Believe 1x11 – Revelation


Já está em clima de despedida.
Desde que começou, Believe vem mudando continuamente. Se começamos com uma série de visões de Bo e esse desejo altruísta dela de sempre ajudar alguém, uma pessoa por semana, com o tempo os problemas foram ficando mais pessoais e ela passou a desenhá-los. Mais recentemente ela vem tendo pesadelos, e o mais curioso: ela deixou de ser a Bo alegre que sempre fora. Bo sempre teve uma vida difícil, e só podemos imaginar o quão complicado é para uma criança em sua idade viver com esse poder e essa responsabilidade, tendo que fugir o tempo todo, mas a Bo perdeu o seu sorriso característico, sua alegria e seu falatório nos dois últimos episódios.
E me dói ver essa nova Bo!
Revelation começa com um pesadelo bizarro de Bo que nos diz que o episódio girará em torno de suas figuras paternas: Tate, Roman e Milton – mas é claro que o que tivemos de mais bonito esteve com Tate. O sorriso dele empurrando o balanço é perfeito, e a maneira como esses dois se conectam! Mesmo sem os sorrisos e aqueles momentos tão fofos que eu adorava, agora Bo transmite sua emoção no olhar triste, e tivemos ótimas cenas muito ternas entre eles, nas quais ele fala coisas belíssimas, e ela também! “I wanted to say that…” “You love me? I can read your mind, remember?” e “Tate. I love you too. I forgot to say that before” foram as coisas mais lindas que o episódio nos ofereceu. E por isso já teria valido qualquer coisa.
Mas a série está, por fim, escolhendo uma abordagem mais sombria para suas histórias. Tendo tirado os momentos de brincadeira de Bo, seu sorriso e suas vitórias contra o pai, ela parece muito menos uma criança, e a série perde parte de sua cor, apostando num tom mais taciturno que consegue ser convincente e melancólico. É bom, é muito bom (eu gosto desse tom mais sério atual), mas também é muito diferente! Então Bo e Tate seguem um plano bastante confuso e complexo para falarem com Roman, para pedi-lo que pare de persegui-los para que eles possam viver em paz, sem precisar fugir, como uma família normal e feliz. O sonho de qualquer criança, e é a única coisa que Bo está pedindo. Paz em sua vida.
No entanto, isso revela algumas coisas bastante intrigantes: que Milton foi, na verdade, culpado pela morte de Nina. Também. Se Roman não está absolvido de toda sua culpa, temos que levar em consideração que Milton é tão culpado quanto ele de tudo isso, e eu gostei dessa virada no roteiro que dessacralizou o personagem – eu nunca gostei muito dele mesmo! Especialmente depois daquele episódio no qual ele forçou demais Bo em seu treinamento… e pensar que ele sabia que, assim, podia estar colocando sua vida em perigo exatamente como fez com sua mãe tantos anos atrás quando Bo nasceu, ou como agora está acontecendo com Dani.
A história de Dani na Orchestra foi bem convincente – parece que tudo o que vai guiá-la é o ciúme. Ela não quer ser comparada com Bo, ela não aceita que as pessoas a amem mais do que amam a ela, e que tudo gire em torno dela. Para o Season Finale ela deve vir para tentar matá-la, mas quer saber? Eu quase concordo! Não que Bo tenha que morrer nem nada, EU AMO ELA, mas o espírito de vingança de Dani é contra Roman e a Orchestra, e ela tem toda razão nisso – essa doença que começa a aparecer no seu braço é só porque eles a forçaram demais e forçaram demais seus poderes quando ela ainda não estava preparada. É óbvio que ela vai mesmo perder todo o juízo frente uma situação na qual se vê usada, como se fosse descartável, e nota que ninguém se importa de verdade com ela…
Quer dizer, ela vai morrer de qualquer jeito, não vai?
“I forgive you. But I’m not going with you. I’m going with my dad”
Pelo menos agora Bo e Tate seguem caminhos separados de Milton, o que já deveria ter acontecido muitos episódios atrás, e acredito que a série só tem a ganhar com isso – mesmo que seja apenas por mais um episódio. Na próxima semana teremos quase um Season Finale, com o último episódio oficial programado para dezembro… também não entendi isso. Mas já começo a sentir saudades! Saudades da Bo, e saudades dessa bonita relação que ela agora tem com Tate, de como os dois ficam lindos juntos, de como é bonito vê-los dizendo que se amam, vê-la escolhê-lo enquanto segura sua mão… saudades dos olhos emocionados dele quando vê o crescimento de sua filha. Pelo menos teremos uma finalização oficial que eu espero que seja digna. E então é isso, Believe fez sua história.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários