Curiosidades “De Volta Para o Futuro, Parte I”


Essa semana, algumas curiosidades da trilogia, separada em três partes, como os filmes, para ficar mais fácil de acompanhar. Algumas coisas são extremamente engraçadas, algumas são apenas algumas pequenos detalhes, mas são esses detalhes que fazem de Back to the Future tão grandioso…

- Fácil de notar. Logo no começo do filme, nos créditos iniciais, são mostrados os relógios de Doc Brown; em um deles, vemos um homem pendurado em um dos ponteiros, como o próprio doutor fica, em 1955, no fim do filme.

- Sabe aquela pick-up que Marty escolhe no começo do filme para “ajudá-lo a chegar à escola” (ao som de Power of Love)? É, seu motorista é ninguém menos que Steven Spielberg, produtor do filme!

- Marty viaja no tempo para 5 de novembro, mesma data da viagem no tempo do filme “Um século em 43 minutos”. Coincidência? Provavelmente uma citação. Agora uma coincidência: desse filme, Mary Steenburgen (sim, Clara Clayton!) fez parte do elenco!

- O filho do fazendeiro Peabody é chamado de Sherman, nome de um menino viajante do tempo num desenho de Jay Ward chamado “The Bullwinkle Show”, de 1961. O cachorro que tinha sua máquina do tempo era chamado de Mr. Peabody.

- O cinema em 1985 está exibindo uma sessão dupla: "A boys life", que era o título de produção do filme "E.T." de Steven Spielberg, e "Watch the Skies", que era o título de  produção de "Encontros Imediatos do 3º Grau", também de Steven Spielberg.

- O estacionamento onde Marty encontra o Dr. Brown no começo do filme, se chama "Twin Pines Mall" ("Shopping Pinheiros Gêmeos"). Dr. Brown comenta que o velho fazendeiro Peabody era o dono daquele terreno e que ele costumava plantar pinheiros. Quando Marty volta no tempo, ele passa por cima de um pinheiro com o DeLorean. Quando ele volta ao estacionamento no final do filme, a placa do estacionamento mudou para "Lone Pine Mall" ("Shopping Pinheiro Solitário").


- Em 1955, Lorraine chama Marty de Calvin Klein (para quem não sabe, uma marca de cuecas), pois é o que está escrito em sua cueca (“nunca tinha visto uma cueca roxa antes, Calvin”).

- Em 1955, na casa de sua mãe, Marty assiste ao seriado de Jackie Gleeson, exatamente o mesmo episódio que seu pai assistia em 1985, e que Marty diz já ter assistido em uma reprise. Acontece que o episódio estava estreando em 1955…

- Em 1955, Marty entra no quarto de George vestido de "Darth Vader", um Extra-Terrestre do  planeta Vulcano, e toca uma fita de Van Halen para acordar George. Como todos sabem, Darth Vader é um personagem de "Star Wars" e Vulcano é o nome de um planeta de "Star Trek". E a mãozinha… do Spock!

- Quando Marty volta a 1985, ele encontra um mendigo deitado num banco e o chama de "Red". "Red Thomas" era prefeito em 1955.

- O rádio no quarto de Marty toca "Back in Time", de Huey Lewis and the News, que escreveu e gravou algumas músicas para o filme. Prestem atenção à letra (ótima, diga-se de passagem)!

- Podemos ver que a carta que Marty deixa para Brown em 1955 foi reescrita (coisas de produção), e foi usada uma diferente em 1985; podemos ver que o conteúdo em si é o mesmo, mas as palavras podem estar em linhas diferentes, e a assinatura de Marty é um pouco diferente também.

- O jurado da "Batalha das Bandas", que fala que Marty toca muito alto, é Huey Lewis.

- O roteiro do filme não dizia que Marty tinha que bater a cabeça várias vezes, quando abria a porta "asa-de-gaivota" do Delorean. Isso foi improvisado durante as filmagens, porque  o mecanismo da porta começou a falhar.

- Como Marty e o Dr. se conheceram e se tornaram amigos? A única explicação "oficial" (isto é, escrita por Robert Zemeckis e Bob Gale) está no 4º esboço do roteiro de De Volta Para o Futuro. Os detalhes são vagos e resumem-se a uma história que Marty conta à sua namorada: "Alguns anos atrás, Doc apareceu na minha casa e me chamou para limpar sua garagem. Ele me pagava 50 paus por semana, me dava cerveja grátis e deixava que eu mexesse na sua coleção de discos -- ele tinha uma ótima coleção."

- A música "Johnny B. Goode", que Marty toca no baile Encanto Submarino em 1955, foi escrita por Chuck Berry em 1958. Lembra que o vocalista dos Starlighters, Marvin Berry, liga para o seu primo enquanto Marty está tocando? Pois é, parece que agora sabemos de onde Chuck Berry tirou a inspiração para compor "Johnny B. Goode".

- Pequeno erro, ninguém é de ferro: Em 1955, Marty toca uma Gibson ES-355, um modelo que não existia antes de 1959.

Fonte: Back to the Future - O Site (clique aqui)

Comentários

  1. aos 9:23 do filme tem uma placa em um carro verde estacionado escrito "For Mary"

    ResponderExcluir
  2. Foi o primeiro filme que vi no cinema, tinha 9 anos, foi demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperando a Cinemark exibir no "Clássicos" para poder ir ao cinema! <3

      Excluir

Postar um comentário