas não deu certo. Agora estou fugindo da polícia, acham que eu sou um assassino…
E em qualquer um desses casos: É A MAIS PURA VERDADE. Afinal era onde estávamos… vivemos cada uma dessas coisas, de verdade. Porque Harry, Rony e Hermione não passaram por tudo aquilo sozinhos… assim como Violet, Klaus e Sunny também não… nem Percy, Grover e Annabeth… porque milhares de leitores assíduos estavam com eles…
E agora pare. Você pensou em todos os mundos que conheceu sem sair de seu quarto. Certo. Agora lembrem-se do primeiro livro que tiveram em mãos, que compraram, ganharam, ou pegaram na biblioteca. Lembrem-se do primeiro livro que leram, e como se sentiram naquele momento… lembrem-se de como é despertar para um novo mundo: o mundo dos leitores.
E convide aqueles que ainda não descobriram esse mundo, a virem se juntar a você. Porque não há no mundo nada melhor do que ler. Nada melhor do que visitar mundos, viver várias histórias, sem se preocupar com mais nada… porque isso faz parte do que eu sou, e pode fazer parte de quem você é. Se faz, me responda: não é a melhor coisa do mundo? Mantenham o hábito da leitura. Meu avô dizia: o que você aprende sempre estará com você. Ler é uma dádiva, um dos melhores vícios que podemos adquirir. Sim, porque ler também é um vício. Então vicie-se. Leia um livro por semana, um livro por dia… ou um livro por mês. Mas leia, e assim você irá longe… de verdade.

Feliz Dia Mundial do Livro!

Comentários