Matrix – obra-prima sem discussão


Nem sei por onde começar. Acho que poderia começar pedindo desculpas por nunca ter assistido Matrix [não de verdade] antes; desculpas a mim mesmo, porque… nossa! Eu não era um leigo, eu já tinha assistido ao filme há muito tempo atrás, mas naquela época eu era jovem demais para entender, e acabei não assistindo novamente; também não é como se eu não conhecesse a história… sempre soube o plot de Matrix e sempre o achei muito interessante.
Mas tendo comprado os DVDs, assistindo o filme para valer unas semanas atrás, meus olhos brilharam. Matrix é simplesmente uma obra-prima de ficção científica, um dos melhores filmes já feitos, com a temática extremamente interessante e bem desenvolvida… eles acertaram com esse filme… é aquele filme que mistura ficção científica com ação e filosofia e realmente te faz pensar… enquanto temos tudo que os geeks mais amam (e eu amo mesmo!), também temos cenas de ação extremamente bem coreografadas, e questões filosóficas que é para nos fazer pensar.
O filme nos traz aquilo de: nosso mundo é real? Acho maravilhosa essa discussão, e sempre achei. Vários filmes discutem isso, é uma temática recorrente, mas nenhum faz isso tão bem quanto Matrix fez. Após Neo “seguir o coelho branco” (referência à Alice) para descobrir o mundo da Matrix, nos deparamos com a realidade: humanos sendo escravizados num mundo artificial criado por uma máquina… tudo o que se acredita ser a realidade não existe de verdade, e o filme trata isso com perfeição. A temática realmente te faz pensar, porque tudo faz perfeito sentido… a cena da pílula vermelha ou pílula azul é absolutamente icônica.
E fica a pergunta: se você pudesse escolher, o que seria? Azul ou vermelho?
Difícil… indeed.
O filme é a primeira parte de uma trilogia (trarei comentários sobre os outros dois filmes em breve para o blog, prometo) e foi lançado em 1999… e assistindo agora, onze anos depois, a gente vê como ele não está ultrapassado de maneira nenhuma… me refiro aos efeitos e todas essas coisas… os efeitos do filme estão muito bem produzidos e talvez sejam melhores do que muitos que vemos em filmes atuais (me pergunto se o excesso de tecnologia não atrapalha às vezes)… nos papéis principais temos Keanu Reeves (como Neo), Laurence Fishburne (como Morpheus), Carrie-Anne Moss (como Trinity) e Hugo Weaving (como o Agente Smith).
O universo que o filme cria é absolutamente admirável… conseguem fazer com que nós olhemos para o nosso próprio mundo como se fosse outra coisa, uma coisa criada, manipulada e que não é real… é incrível olhar para tudo aquilo, tão natural, e ficar pensando que aquilo não existe… eles realmente nos convencem disso! E eu gosto de ver os “humanos livres” entrando na Matrix e podendo fazer várias coisas… as cenas de ação ficam imperdíveis com tudo aquilo sendo utilizado… comentário rápido: Neo começando seus treinamentos e lutando com Morpheus foi mágico!
E temos toda a questão de Neo ser o Escolhido (the One) e o filme gira muito em torno disso; tentam nos deixar em dúvida sobre isso [QUEM AINDA NÃO VIU O FILME, SPOILERS ADIANTE], como na cena (ótima, por sinal) do Oráculo… depois temos as confirmações aos poucos e ótimas falas (como “I knew it. He is the One”) quando Neo salva Trinity; Neo tem ótimas sequências ao fim do filme, como sua luta com Smith (que não dá muito certo), e depois sua morte e tudo aquilo… por alguns segundos o filme deixa a ciência de lado e parte para o romantismo, e é Trinity quem salva a vida de Neo… no entanto, depois disso, ele tem suas melhores cenas, parando balas, vendo todos em códigos, explodindo Smith e a trilha sonora fez um ótimo trabalho, simplesmente me emocionei com aquilo, foi uma cena bem marcante. E Morpheus diz o que todos esperavam: “He is the One”.
Por fim, o filme acaba dentro da Matrix, com uma ótima fala de Neo, pouco antes de sair voando… você acaba o filme com aquela sensação de “quero ver mais”… ainda bem que eu comprei o box com a trilogia completa…
[FIM DOS GRANDES SPOILERS]
Por fim, só queria comentar sobre o comentário da colher, na cena de Neo com aquela criança quando ele vai ver o Oráculo; amei a questão toda de: “Não tente entortar a colher, isso é impossível. Apenas pense na verdade. A colher não existe”; é um comentário tão básico, mas é uma daquelas falas marcantes que te deixam pensando por horas… uma das falas mais marcantes de todo o filme, e gostei de ver Neo no elevador: “There is no spoon”.

Gente, o filme é simplesmente maravilhoso, e eu recomendo a todos que ainda não tenham assistido, façam esse favor a vocês. Mas para quem já viu, eu recomendo ver novamente; é um daqueles filmes que vale a pena assistir zilhões de vezes… ainda mais se você é um fã de ficção científica… bom filme à todos, até mais!

Comentários