Vale o Piloto? – Stranger Things, Chapter One: The Vanishing of Will Byers


Stranger Things é um sucesso. Um verdadeiro fenômeno na internet que a nossa sensação é de que já conhecemos e já adoramos a série mesmo antes de realmente sentarmos para assisti-la. Os internautas estão pipocando comentários de elogios e a aclamada série já começa a ser chamada de “maior sucesso do Netflix”. Não podemos deixar passar. Ela me chamou a atenção um dia depois de sua estreia, quando estava pelo Netflix e vi a foto – então corri para os trailers e me interessei instantaneamente. O tipo de tema e o tipo de suspense que me interessa. Meio retrô, me fez pensar um pouco em Super 8. E então, finalmente, assisti ao primeiro episódio, tendo que me forçar a parar, depois do Piloto, para que pudesse sentar-me aqui, agora, e escrever esse texto. Minha vontade era de deixar o Netflix seguir seu curso natural e me apresentar o segundo episódio. Resumidamente: o Piloto é EXCELENTE e tão envolvente que você, certamente, não o vê passar. Achei dificílimo acreditar que tinham sido 48 minutos de episódio quando os garotos encontram a Eleven no meio da mata e, repentinamente, acabou.
Sério.
A série se passa em Hawkins, Indiana e começa em 06 de Novembro de 1983, quando um cientista é misteriosamente levado do elevador de seus laboratórios, em uma instigante amostra do suspense que a série promete. Depois, acompanhamos crianças dos anos 1980 jogando RPG sobre O Hobbit (muito antes que qualquer filme de O Senhor dos Anéis fosse cogitado), e o grande mistério e as “coisas estranhas” começam a acontecer quando Will, um dos garotos, desaparece voltando para casa. É perfeitamente interessante. Ele está na garagem, chamando pelo irmão, e então desaparece, em uma sequência simples que nos deixa apreensivos com o inteligente uso da fotografia e da luz que fica muito mais intensa enquanto o ataque acontece. Simultaneamente, uma garotinha aparece pelos arredores da cidade e, morta de fome, invade uma lanchonete. Não pode ser mera coincidência que Eleven tenha aparecido na cidade justamente NO MESMO DIA em que Will desapareceu.
Então você quer continuar pelos próximos episódios e desvendar todos os mistérios!
O que não deve acontecer tão cedo. O episódio, repleto de referências – passamos por Poltergeist em flashback, por Radagast (O Hobbit) e X-Men #134. Fora que o pôster da série já me lembra, bastante, Star Wars em seu estilo. Stranger Things tem um carisma inato. Estamos inclinados a gostar da série e dos personagens desde o começo. O desaparecimento repentino de Will Byers instiga, e eu acho fascinante perceber a amizade linda dos outros garotos, em busca dele. Lucas, Dustin e Mike sofrem interrogatório na escola quando o desaparecimento de Will é oficializado, e saem em uma jornada na floresta em busca dele. Gostei, particularmente, de Mike e de como ele pensa em tudo. Como ele lembra, por exemplo, de detalhes importantes do jogo no dia anterior que são, naturalmente, desprezados pelos demais. Mas não deixam de ser relevantes. Enquanto o mistério é mantido com maestria, nós temos algo que chegou à Terra enquanto Joyce Byers se desespera com o desaparecimento do filho e recebe um telefonema macabro no qual só consegue escutar a sua respiração.
Embora eu tenha dúvidas de que fosse mesmo o Will.
Mas a tensão valeu, de todo modo!
Acredito que Eleven é o maior destaque inicial da série. Como disse, gostei de todos os personagens, consigo me importar com cada um deles e quero ver os desenvolvimentos no restante da temporada, mas Eleven tem um quê a mais que é o profundo mistério. Nós não sabemos quem ela é, de onde surgiu ou o que quer. Ela aparece na lanchonete, aparentemente assustada e com muita fome, e ela não parece particularmente assustadora. Mas ela esconde alguma coisa. A maneira como fala pouco e como devora as comidas vorazmente nos instiga. Bem como o número gravado em seu braço a partir do qual ela vai ficar conhecida. E, também convenhamos, telecinese é um máximo! Quando ela paralisa aquele ventilador de barulho irritante eu sabia que nós íamos gostar dela e pronto. E é, também, importante, porque embora consiga fugir pela mata, Eleven está sendo fortemente buscada por pessoas esquisitas que estão dispostos a matar quem estiver no caminho. Como o dono da lanchonete que não teve nenhuma chance. A fuga de Eleven coincide com Lucas, Dustin e Mike buscando Will na floresta.
E, no que parece RÁPIDO DEMAIS, o episódio acaba.
Resta ver como os garotos interagem com Eleven dali pra frente!
<3

Próximas reviews de Stranger Things EM BREVE!


Comentários