Friends 1x02 – The One with the Sonogram at the End

“I don’t know but I think it’s about to attack the Enterprise”

QUANDO O ROSS DESCOBRE QUE A CAROL ESTÁ GRÁVIDA! Exibido em 29 de setembro de 1994, “The One with the Sonogram at the End” é o segundo episódio de “Friends”, e é mais um episódio delicioso da série! Como eu comentei na minha review sobre a estreia de “Friends”, eu nunca vou poder comentar a série como se fosse a primeira vez que eu estivesse assistindo… isso aconteceu há muitos anos, e eu já assisti tantas vezes desde então, que eu vou sempre ser influenciado pelo que eu conheço da história, das piadas (que ainda sempre me fazem rir) e dos personagens, que eu já amo profundamente. Aqui, vemos Rachel dar um passo importante que encerra a trama do episódio anterior, vemos Ross fazer uma descoberta e entendemos um pouco da relação de Monica com os pais.

Devo dizer que a relação da Monica com os pais é desesperadora, se estivermos no lugar dela, mas é tratado com humor por ser uma série de comédia e eu acho impossível não acabar gargalhando com as situações! Já me divirto com a Monica toda alvoroçada e paranoica no início do episódio, arrumando o apartamento, deixando tudo no lugar e afofando as almofadas porque “os pais dela estão chegando”, e entendemos perfeitamente o motivo de tanto pânico quando os pais chegam… quer dizer, tudo o que eles dizem durante o jantar! E Monica está hilária tentando fazer com que Ross conte o que ele tem para contar, para que a atenção saia um pouquinho de cima dela, e a maneira como os pais encontram uma maneira de voltar para cima dela mesmo assim…

O que Ross descobriu é que Carol está grávida. Ele ainda não conseguiu lidar bem com o fato de que seu casamento terminou recentemente porque sua ex-esposa é lésbica, e agora ele descobre que vai ter um filho e que seu filho será criado por Carol e Susan: ele se pergunta qual exatamente será o seu papel nessa relação… afinal de contas, ele segue sendo o pai. A história rende aquele momento famoso do Ross com a pose de um homem das cavernas no museu, quando Carol conta para ele a “novidade”, e os amigos têm reações diferentes, nenhum deles sabendo bem o que dizer… afinal de contas, tem alguma coisa que se pode dizer? Eu me divirto com o “Hi” triste do Ross chegando no apartamento, que é o mesmo “Hi” triste do Piloto, depois do fim do casamento.

Rachel, por sua vez, precisa enfrentar Barry: o homem que ela abandonou no altar. Para isso, ela procura pela aliança para poder devolvê-la, e se dá conta de que a derrubou dentro da lasanha quando ajudou Monica mais cedo (amo a cena de todos procurando a aliança, da Phoebe contando que a achou bem na hora que o Ross dá a notícia de que será pai e do Joey comendo a lasanha depois). O encontro com Barry também é uma quebra absurda de expectativa, porque ele está muito bem – nada como o Ross depois do fim do casamento, até porque ele está saindo com Mindy, uma das damas de honra de Rachel (!), a quem a Rachel faz uma ligação desaforada, possivelmente infantil, mas hilária no fim do episódio… o que a faz se sentir melhor.

O título do episódio se refere, naturalmente, à ultrassonografia do bebê de Ross, Carol e Susan. Toda a situação no consultório é profundamente desconfortável para os três, e será que eu estou muito errado em dizer que eu entendo o fato de o Ross querer que o seu filho tenha o seu sobrenome? Afinal de contas, ele vai ser parte da vida dessa criança, mesmo que Carol e Susan pareçam ter decidido tudo sozinhas! Toda a situação desconfortável que quase acaba em tragédia, no entanto, acaba sendo “superada” quando a médica aparece e os três escutam o coraçãozinho do bebê batendo pela primeira vez… naquele momento, nada é mais importante do que aquele coraçãozinho batendo. E o Ross todo orgulhoso com a ultrassonografia e os outros não conseguindo ver nada?

Amo os comentários da Phoebe e do Chandler (como sempre).

E a Monica toda emocionada?! Fofos!

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários