The Sign – Episode 11

Despedida?

PENÚLTIMO EPISÓDIO! Estamos em um momento delicado de “The Sign”: conforme nos aproximamos do final da série, nos perguntamos que rumos a história de Phaya e Tharn vai tomar, uma vez que a presença constante do Dr. Chalothorn, o Naga responsável pela morte de Wansarut e todas as pessoas por quem Wansarut/Tharn se apaixonou desde a vida passada, continua à espreita… e, no meio disso tudo, os policiais ainda precisam encontrar o corpo de Kai, encontrar uma maneira de prender Montree por causa de todos os seus crimes, dentre eles um elaborado esquema de tráfico de drogas, e, de quebra, Tharn descobrir mais sobre a morte do seu pai e fazer justiça. Tudo está escalonando para a entrega de um último episódio que promete ser eletrizante.

Mesmo que não estejam oficialmente trabalhando no caso nesse momento (Tharn está suspenso temporariamente e Phaya ainda precisa se recuperar depois de ter passado um tempo no hospital), Tharn e Phaya não deixam de se envolver com investigações – especialmente quando alguém próximo a eles é assassinado. Enquanto o Capitão Akk, Yai e os demais ainda estão por chegar, porque tudo levará a ação final de “The Sign” naquela direção, Phaya e Tharn estão tentando descobrir com Kham algo que possa levá-los até o corpo do desaparecido, e isso rende alguns momentos e algumas conversas interessantes do casal na floresta, como quando Tharn telefona para o Dr. Chalothorn, Phaya vê e acaba contando para ele que Chalothorn é o Naga…

Infelizmente, Tharn não acredita nele.

Em parte, eu fiquei furioso porque o Tharn não acreditou no Phaya; por outro lado, eu meio que entendo que ele acredite que isso seja uma “invenção”, já que o Phaya sempre demonstrou não gostar do Dr. Chalothorn… de toda maneira, eu gosto do fato de “The Sign” não transformar isso em uma grande briga entre Phaya e Tharn: Tharn prefere fingir que Phaya não disse nada, e então eles seguem se metendo em perigos deliberadamente, deixando as avós preocupadas com a ausência de ambos durante toda a madrugada… inclusive, acompanhamos uma cena curiosa da avó de Tharn, na qual ela vê o Dr. Chalothorn misteriosamente no quarto de Tharn quando ele ainda era criança (!), e eu fico me perguntando se ela o reconheceu quando Tharn o apresentou como um “amigo” na juventude.

Quer dizer… se sim, por que ela não tentou afastá-lo de Chalothorn?!

De todo modo, agora ela espera que Phaya possa manter o seu neto em segurança.

A trama razoavelmente simples do episódio é repleta de ação, perseguições na floresta, tiros, e um momento perigoso no qual Phaya e Tharn são encurralados à beira de um precipício… e embora eles consigam se salvar do primeiro criminoso, eles acabam pendurados de uma maneira perigosa, e aguardam a chegada do Dr. Chalothorn. Ver Tharn pendurado por uma mão, com a outra segurando a de Phaya, enquanto Phaya manda que ele o solte é de deixar qualquer um apreensivo – Tharn diz que não pretende soltá-lo, até porque ele prometera que não ia abandoná-lo; de maneira dramática, Phaya se solta da mão de Tharn, pede desculpas por “não ter podido cumprir a promessa”, e mergulha para o que seria a morte certa… mas talvez não seja.

Logo depois, Tharn também cai lá de cima, mas é “resgatado” por Chalothorn, sem o seu “disfarce”, e esse é o momento em que Tharn finalmente entende que Phaya estava dizendo a verdade: é mesmo por causa de Chalothorn que todas as pessoas que ele amou morreram ao longo dos anos… é por causa dele que Tharn não acredita poder amar qualquer pessoa. A cena é angustiante, com o Naga agindo de uma maneira possessiva e obcecada, dizendo a Tharn que “ele é seu” e que “ele é a única pessoa com quem ele pode estar”, e quando Tharn diz que não pensa em ir a lugar nenhum com ele, Chalothorn ameaça não apenas a vida de Phaya, mas também a de todas as pessoas que o Tharn ama… e, curiosamente, não sabemos como a conversa termina.

A última parte do episódio parece trazer mudanças abruptas, confusas e que temos dificuldade para encaixar – o que eu acredito que seja proposital, para que o último episódio preencha lacunas. Sem saber como a conversa de Tharn e Chalothorn terminou, vemos Tharn salvar Phaya durante a sua queda, como fizera tantas outras vezes na vida, e então os encontramos juntos em uma caverna, esperando o resgate ou procurando uma maneira de escapar. Eu não sei o quanto daquilo é, de fato, real… e, se for real, qual foi a negociação que Tharn fez com Chalothorn. De toda maneira, as palavras de Tharn sobre como ama o Phaya, pedindo que “ele não se esqueça disso” parecem uma espécie de despedida… estou curioso para a conclusão no próximo episódio!

 

Para mais postagens de “The Sign”, clique aqui.
Também visite nossa página: Reviews de BLs

 

Comentários