Upload: Realidade Virtual 2x01 – Welcome Back, Mr. Brown

De volta a Lakeview!

Um retorno interessante, mas muito menos leve do que talvez esperávamos – assim como também o foi a conclusão da primeira temporada. Oficialmente anunciada como uma comédia, “Upload: Realidade Virtual” deu uma guinada mais “sombria” rumo ao fim da primeira temporada, e mantém um tom de melancolia e mistério nesse retorno. “Welcome Back, Mr. Brown” segue as consequências das últimas coisas que vimos no último Finale: Nora aceita a ideia do pai de fugir para uma comunidade ludista, longe de qualquer tipo de tecnologia, porque quem quer que esteja por trás da morte de Nathan também está atrás dela; Nathan, por sua vez, desperta semanas depois de acabar seus 2GB e descobre que algumas coisas estão mudadas; e Ingrid…

Bem, descobrimos que ela mentiu para o Nathan. E para a gente!

Uma das informações mais bombásticas e inesperadas do fim da primeira temporada era que “Ingrid tinha feito upload para ficar com Nathan”. Me pergunto se sempre foi a ideia do roteiro que aquela fosse uma “pegadinha” e que ela estivesse mentindo, no fim das contas, ou se essa foi uma decisão tomada no hiato entre a primeira e a segunda temporada. De qualquer modo, Ingrid quer que Nathan acredite que ela fez upload por ele: por mais doentio que isso seja, ela espera que isso faça com que ele acredite que tem a “responsabilidade” de estar com ela ou qualquer coisa assim… mas é bastante difícil, é claro. Se Ingrid já estava tomando conta de tudo e agindo como “dona” de Nathan do lado de fora, agora que ela está do lado de dentro tudo está muito pior.

Nathan, por sua vez, está completamente distraído, e parece que ele não consegue expressar todo o carisma que o personagem tinha na primeira temporada – o fato de ele estar preocupado constantemente parece pesar sobre ele. Sentindo-se sufocado com Ingrid e sem ter qualquer notícia de Nora, Nathan parece outro… confesso que eu fiquei com muita pena do Luke, que estava tão entediado sem ele e tão feliz quando ele finalmente reapareceu, mas o Nathan praticamente não lhe deu nenhuma atenção durante todo o episódio – e, sabe, eu gosto do Luke. Ao menos eventualmente o Nathan compartilhou com o Luke os seus segredos, e talvez o amigo não esteja tão preparado para lidar com todas aquelas coisas. É demais para um upload se preocupar.

Em paralelo, acompanhamos bastante de Nora conforme ela deixa para trás toda a sua vida com tecnologia e se junta a uma comunidade – que, de certa maneira, parece preocupante. Eu não sei, talvez seja o trauma que desenvolvemos ao longo de anos acompanhando esse tipo de produção, mas eu estou só esperando que haja alguma coisa muito errada nos ludistas em algum momento… achei que seria a partir daquele pastor (acho assustadora essa coisa de religião/seita e se isso tiver força na comunidade, é definitivamente um problema), mas por enquanto parece que isso não é o principal – e Nora parece estar gostando de viver ali, dentro do possível. Ao menos é legal lidar com a terra, plantar o próprio alimento e comer comida que não é impressa pela primeira vez…

Ali, entre os ludistas, Nora conhece Matteo – e, novamente, eu fiquei com um pé atrás. O Matteo é bonito, e ele parece ser um cara bacana… mas eu sei que “Upload: Realidade Virtual” não vai abandonar o romance de Nora e Nathan, e para não correr o risco de dividir a audiência e fazer com que uma parcela do público torça por Matteo, tem grandes chances de o roteiro ter colocado algo de muito errado em Matteo, que vamos descobrir só mais tarde… talvez eu esteja errado, é claro, isso sou eu fazendo projeções. De todo modo, conforme as semanas avançam, Nora começa a parecer mais à vontade entre os ludistas, e ela já sabe que Matteo gosta dela – embora ela seja sincera com ele. Quando ela achar que Nathan seguiu em frente, no entanto, o que ela vai fazer?

Quando vai para a cidade, para colocar cartas da comunidade no correio (!), Nora aproveita um óculos VR para dar uma olhadinha em Nathan… e, naturalmente, chega no momento mais inapropriado possível. Nathan e Ingrid estão tendo uma conversa sobre como Nathan se apaixonou, sim, por outra pessoa em seu tempo em Lakeview, e Ingrid fala sobre como fez o upload para estar com ele e quer “reconquistar o seu amor” e os dois acabam se beijando. Para Nora, que assiste ao beijo e não sei o quanto ouve, fica parecendo que o Nathan já a esqueceu e está com Ingrid… para a gente, no entanto, fica evidente essa artimanha absurda de Ingrid, que mentiu a respeito de ter feito um upload: no fim das contas, ela continua viva. Vamos ver o que essa temporada tem a oferecer!

Estou feliz de estar de volta!

 

Para mais postagens de “Upload”, clique aqui.

 

Comentários