Friends 1x01 – The Pilot

“Welcome to the real world. It sucks. You’re gonna love it”

Era 22 de setembro de 1994, e as pessoas não tinham ideia do quanto aquela série sobre seis amigos de 20 e poucos anos vivendo em Nova York marcaria a televisão para sempre. Há quem ame e aquelas pessoas (que eu nunca vou entender) que detestam “Friends”, mas a verdade é que não se pode negar o impacto que a série gerou. A maneira como o mundo parou para assistir ao último episódio, depois de 10 anos de história, por exemplo, ou a maneira como a série é assistida e reassistida até hoje. Eu, particularmente, tenho um carinho imenso por “Friends”. Eu já assisti à série mais vezes do que sou capaz de me lembrar, em diferentes momentos de minha vida, e ela segue me arrancando risadas mesmo com piadas e situações que eu já conheço de cor.

“The Pilot” (que também recebe o título de “The One Where It All Began” no DVD, além de ser ocasionalmente chamado de “The One Where Monica Gets a Roommate” ou “The First One”) é um episódio verdadeiramente DELICIOSO. Quando se trata de uma sitcom como “Friends”, os primeiros episódios, às vezes até mesmo a primeira temporada inteira (!), funcionam muito como um “teste”, enquanto a série está encontrando sua identidade e vendo o que funciona com o público… não é diferente com “Friends”. É quase estranho, embora sempre nostálgico e delicioso, acompanhar aos primeiros episódios de “Friends” e ver que o próprio tom e, principalmente, o ritmo dos episódios eram diferentes. Mas uma coisa funciona desde sempre: a química desses personagens.

“Friends” só um sucesso porque o grupo formado por Monica, Ross, Rachel, Chandler, Phoebe e Joey É MARAVILHOSO. Eu provavelmente nunca vou me lembrar exatamente de como é assistir a esse primeiro episódio sem conhecê-los, então eu meio que já os encho de projeções quando assisto novamente agora. Eu já rio de piadas da Phoebe sabendo quem ela será mais tarde, por exemplo, e não me lembro de como é assistir a esse primeiro episódio sem saber nada a respeito desses personagens… entendendo, conforme o episódio progride, qual é a relação entre eles e, principalmente, quais são as personalidades e as características de cada um. Como foi a sensação de quem se sentou em frente à TV exatamente no dia 22 de setembro de 1994.

Eu já tinha nascido… mas minha paixão por “Friends” veio mais tarde.

Phoebe tem, para mim, alguns dos melhores momentos da estreia, limpando a aura de Ross, lendo o pé de Monica, dizendo que entende pelo que a Rachel está passando ou naquele maravilhoso “I wish I could but I don’t want to”, que é meio que minha resposta para muita coisa nessa vida. Chandler já tem seus maravilhosos comentários sarcásticos em momentos perfeitos como “And I just want a million dollars”, quando Rachel entra vestida de noiva no Central Perk depois de Ross dizer que “queria estar casado novamente”, e Joey tem conselhos duvidosos para dar a Ross e uma risada sincera rindo da Monica depois de ela ter acreditado em uma história absurda… mas o episódio gira mesmo em torno de Monica e, principalmente, Ross e Rachel.

Ross está curtindo a fossa de um divórcio (o “Hi” mais desanimado do mundo!) e sua vida é virada de cabeça para baixo quando o seu crush da época de escola reaparece em sua vida, vestida de noiva, tendo acabado de fugir do seu próprio casamento… porque ela descobrira que não está apaixonada pelo homem com quem vai se casar. Então, ela pede a ajuda de Monica, que é a única pessoa que ela conhece em Nova York (e que não foi convidada para o casamento!), e Rachel acaba dizendo que “pode ficar com a Monica” enquanto briga com o pai no telefone, dizendo que “talvez não precise do seu dinheiro”. Naturalmente, Rachel não está preparada para viver sem cartões de crédito, como prova a cena da bota e a maravilhosa cena final no Central Perk!

O episódio faz uma excelente apresentação dos personagens, das situações, e de uma trama que vai conduzir a primeira temporada de “Friends”: o romance de Ross e Rachel. Ross claramente nunca superou o crush que tinha na época da escola, e Rachel talvez não entenda o quanto ele está falando sério quando fala em “chamá-la para sair um dia desses”, mas ele parece ficar feliz o suficiente, depois de ter passado por um divórcio porque a ex-esposa se descobriu lésbica… é bonitinho ver o Ross sair com um sorriso no rosto dizendo “I just grabbed a spoon” e, nesse momento, ainda nem quero pensar em todos os altos e baixos pelos quais Ross e Rachel passarão no restante da série. Afinal de contas, eu ainda pretendo comentar TODOS os episódios da série!

Além das “tramas principais”, o episódio é recheado de pequenos momentos que, para mim, funcionam perfeitamente, e nos ajudam a entender quem são esses amigos… são cenas cotidianas como diferentes conversas que o grupo tem no Central Perk enquanto tomam café e o Chandler conta sobre os seus sonhos, por exemplo, ou quando eles estão assistindo juntos a uma novela mexicana na TV, sem entender nada de espanhol, e ficam adivinhando o que está acontecendo, dublando as falas e torcendo para que uma personagem empurre a outra da escada. É essa sintonia incrível do elenco em momentos tão “pequenos” que faz com que nos divirtamos tanto com “Friends”, e vai ser uma jornada incrível revisitar essa série agora, finalmente podendo comentar no blog!

Vem comigo?

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários