Ilha do Medo (Shutter Island, 2010)


Which would be worse: to live as a monster? Or to die as a good man?
Esse tipo de filme me diverte bastante, porque ele nos deixa pensando um pouco em possibilidades assustadoras do real, mas não chega a ser um filme memorável que vá habitar meu imaginário por muito tempo. Com uma ótima interpretação tanto de Leonardo DiCaprio quanto de Mark Ruffalo, o filme não se equipara a outros do gênero que realmente se propõem a questionamentos grandiosos e complexos. Pensei um pouco em Inception enquanto assistia, e em quanto esse filme ainda é fonte de longas discussões entre meus amigos e eu, mesmo depois de tanto tempo. É o tipo de filme a que você sempre retorna e sempre tem o que discutir. Também não fica no patamar dos filmes que vi nas últimas semanas, em uma maratona louca iniciada por Triângulo do Medo (2009) e O Homem Duplicado (2014), que gera discussões, ainda que limitadas, por tempo o suficiente para que as teorias a respeito do filme sejam construídas e nós possamos enfim descansar e ter uma boa noite de sono. Ilha do Medo tem uma proposta bem interessante e instigante, mas vem com o final mastigado a ponto de não precisarmos pensar sobre isso.
O filme se passa em 1954, quando Edward Daniels, um policial federal, chega ao Shutter Island Ashecliffe Hospital para investigar o desaparecimento de um paciente, que ele insiste em chamar de prisioneiro. Trata-se de uma prisão psiquiátrica localizada em uma ilha em Boston, onde os presos mais perigosos e instáveis são mantidos. Supostamente, uma das pacientes, Rachel Solando, desapareceu, e Teddy tenta encontrá-la com a ajuda de Chuck, seu parceiro, fazendo perguntas demais e com suas investigações levando a descobertas surpreendentes sobre como alguns experimentos extremos são realizados nos pacientes. Quer dize, pelo menos é nisso que o filme quer que nós acreditemos até determinada parte. Tudo vai se desenvolvendo em um suspense muito bacana com uma direção impecável e envolvente. De forma dinâmica, as diretrizes vão se alterando enquanto você percebe o quanto aquilo que você entendeu é mutável e tudo depende do ponto de vista adotado para a contagem da história.
Então tudo vai se transformando.
Pensei muito em American Horror Story: Asylum, quando a personagem de Sarah Paulson, Lana Winters, chega ao Briarcliff e passamos a entender como ninguém sai de lá. Se ela chegou lá como uma repórter sã que quer investigar o local, ela, por fazer perguntas demais, acaba presa lá dentro sem jamais poder sair, transformada em uma das internas. É o processo que acompanhamos com Edward Daniels, pelas investigações ferrenhas que ele emprega, as coisas que descobre e tudo é sutilmente apresentado a ponto de você não ter ideia de onde começou. Depois de uma chuva, por exemplo, Daniels é destituído de sua roupa de policial federal e acaba tomando pílulas entregues pelos médicos por causa de sua intensa dor de cabeça. Nem o cigarro que ele fuma é realmente dele. Ali você percebe toda a manipulação não apenas dos médicos, mas também do roteiro que quer que você construa todo um significado que ainda vai ser derrubado. Mas querem te fazer acreditar no Edward Daniels como um verdadeiro policial federal que está ali para investigar o desaparecimento de Rachel Solando.
E que acabou descobrindo demais.
Eles tentam.
Mas as coisas começam a ficar estranhas e nós passamos a duvidar pela maneira como as cenas se organizam. Quando Edward está supostamente buscando a verdadeira Rachel Solando depois que uma falsa foi trazida, Chuck desaparece de onde deveria estar, e Daniels o vê caído morto – o que já é suspeito. O desaparecimento do corpo, o surgimento absurdo dos ratos e a caverna na qual Rachel Solando se esconde é banhada em fantasia. E nós notamos que alguma coisa na percepção do personagem está danificada. Mas ainda é crível e, confesso, pertinente, toda a fantasia criada a respeito dos feitos ilegais de Ashecliffe Hospital. Você vai perceber a recorrência dos casos que levaram os prisioneiros até a Ilha, como Rachel Solando que matou afogados seus três filhos e Andrew Laeddis, um incendiário responsável pelo incêndio que destruiu a sua casa e matou a sua esposa. Também há a recorrência dos traumas da Guerra a que Edward Daniels se atém em sonhos perturbadores de uma mente verdadeiramente transtornada. Suas visões de sua esposa começam e entregar tudo bem lentamente.
E o final é incrível!
Desde o começo do filme eu tive a impressão que ele mesmo, Edward, era Andrew Laeddis, embora não tivesse material o suficiente para entender o porquê. É uma construção inteligente da visão de uma mente perturbada e internada em uma prisão psiquiátrica em uma ilha – Rachel (o nome de sua filha) Solando é uma representação alegórica da própria esposa de Edward/Andrew, que matou seus três filhos afogados, enquanto ele é Andrew Laeddis, responsável pela morte da esposa. Edward Daniels é uma projeção criada por ele por não conseguir lidar com as culpas, não só da morte de sua esposa, mas principalmente da morte de seus filhos, que morreram porque ele negligenciou a condição psiquiátrica da esposa. Chuck, por sua vez, é o papel que Andrew criou para o seu psiquiatra, que precisa acompanhá-lo constantemente enquanto eles tentam um último tratamento antes da lobotomia. Tudo isso é meticulosamente explicado (mais de uma vez) no filme, por isso não precisa de um longo trabalho de análise e discussão para se apreender o significado. Mas o filme não deixa de ser bom, intrigante e complexo.
Por fim, ele escolhe a lobotomia.
Digo escolhe porque, a meu ver, Andrew Laeddis estava, já, consciente de quem ele é, e de toda a culpa que carrega, além dos infinitos tratamentos seu sucesso pelos quais ele passou. Acredito que, independente de saber que era Andrew Laeddis, ele escolheu se passar por Edward Daniels uma última vez, chamando o psiquiatra de Chuck, para que fosse encaminhado para a lobotomia e, consequentemente, livrado de todo o sofrimento que passava e podia significar aos outros. Ou seja, ele não aguentava mais sofrer e mais sentir culpa pelo o que tinha feito (daí a criação de um alter ego policial federal que não está internado no Hospital Ashecliffe) e também não queria pensar na possibilidade de ser, novamente, um risco para as pessoas (demais pacientes e funcionários) que estavam ao seu redor. Ele não queria mais ser um monstro. Um filme belíssimo e introspectivo que certamente retrata muito bem as angústias de uma mente perturbada, inteligentemente nos apresentando, com clareza, sua fantasia e as simbologias que se criam para o surgimento de uma fuga. Inteligente e intrigante, realmente gostei muito do filme!

Para reviews de outros filmes, clique aqui.


Comentários

Postar um comentário