[Season Finale] Continuum 3x13 – Last Minute


E os Sentinelas chegaram!
Os Season Finale de Continuum são sempre surpreendentes, e fecham a história daquela temporada sempre ligando os pontos (o máximo possível) e nos explicando porque as coisas aconteceram como aconteceram – e deixam aquela expectativa de que mais está por vir, e agora eu estou muito curioso para a Quarta Temporada. As linhas do tempo, se possível, se tornam cada vez mais confusas, e agora precisamos acompanhar o 2014 ao lado do 2039 de Brad e o 2077 de Kiera que já nem existe mais, mas tudo bem, nós ainda lembramos que é de lá que veio a Kiera, a Liber8, e a base de tudo começou lá… nada de Continuum existiria sem o Congresso Corporativo.
Que foi pro beleléu!
Mas Kellog está no poder, então as coisas sempre podem piorar…
Sabe uma das coisas que mais me agradou? O diálogo sobre os futuros e aquela confusão toda das diferentes timelines, que foi selada com “It’s getting heavy” – sutil, mas BACK TO THE FUTURE! \o/ As mais improváveis alianças possíveis para acabar com o Alec Paranóico. Tem coisa melhor que a Kiera assumindo para a Liber8 que esteve esse tempo todo lutando pelo lado errado, que eles querem a mesma coisa no fim, e que finalmente ela está acordada? Ah sim, a referência a Back to the Future, claro. Mas muito perto. Olha, muito perto mesmo! E eu fui a única pessoa a realmente quase surtar de emoção com aquela cena super Matrix que foi Garza, Travis e Kiera, um time, chegando para salvar o Alec 2.0
Porque aqueles sobretudos e aquelas lutas… MATRIX!
Tentando manter o foco e a coesão [que talvez já tenha sido para o beleléu junto com o futuro de 2077 e o Congresso Corporativo, mas quem se importa?], vamos aos fatos: temos mais do futuro de 2039 de onde Brad veio, comandado por Kellog, e muita gente parece concordar que o grande problema que desencadeará todo e qualquer futuro que se planeja evitar é o lançamento de Halo, que acontecerá naquele dia. Mensagens de aceitar o presente e aquela realidade, se comprometer com aquele momento da história, e construírem juntos aquele futuro… e com juntos, eu quero dizer Alec 2.0, Brad, Kiera e Liber8! Ah, não teve nada, nada no episódio, melhor do que ver aquilo que eu tanto esperei desde a estréia da série! Liber8 finalmente valorizada.
E o Julian?
Só agora me dei conta da ausência dele… mas ok.
O lançamento do Halo não poderia ter sido mais movimentado e mais interessante. Eu gosto desses planos mirabolantes que Continuum apresenta, que sempre nos fascinam pela complexidade e inteligência. Sem contar que o vídeo de Travis foi simplesmente espetacular, foi muito interessante os tiros “errados” de Garza que renderam uma tentativa de proteção de Alec que permitiu a todos trocarem os Alecs! E daí por diante foi tanta confusão que eu mal sei explicar… da mesma maneira que eu nem sabia entender tão bem enquanto estava assistindo. Porque sério, em alguns momentos você tinha certeza de que Alec era qual? Quando eles estavam lutando no telhado, por exemplo…
Mas não vou negar que as cenas foram espetaculares, e tudo o que mais quisemos. Esse problema dos dois Alecs tinha mesmo que ser resolvido por ninguém menos que esses dois! Com o dispositivo do tempo alterado, tivemos ótimas cenas de luta e muita crueldade – fiquei, sim, pasmo com a maneira como a série apresentou suas cenas, em muitos momentos chocantes, como a maneira como o Alec FDP quase matou o Alec 2.0 estrangulado e como, então, o Alec 2.0 conseguiu matar o primeiro Alec com uma parte do dispositivo do tempo… e no que isso realmente o transformava?
Quem mais estava com saudades de Kiera e Alec juntos!
Eu me emocionei demais com o momento no telhado em que eles se abraçam, conversam, mas falam muito mais com seus olhos cheios de lágrimas, as mãos tremendo… e ficamos completamente confusos com como a história pode proceder agora que o Alec 2.0 assumiu a identidade do Alec que jamais viajou no tempo, e esse outro está morto. Mas Kellog explica tudo muito depressa… mesmo depois do curto momento de esperança que eles se permitiram, Brad e Kiera não conseguiram muito sucesso de fato. E o futuro de 2039 com Kellog no poder continua existindo… e coisas perigosas estão acontecendo no presente nesse momento.
Temos Sentinelas [?]
Temos o First Traveler.
A quarta temporada deve começar a desvendar essas histórias e nos explicar algumas coisas, e nos deixar ainda mais confusos. Eu amo Continuum justamente por isso: pela complexidade de seu roteiro, e pela maneira como eles conseguem inovar! Uma temporada de Continuum nunca foi igual a outra, e esses roteiristas sempre parecem preparados para reviravoltas e inovações, que mantém-nos interessados no que está acontecendo. Aguardando uma quarta temporada (que vai demorar) que pode muito bem ser o melhor que já vimos de Continuum até então! Porque novidades não faltam (quer mais que 2039?) e nossos personagens ou estão em outro patamar, ou temos personagens novos como Brad, que nos conquistaram depressa. A série promete! QUE VENHA A SEASON FOUR!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários