Música da Semana – Crazier Than You


When I am crazier than you
I’m crazier than you
And nothing up ‘till now has proved me wrong
I’m crazier than you
That’s just the overview
So get on board or simply move along


O texto mais detalhado sobre o musical ficou tão gigantesco que eu realmente imagino o seu tamanho se eu ainda tivesse acrescentado todos os comentários que estão em minha mente para Crazier Than You. Se você é fã de musicais assim como eu, você entende que geralmente uma música faz parte da sua lista de músicas preferidas… nem sempre você sabe o motivo, mas sabe que ouvir aquela música, ou ver aquela cena te faz bem… escolhendo uma canção de cada musical, para Addams Family certamente é Crazier Than You.
E ela sofreu muitas mudanças com as mudanças do musical como um todo. Realmente apresentou uma versão diferente da outra em Chicago, Broadway e Turnê… assisti ao musical na versão brasileira, em Abril, e a música está como vemos na turnê… ótima em alguns pontos, nem tanto em outros; conheci a da Broadway, na verdade um pouquinho melhor, mas fiquei realmente abismado quando vi a diferença da música quando foi feita sua primeira versão, para Chicago…
Vamos começar pelas mais conhecidas. Broadway x Turnê. Na Broadway, a cena é específica de Wandinha e Lucas… após a briga, Wandinha pede que ele prove seu amor colocando a maçã na cabeça e ficando na árvore para que ela a acertasse… e temos toda essa história de ele vendar os olhos dela e as piadas ótimas… é um grande momento do casal, uma declaração de amor ao estilo Addams, realmente bonito. Mas aqui a flecha ainda vai direto para lá, e Lucas e Wandinha terminam a cena sozinhos. O que é maravilhoso, enfim a música É DOS DOIS! Gosto por permitir que eles se desenvolvam, por ser mais longa, realmente romântica… muito bonito! Foi interpretada primeiramente por Krysta Rodrigues e Wesley Taylor, realmente ótimos; o último elenco (integrado por Rachel Potter e Jesse Swenson) também merece destaque, especialmente Jesse, que deu a Lucas um ar mais agitado como eu tanto elogio na turnê.


Já na versão da turnê, algumas mudanças ocorreram. Em primeiro lugar no figurino de Lucas. Comentário bobo? Mas isso importa em Família Addams… gosto muito mais da roupa que ele está usando na turnê, mais contemporâneo e tal. Mas aos detalhes técnicos da cena, vamos continuar. Não teve lá grandes mudanças nos diálogos, nem na letra, mas gosto mais da interação Lucas/Wandinha aqui… eles parecem um pouco mais “loucos”, e mais agitados… simplesmente amo a entrada de Lucas no refrão, com “Crazier than you” indo em direção à Wandinha. A flecha com os ancestrais tornou tudo bem mais engraçado, aprovado também. No entanto, a música foi interrompida ali para abrigar um longo diálogo entre Mal e Alice, que também cantaram a música… não sinto que a música pertença a eles, ou mesmo que caiba aos personagens… e pior do que isso foi que eles ofuscaram Wandinha e Lucas na finalização da música, que tiveram que dividir o palco. O casal principal é interpretado por Cortney Wolfson e Brian Justin Crum, e ambos são fantásticos… acho que é um pouco de Brian esse ar elétrico que ele confere a Lucas.


Mas a versão menos conhecida da música é aquela interpretada pelos atores (os mesmos Krysta e Wesley) na primeira versão, em Chicago. Fiquei bastante surpreso ao encontrá-la na internet e ver a diferença na letra e organização da cena. Os dois cantam toda a música sozinhos, e a flecha está no meio da música, sem que ela pare para isso (apenas para a parte de vendar os olhos). Mas o principal choque está para isso: É LUCAS QUEM COMEÇA CANTANDO! É como ver a cena ao contrário (uma vez que vários trechos foram mantidos, apenas invertidos!)… Lucas começa a música, faz toda sua parte e depois Wandinha entra no que normalmente é Lucas, com a letra um pouco alterada: “Yes, I’m impulsive” (depois mudada para Lucas com “I’m not impulsive”); a idéia da maçã continua sendo dela, mas a idéia da gravata foi um pouco alterada e ficou muito mais interessante aqui, Wandinha até admite “You are crazier than I am” e a finalização é bem mais divertida… sem contar que o trecho da letra “So your parents screwed you too” não ficou popularizada e foi cortada em VÁRIAS versões! (Assista abaixo a partir dos 2:11, aproximadamente)


Infelizmente, acho que a versão menos utilizada acaba sendo minha preferida… amei ver Lucas tomando a iniciativa e começando Crazier Than You, afinal eu AMO o personagem, e gosto de como isso garante um destaque para ele, que domina a cena, ganhando finalmente a cena que ele sempre mereceu, mas não teve no musical todo, uma cena "para chamar de sua". Gostaria que tivessem mantido assim… realmente magnífico e bastante romântico para todo o intuito da peça… mas de qualquer maneira, em qualquer uma das versões, a música é muito boa, e a minha preferida de todo o espetáculo… coloquei aqui as três versões… você pode ler meus comentários, ver as três cenas e tirar suas próprias conclusões… mas não deixem de ver a peça, vale a pena! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários