De Volta Para o Futuro… no início – A geladeira e Eric Stoltz!

  
Bem, para você, fã alucinado de De Volta Para o Futuro como eu, não é nenhuma novidade que a idéia original não trazia o DeLorean a 88 milhas por hora como origem da viagem no tempo, mas sim uma geladeira, que funcionava com Coca-Cola! E que Michael J. Fox estava muito ocupado com Family Ties e o papel de Marty McFly começou a ser interpretado por Eric Stoltz…
Agora para você, que está conhecendo a trilogia através do blog, ou de qualquer outro jeito, ou que acabou de assistir o filme e achou legal… é bom ter um pouco de conhecimento sobre como tudo surgiu, não é? Vamos lá, vamos aos detalhes:

Primeiro Roteiro, escrito por Robert Zemeckis e Bob Gale, em 1980

A viagem no tempo não acontecia no ano de 1955 e sim no dia 11 de março de 1952. Então o presente de Marty McFly era 1982 e não 1985. McFLy era músico iniciante e para ganhar alguns trocados pirateava vídeos.
Sua mãe era Elieen Baines e não Lorraine. Sua namorada chamava Susan e não Jennifer. Dr. Brown era o Professor Emmet L. Brown. Em 1952 ele trabalhava na Universidade e a cidade de Hill Valley não existia. Já no presente, Professor Brown vivia em um teatro abandonado. Como companhia ele tinha um macaco chamado Shemp – ao contrário do original que é um cão chamado Einstein.
Neste teatro, Doc construiu um aparelho para dar energia a sua máquina do tempo – que era uma geladeira! Mas ainda faltava um ingrediente para a máquina funcionar, até que Marty acidentalmente derruba coca-cola. A partir deste momento a máquina começava a funcionar a base de Coca-Cola (curioso é que um dos patrocinadores do filme original é a rival Pepsi). A máquina então, sendo uma geladeira, não tinha como programá-la. Havia somente botões com sinais de mais e menos para mandar a máquina para o passado ou futuro. A distância da viagem era baseada na quantidade de energia carregada.
Marty apostava em jogos e estava louco para descobrir resultados futuros. Acidentalmente, Agentes do Governo Americano atiraram em Doc – no original são os líbios os autores do disparo. A morte de Doc, Marty grava em uma fita de som. Ele assustado pula na geladeira e é transportado para o passado... (Cara… pula na geladeira?!)
...no passado sua mãe Elieen mora na mesma casa que Marty mora no futuro. Eles se encontram quando ele corre desesperado para a porta de casa e ao ver a mãe jovem, desmaia – como no original ela se apaixona por ele. Doc então é chamado ao local, pois seu nome estava em uma página de lista telefônica que Marty tinha nos bolsos. Não era Calvin Klein seu nome no passado e sim Marty Lewis. Depois de recuperado ele resolve ir para o colégio, onde encontra Elieen e Biff, este pela primeira vez. Também presencia o quase primeiro encontro de seus pais; isto ocorre quando George ao convidar Elieen para o baile "Primavera em Paris" – e não "Encanto Submarino" – derruba seu próprio leite o que acaba chamando a atenção da moça. Mas Marty acaba distraindo George, que falha em sua cantada.
O restante do filme é quase idêntico ao original. As únicas alterações são que Marty volta ao futuro em um teste nuclear e ao chegar no presente ele próprio está mudado e seu pai é um lutador de boxe – ao contrário de escritor de contos alienígenas.

Segundo Roteiro, escrito por Robert Zemeckis e Bob Gale, em julho de 1984

Neste outro roteiro, sua mãe Elieen tem o nome agora de Lorraine – como no original. Doc é conhecido como Dr. Brown ou Dr. Jennifer, namorada de Marty, continua sendo Susy.
Marty já não pirateava mais vídeos e seus irmãos chamavam-se Dave e Linda. No filme original Marty tem medo de falhar, mas neste roteiro o medo dele é de subir no palco. A cidade não é Hill Valley e sim Elmdale e seu sonho de consumo não é a pick-up Toyota e sim um Camero Z-28.
Ao ir para o estacionamento, Marty leva consigo uma filmadora e a máquina do tempo é um Delorean. O companheiro de Doc já é um cachorro, só que um da raça são-bernardo e não um sheep. Neste roteiro a morte do professor já é ocasionado pelos líbios e pelo mesmo motivo: roubo de plutônio.
As cenas seguintes são quase iguais. Já no passado, Lou – do Lou´s Cafe – reclama que o dinheiro de Marty é de 1978 e não 1955 – possivelmente vendo o ano na nota. Ao ver seus pais ele acaba estragando o primeiro encontro deles. Apaixonada, Lorraine convida Marty para o baile, só que ele recusa. Mas ao saber que Lorraine convidara Biff ele usa o truque do Darth Vader para que o grandalhão mude de idéia e não apareça. Mas ao sair da casa de Biff alguém observa Marty e conta a verdadeira identidade do "alien". Já no baile que ainda era "Primavera em Paris", George beija Lorraine, Marty toca "Around the Clock", mas no momento do beijo ele fica paralisado pelo medo de subir no palco.
Depois do baile, Marty vai ao encontro do professor no teste nuclear em Nevada. Quando volta, o Delorean quase atropela os turistas que visitavam o local dos testes nucleares.

Terceiro Roteiro, escrito por Robert Zemeckis e Bob Gale, em outubro de 1984

O início do filme mostra Marty assistindo um vídeo em sala de aula sobre testes nucleares dos anos 50. Mas ele não presta atenção e passa o tempo todo ouvindo música em seu walkman. Mr. Strickland o manda para detenção, mas Marty consegue fugir e vai para o teste de sua banda. Como no original, ele falha. E neste, sua namorada tem o nome de Suzy Parker.
O Capacitor de Fluxo chama-se Capacitor de Campo Temporal e a data histórica – de como Doc visualiza o capacitor – é de 19 de março de 1955. Mas o professor não bate a cabeça para visualizá-lo. O que acontece é que batem na cabeça dele com uma garrafa ao tentar se aproveitar de uma mulher, em uma festa em sua própria mansão.
A placa do Deloren é "NOTIME" – sem tempo – e não "OUTATIME" e a data do famoso raio é 26 de Março de 1955 às 10:02 e não 12 de novembro de 1955 às 10:04.
Ao voltar para o presente, Marty descobre que sua família está de mudança, pois George virou um escritor renomado. E seu carro tem a placa "Marty1".

Vemos como a evolução dos roteiros foi se aproximando cada vez mais do original, não? A história do Teste Nuclear em Nevada até pode ser interessante, mas a verba era meio escassa, e uma sequência dessa sairia cara. Por isso, foi trocada pelo raio, o que ficou muito melhor. Os próprios roteiristas admitem que essa escassez de verba, que obrigou a realização de uma cena mais barata, foi ótima, pois a sequência do raio é maravilhosa! Quem não lembra-se de Doc pendurado no relógio? Até mesmo quem não viu o filme…


Eric Stoltz interpretando Marty McFly
E agora sobre o personagem de Marty McFly. Vocês sabiam que Marty nem sempre fora Eric Stoltz? Bem, há alguns lugares na internet em que se lê que a primeira opção para Marty fora Eric. BEM, ISSO É MENTIRA!
Vou explicar, vou explicar. Vou explicar a verdade, e a razão de tais boatos.
Primeiro lugar: Michael J. Fox sempre foi a primeira opção para o papel de Marty McFly. Acontece que quando as filmagens para o filme começaram, Michael estava ocupadíssimo em sua série de TV, Family Ties, e não havia como participar do filme. Portanto, o personagem foi interpretado por Eric Stoltz por aproximadamente cinco semanas.
E não é que Eric não seja bom ator (fãs dele, não é o que estou dizendo), mas ele não era Marty. Os produtores não viram nele o adolescente com certa veia cômica que esperavam para o personagem. E após muitas cenas gravadas, Michael J. Fox acabou assumindo o papel. E por isso, todas as cenas tiveram que ser regravadas. E tudo mudou drasticamente, até o figurino de Marty.
E é assim que temos o Marty que conhecemos e amamos. Michael J. Fox chegou a trabalhar 20 horas por dia, nas filmagens de Back to the Future e Family Ties! Isso é que é querer o papel, não? Ainda bem que ele fez isso. Não tem como imaginar BTTF sem Michael.
E sempre tivemos muitas imagens de Eric Stoltz como Marty McFly, mas nunca vídeos. E pela primeira vez, ano passado, como comemoração dos 25 anos da trilogia, foi lançado o blu-ray. E, ora! Temos as primeiras imagens de Eric Stoltz interpretando Marty McFly! Para os fãs, é algo grandioso, sem dúvida. É claro que preferimos Michael, mas já nos adaptamos a ele (durante 25 anos), mas é interessante assistir aos vídeos.
Bom, galera, era isso o que eu tinha por hoje. O mês está chegando ao fim, e está chegando a hora de dizer tchauzinho para essa trilogia fantástica. Mas ela se mantém no meu coração e espero que no de vocês. E vocês sabem que eu não me agüento, logo tenho mais alguma postagem sobre os filmes! Mas… ainda falta quase uma semana para o mês acabar, ainda tenho mais algumas matérias interessantes preparadas aqui. Até mais!
Chegada de Marty na lanchonete
Sério? Para mim, essa foto dos irmãos é melhor do que a versão Michael!
Marty e Doc

Comentários

  1. Muita maldade o que esse pessoal fez com o Stoltz, que e um excelente ator

    ResponderExcluir

Postar um comentário