Glee 3x08 – Hold on to Sixteen


Esse foi um episódio que me agradou bastante. Acho que foi um dos episódios mais legais da terceira temporada, mas ainda não se classifica como a melhor apresentação em Seletivas do New Directions… pra mim, a melhor apresentação em Seletivas ainda continua sendo a da segunda temporada, com The Time of My Life e Valerie… ainda assim, apesar de umas coisas meio desnecessárias, esse foi um dos episódios que mais me agradou nos últimos meses…
O título se refere basicamente à necessidade de sermos adolescentes enquanto ainda podemos; isso se aplica especialmente a Sam no início do episódio e depois a Quinn, durante todo o resto… é mais ou menos o que ela diz no fim do episódio, ao convidar as Troubletones de volta ao ND, mas o foco é para ela… vemos Quinn passar o episódio todo transtornada, e ser tirada do “lado negro da força” com a ajuda de Sam, mas principalmente de Rachel… como Rach diz, elas meio que são amigas. Quinn teve uma participação legal. E Rachel, mesmo não competindo, teve seus bons momentos…
Sam está de volta ao McKingley! Para todos que sentiram saudade dele, aqui está ele de volta, graças a Finn e Rachel… só não sei porque os roteiristas insistem em sempre colocar o Finn nessas coisas… a primeira cena de Sam nos mostra ele em seu novo trabalho: de stripper! Esse rumor já tinha sido lançado, mas depois foi meio esquecido e eu achei que não era verdade… bem, aqui estamos, era. A cena de Sam com os pais, dizendo que sentia falta de ser um adolescente, e pedindo permissão para voltar para Ohio foi bastante bonita.
Com Sam de volta ao New Directions, eles sentem que tem uma chance de vencer nas Seletivas… sinto muito, mas por mais que eu gostei dele (e eu realmente sou um fã de Sam!), o que ele fez de tão importante para ajudar na vitória? Aquela dancinha? Bem, vamos lá. A música de Sam, Red Solo Cup me deixou um pouquinho desapontado. Eu estava com tanta saudade de ouvi-lo cantar, que por mais que a cena até tenha sido meio legal, não consigo deixar de pensar que ele podia ter ganhado uma música muito mais interessante que aquela… a “recepção” de Santana foi uma das partes mais engraçadas do episódio.
Grande destaque para Sam e Mercedes… eu achava que eles formavam um casal bonito, quando a segunda temporada chegou ao fim sem que tenhamos visto pelo menos um beijo dos dois, mas agora a coisa ficou mais séria. Os dois, em poucas cenas, realmente conseguiram me conquistar. Acho que eles funcionam bem juntos, e são extremamente cute, um dos casais mais carismáticos da série. Tivemos Sam pegando a mão de Mercedes, aquela conversa dela de que ela tinha seguido em frente (aham) e Sam prometendo lutar por ela; gostei de ver a satisfação no rosto dela, mas a melhor parte fica para sua expressão enquanto Sam fazia seu solo de dança! Mais apaixonada impossível…
Vamos mudar de assunto; Finn continua o mesmo inútil de sempre, mas ele ainda não conseguiu me irritar tanto quanto ele conseguiu no episódio passado. Seu “ódio” por Blaine chegou ao máximo, e ainda tivemos um confronto de Blaine x Sam… aquela foi uma cena que me deixou triste e dividido. O que fazer se você é fã dos dois? Não tomei partido… foi legal ver Blaine lutando boxe, foi muito bom vê-lo confrontando Finn (não esperava ver aquilo, e fiquei satisfeito!), mas foi ridículo ver Finn pedindo desculpas… Finn acha que fala um “sinto muito” e vira melhor amigo da pessoa, como faz com Santana, sempre dando sorrisinhos e abraços… Finn, por favor, né?
Ainda continuando no assunto de Blaine, mas deixando um pouco Finn de lado, a volta de Sebastian merece ser comentada. Ele não teve aquele destaque nesse episódio, como teve em sua primeira aparição, mas ainda assim foi divertido. Ele continua encantado por Blaine, e continua parecendo disposto a colocar a relação de Blaine e Kurt à prova… foi divertido ver Kurt e Sebastian se confrontando (“I don’t like you”, “Fun. I don’t like you either”)… e é legal ver como ele faz tudo com um sorriso no rosto e bastante cinismo… ele é quase uma versão masculina de Santana… não tão bom quanto Santana, mas ainda assim…
Gostei da atitude de Tina nesse episódio, e gostei da retomada da história de Mike com o pai. Foram eles que protagonizaram algumas das cenas mais emocionantes da terceira temporada, e dessa vez temos Tina tentando convencer o pai do namorado de que a única maneira de ele ser feliz seria fazendo o que ele gostava de fazer… gostei de vê-lo na apresentação, e gostei da cena que se seguiu a isso, com Mike recebendo a aprovação para estudar dança… e Tina tendo providenciado tudo isso. Realmente, cenas muito bem-feitas!
Sobre as Seletivas, nem sei o que comentar… não entendo mais nada, porque, por exemplo: se os Warblers são da mesma região, não deviam competir com eles, assim como na temporada passada? Tudo bem que querem colocar os Warblers nas Regionais, mas… e como o McKingley pôde ter dois glee clubs, isso não tira a vaga de muita gente que podia estar ali? Deixando isso de lado (pra quê entender essas coisas?), também não fui muito fã de as Seletivas serem na escola… até entendi o motivo e tudo o mais, mas tirou um pouco a cara de competição… sem contar que as apresentações não foram lá tão boas… a do New Directions foi, mas a dos demais podia ter sido melhor, para ser uma concorrência de verdade.
Na primeira apresentação tivemos Harmony (segunda aparição de Lindsay) cantando Buenos Aires… o que foi bom foi ver Rachel e Kurt chocados, vê-los cantando ao mesmo tempo, mas não foi uma apresentação boa. Foi só um solo de Harmony enquanto os outros faziam alguma coisa em volta… até aquela primeira aparição dela, em The Purple Piano Project foi muito melhor… acho que os produtores não valorizam as apresentações dos demais grupos nas competições… a não ser que o Kurt esteja em um deles, daí eles dão um pouquinho mais de valor…
A segunda apresentação foi das Troubletones, e eles foram bem, mereceram o segundo lugar. Todos sabemos que elas podiam ter cantado mais, e podiam ter feito algo ainda melhor, mas a apresentação delas foi boa. Tiveram ótimas vozes, conseguiu contagiar a quem estava assistindo. Elas cantaram um mash-up de Survivor com I Will Survive, e arrasaram, como era de se esperar… mas desde o começo sabíamos que o New Directions iria arrasar e vencer as Seletivas… apesar de eu não ter gostado de ouvir Finn fazendo esse comentário para Blaine durante a apresentação das garotas…
E o New Directions se apresentou com ABC, Control e Man in the Mirror. Cada música teve o seu charme. ABC foi ótima, contagiante, realmente me animou; e fiquei contente por ver Tina cantando novamente, já que ela estava tão apagadinha nos últimos episódios… essa música me fez lembrar de como eu gosto de ouvi-la cantando. Control me chamou a atenção por ser Blaine e Artie a terem os vocais principais, e por eles terem tentado fazer algo puxado um pouquinho mais para o sexy… ótima música e ótimas vozes.
Por fim, tivemos Man in the Mirror, que foi talvez a melhor música da apresentação, mas me irritou no começo… como assim começar com um vocal de Finn? A apresentação estava tão boa até ali… melhor parte da música foi Finn, Sam, Puck, Artie e Blaine sob os holofotes, à frente de todos, com o vocal principal da música… uma ótima cena, melhor parte da apresentação! No fim, foi uma das melhores apresentações (e mais diferentes) do New Directions, sem dúvida!
Mas a melhor música de todo o episódio (e ainda não me conformo de ela não estar no CD) foi We Are Young, para finalizar o episódio… por alguma razão a música e a cena realmente me encantaram, e a considero a melhor parte do episódio… além do mais, foi bom ver Santana, Brittany e Mercedes voltando, trazendo com elas Sugar… e agora o New Directions está com 15 membros! Somados aos membros da temporada passado temos Sugar, Blaine e Rory… foi bom ver que foi Rachel quem puxou Santana para o meio de todos, e foi bom ver a alegria e a amizade de todos… ótima cena!
O episódio foi muito bom, e foi ótimo para quase-finalizar o midseason. Ainda temos o episódio de natal na próxima semana, antes que Glee entre em hiatus… a caminhada até as regionais dura até 21 de Fevereiro, quando a série entra em hiatus novamente, para voltar até as Nacionais… será que esse ano o ND leva as Nacionais? Até mais pessoal, até o episódio de Natal!

Comentários