Trailer de “The Giver – O Doador de Memórias”


QUE TRAILER! \o/
Lançado em 1993, The Giver é um livro de ficção científica e utópica de Lois Lowry, um livro sobre o qual eu infelizmente nunca ouvi falar, e que pelo jeito terei dificuldade de encontrar pelo Brasil antes do lançamento do filme, mas que parece perfeitamente interessante! Além de o trailer estar magnificamente produzido, com cenas fantásticas e uma fotografia admirável, a história me chamou muito a atenção, e as sinopses e reviews do livro que eu andei dando uma olhada me fazem ter uma vontade gigantesca de ler esse livro e entender exatamente do que se trata essa história! Esperando por um grande marco que eu ainda não conhecia…
Confira a sinopse, disponível na Livraria Saraiva:
“Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora – o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagadas de suas mentes. Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
“Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.”
Parece em falta em qualquer lugar, minha única pergunta é: onde eu posso encontrar esse livro para ler depressa? Tendo ganhado muitos e muitos prêmios, o livro promete envolver os leitores nos dramas de seus personagens, além de ter uma bela dose de suspense que levará os leitores a horas de reflexão sobre o mundo à nossa volta, e sobre nós mesmos. O tipo de livro como pretexto para discussões pertinentes que nos fazem questionar nossas próprias vidas, e têm um grande valor literário [e não só literário] por realmente nos levar a questionamentos sobre o ser humano. Parece realmente algo muito profundo e digno de leitura.
CADÊ?


Além de os efeitos e a ambientação do filme estarem lindas, aparentemente, eu estou muito satisfeito com a maneira como eles criaram a pretensa sociedade utópica, tida como perfeita e feliz. Como a ausência de cores torna tudo tão mecânico, e como isso contrasta com quando Jonas conhece o Doador e ele lhe dá as memórias do passado: repletas de cores, tudo o que ele via antes parece mentira, manipulado! A intensidade das cores parecem refletir a intensidade da história, dos sentimentos angustiantes de Jonas – e como ele se tornou perigoso para a sociedade por saber demais. Por saber a verdade. Uma abundância de cores que representam visualmente as emoções, roubadas da vida cotidiana pela injeção diária que deixa tudo preto e branco…
E a simbologia da maçã vermelha!
Já soa como uma história impecável e revolucionária. Do tipo que se vê uma vez em cada geração… do tipo difícil de se igualar, do tipo que muda a nossa vida. Vamos dar um jeito de ler esse livro, exigir reimpressões, whatever. Mas isso precisa ser divulgado!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários