Doctor Who 9x02 – The Witch’s Familiar


“Oh, same old, same old. Just the Doctor and Clara Oswald in the TARDIS”
Wow, essa temporada veio, simplesmente, PRA DESTRUIR! Que episódio sensacional, mas eu juro que eu não sei o que pensar… com toda aquela questão de híbrido, de óculos sônicos, de disco de confissão do Doctor, da fuga dele de Gallifrey e de tudo o mais. O episódio brincou conosco o tempo todo, e eu juro que eu não acabei nada bem! Chorando, surtado, emocionado. Sei lá. QUE EPISÓDIO FANTÁSTICO! Foi uma maneira perfeita de começar a nona temporada, e já veio para nos mostrar que nesse nono ano o Doctor não está aqui para brincar, vai ser uma temporada séria, forte, e repleta de boas informações e ótimos acontecimentos. A maneira como eu fiquei desesperado com um milhão de coisas, a maneira como eu gritei de frustração, de raiva, de alegria. Eu sei o quanto assistir Doctor Who não é simplesmente assistir Doctor Who, é um processo de viver emoções muito acentuadas, muito reais e fortes, pirando completamente com o inteligente roteiro bem amarrado, em uma presentão perfeito de Steven Moffat para nós,
MUITO OBRIGADO POR ESSA SEASON PREMIERE FANTÁSTICA! \o/
Vocês lembram como o episódio passado já foi perfeito, e como ele acabou em um momento épico no qual o Doctor ameaça um pequeno Davros no campo de batalha, apontando uma arma Dalek contra ele, gritando “Exterminate!” e dizendo que vai salvar a sua amiga da única maneira que sabe. Mas esse episódio começa nos mostrando que Missy e Clara não morreram – Missy, fantástica e perfeita, as salvou com uma idéia que ela retirou lá da era do Fourth Doctor… e nós até vimos um pouco de Tom Baker, aquele cachecol e tudo o mais, mas Missy escolheu ficar com “aquele da sobrancelha” mesmo, afinal não importa a cara que ele use, ele SEMPRE será o Doctor. Aquela história do Doctor, sozinho, sem TARDIS, sem amigos e sem ajuda, com segundos para escapar. Nanossegundos. QUATRO para ser preciso. E ele usou a energia dos inimigos para que, no momento em que devia ser desintegrado, ele se teletransportasse… basicamente o que Missy fez com ela e Clara.
“How do we start?” “We assume we’re gonna win”
“Why does the Doctor always survive?” “Because he’s clever”
RUN YOU CLEVER BOY. AND REMEMBER.
Enquanto o Doctor roubou a cadeira de Davros, ficou “parcialmente Dalek” e tomou chazinho com os demais os convidando a brincar de carrinho de bate-bate, nós percebemos o quanto as coisas estavam sérias. Eu passei o episódio todo com o coração apertado, respirando com dificuldade e tudo! Ainda estou nesse exato momento! Missy e Clara andam por um esgoto/cemitério com Daleks raivosos que nunca morreram de fato, enquanto o Doctor exige Clara de volta: “Clara Oswald. I want Clara Oswald. Safe. Alive. And returned to me immediately”. E por mais fofo que fosse, era DESESPERADOR. Porque era forte e impactante! Afinal, como Missy bem coloca, aquele era um Doctor sem esperança – ele estava na cadeira de Davros, ameaçando os Daleks com uma arma vinda deles mesmos. Com Skaro reconstruída, o fantasma do pequeno Davros abandonado no Campo de Batalha, e a aparente morte de Clara Oswald… isso tudo deixou o Doctor fora de si, CAPAZ DE QUALQUER COISA.
E como ele falou de tomar conta do “Império de Davros”, já introduziu a raça híbrida?
Bem, deixemos isso para mais tarde no texto.
Quando Missy matou um Dalek e fez Clara entrar na carcaça de um Dalek morto, bem… ASYLUM OF THE DALEKS, CLARO! Aquilo me deixou em êxtase, a princípio, afinal foi assim que conhecemos Clara, ainda na época do Eleventh, com Amy e Rory Pond. Mas quando ela ficou “presa” dentro de um Dalek, o meu desespero aumentou significativamente. Porque embora fosse parte do plano, embora ela estivesse no controle, vê-la escondida, ver e ouvir um Dalek falar… aquilo me deu calafrios! Ela falava como um Dalek, ela tinha voz e vocabulário de um Dalek, e aquilo foi apavorante. Quando ela dizia “I’m Clara Oswald” e saía como “I’m a Dalek”, ou “I love you” que saía como “Exterminate”, foi puramente assustador. Pânico daqueles de ter certeza que esse tipo de visão vai me atormentar no meio da noite enquanto eu estiver tentando dormir tranquilamente… mas foi perfeito, foi incrível, foi sublime.
E eu adoro a Clara.
Essa temporada está brincando demais com a personalidade do Doctor, com as suas crenças, com quem ele realmente é, o que ele acredita e o que ele é capaz de fazer – Davros dando a ele a escolha de genocídio, matar os Daleks por opção, não apenas como um ato de guerra. E foram tantas cenas que surgiram daquela discussão… Foi lindo o discurso dele, os famosos discursos do Doctor, dizendo que ele não foi ali por vergonha, afinal um pouco de vergonha nunca fez mal a ninguém, mas ele foi ali porque Davros estava doente e lhe pediu e, em um dia bom, se ele tentar bastante, ele não é apenas o Senhor do Tempo que fugiu, mas ele é também o Doctor – “Compassion then” “Always”. Chegando ao disco de confissão do Doctor, isso vai dar MUITO O QUE FALAR ao longo dessa temporada, como pudemos ver. Davros o confrontou em relação a ele, perguntando qual era a confissão, a inquietante pergunta: “Por que você fugiu de Gallifrey?” Entediado? Bem, ninguém foge, como ele fugiu, por tão pouco!
Fui trouxa. Basicamente fui MUITO TROUXA. O que eu fui enganado nesse episódio, e como ele brincou comigo e com meus sentimentos. Desculpa se eu realmente cheguei a acreditar em Davros. Frases como “Did I do right? I need to know, before the end. Am I good man?” ou “I have always admired you, Doctor. I wish… just once… we’d been on the same side”. Cenas como ele abrindo os olhos reais e pedindo par aver o Doctor uma última vez, pedindo para ver o sol uma última vez, rindo lindamente com o Doctor… foi tudo muito forte. E quando o Doctor decide dar um pouco de energia de regeneração a ele, para ele ver o sol, e é “enganado”. EU GRITEI, EU CHOREI. Nunca senti tanta raiva, nunca fiquei tão revoltado, e preocupado… eu estava me perguntando o quanto de energia de regeneração ele estava passando, o quanto isso interferiria no número de regenerações que o Doctor ainda pode fazer. Fiquei desesperado. Fiquei completamente desesperado. Sem ar. Louco.
E ainda que fosse um plano… O QUANTO DE ENERGIA ELE PERDEU?
Me assusta pensar nessa raça híbrida de Daleks com Time Lords. Sério.
No final, parece que foi um episódio bem longo de emoções muito fortes, e de acabar com qualquer um. De verdade. Pelo menos Missy teve ótimas participações, pediu para ser chamada de Time Lady e chamou isso de upgrade – sério, eu não tiro da cabeça que Moffat ainda quer colocar uma Doctor feminina –, Clara deve ter se redimido com as pessoas que não gostam dela – porque fala sério ELA ESTAVA BRILHANTE. Mas o que eu sei, eu SEMPRE adorei a Clara! O Doctor voltou à cena final do episódio passado, voltou ao Campo de Batalha no qual Davros pedia por sua ajuda e salvou aquele menininho – os dois andaram de mãos dadas, o Doctor tendo salvo não o Davros, mas a sua amiga da única maneira que sabia: implantando nem que fosse um pouquinho do conceito de compaixão no futuro DNA dos Daleks. E Davros ficou com a chave de fenda sônica. Por enquanto, parece que o Doctor vai ficar apenas com os óculos. Não vai ser a primeira temporada sem chave de fenda sônica, mas eu vou sentir saudade…
Que venha mais emoções. Disco de confissão. Híbrido. #medo

Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários