Season Finale – Terra Nova 1x12e13 – Occupation / Resistance


O Season Finale de Terra Nova me trouxe bastante do que eu queria ver, e eu acho que foi bom. Uma coisa que eu estava triste era a ausência de mistérios, tendo sido todos solucionados, mas isso não ficou assim por muito tempo, porque logo tivemos um novo mistério para finalizar o ano e deixar a dúvida para o ano que vem, caso a série seja renovada. E eu espero que seja, porque eu realmente estou gostando, e agora estou curioso…

[O TEXTO CONTÉM SPOILERS]
O episódio nos mostrou toda a preparação para uma guerra, e as coisas não demoraram muito para acontecer, um ponto positivo. Logo tivemos a chegada da 11ª Peregrinação (Kara apareceu, por uns dois segundos, e então já morreu. Bela participação na série, não?) e a explosão com o homem bomba… toda a sequência foi bastante interessante, e nos proporcionou ótimas cenas de Jim atordoado, sem audição, tentando entender o que acontecia. E como vimos tudo por seus olhos, também era chocante acordar e ver Terra Nova destruída daquela maneira…
A ocupação de Mira e Lucas foi rápida (mais do que eu imaginei que seria), não demorou muito a acontecer. E como era de se esperar, um grupo começava a se formar na floresta, para resistir à essa invasão. E logo Jim já estava em contato com eles, ajudando-os. Uma coisa interessante foi ver Malcolm mais útil do que nunca, e se mostrando um ator um pouco exagerado… seu personagem fez uns teatrinhos ao longo do episódio que foram engraçados de se assistir, mas serviram a seu propósito.
Os adolescentes não tiveram importância nenhuma, com exceção de Mark, que era um dos líderes ali no exército e Skye, que teve algumas boas cenas. Agora Josh só chorou por Kara (nem pôde vê-la) e bateu em Lucas (e apanhou de volta, ao menos) e Maddy só deu uns beijinhos em Mark… bem, ela poderia ter feito um pouco mais do que isso se não fosse a interrupção de Jim… certamente os dois estavam pensando em algo mais, porque foi o “making out” mais intenso que vimos do casal… bem, é bom ver Maddy perdendo um pouco da inocência.
Foi ótimo rever o futuro, em várias ocasiões… uma das melhores cenas foi ver Jim no Hope Plaza, colocando o plano em ação, e poder ver toda aquela tecnologia que tanto me encanta e de que tanto gosto… uma pena que o dinossauro que atacou por lá tenha sido tão artificial… e só Deus sabe onde ele foi parar quando passou pelo portal para o passado, mas tudo bem. Me pergunto como será a vida em Terra Nova sem contato com 2149… isso significa que eles terão que se virar mais por conta própria, e que nenhum novo habitante do futuro será salvo… mas ok.
Gente, é errado ainda gostar mais de Lucas do que de Taylor? Porque sinceramente, não consigo gostar do “comandante”. Toda a cena dos dois quase me fez passar mal, de tão ridícula, mas enfim tivemos Lucas esfaqueando o pai… vocês imaginam o tamanho da minha decepção quando Taylor não morreu… e Skye atirando em Lucas me partiu o coração, mas foi um alívio bem grande ver que ele tinha escapado. Ainda temos Lucas vivo para a segunda temporada (que eu espero que seja encomendada).
Resumindo, o pessoal veio do futuro, tomou Terra Nova mas já saíram de lá, depois que Jim explodiu o Hope Plaza e cortou a ligação com o futuro, prendendo todos no passado. Depois disso, o grupo partiu para o Norte, em direção a Badlands, e ninguém sabe o que tem por lá, e essa foi uma das melhores jogadas do episódio. Tivemos um carregamento que não foi para o futuro, vindo de Badlands, e descobrimos que tratava-se de uma proa de navio do século XVIII… agora me expliquem como isso foi parar lá. Ninguém sabe, e esse é o principal mistério que encerra a temporada, mistério em torno do qual a possível segunda temporada deve girar… me lembrou um pouco de Lost, quando o navio foi encontrado no meio da floresta, mas tudo bem…
[FIM DOS SPOILERS]

Foi um episódio que me agradou de verdade. Acho que o tipo de coisa que eu queria ver no encerramento dessa temporada estava presente… meus personagens fizeram o que eu esperava (quase todos), as cenas estavam muito interessantes (especialmente as do futuro), e o gancho para a temporada seguinte foi perfeito, com o tipo de mistério que realmente nos deixa pensando… agora é torcer para que a série seja renovada (a decisão ocorrerá no próximo ano) e que a segunda temporada seja melhor do que foi a primeira… até mais!

Comentários