[Season Finale] Schmigadoon! 1x06 – How We Change

“This is how we change”

EU CHOREI COM ESSE FINAL – como eu normalmente choro com fim de musicais. “Schmigadoon!” é facilmente uma das minhas séries favoritas na vida, e conseguiu isso ao longo de seis episódios perfeitos que realmente me conquistaram. Agora, eu estou totalmente dividido: a série é tão perfeita que eu não queria me despedir dela, e adoraria vê-la renovada para uma segunda temporada; ao mesmo tempo, a história foi tão bem fechada que eu me pergunto para onde caminharíamos em uma possível segunda temporada? Quer dizer, “Schmigadoon!” foi construída para ser uma paródia/homenagem de musicais clássicos, e esse final foi exatamente o que se espera do fim de um filme musical, e a história de Josh e Melissa parece ter terminado, e da maneira mais linda possível. O que exploraríamos em uma segunda temporada?

O futuro de Schmigadoon?

O último episódio começa poucas horas antes de Schmigadoon – em cada episódio vimos um momento do relacionamento de Josh e Melissa através dos anos, fossem momentos felizes ou não. O momento guardado para o último episódio vem de perto da hora que eles atravessam a ponte e começam toda essa aventura, quando supostamente eles estavam com muitos problemas no relacionamento, mas é o momento MAIS FOFO que já vimos do casal, quando eles riem de um manual de instruções e tentam montar uma barraca sozinhos, e se divertem quando a barraca mal montada acaba caindo em cima deles…então, eles dormem ao ar livre, mas é a coisa mais romântica do mundo, com direito ao Josh preocupado com Melissa porque sabe que ela não gosta de dormir ao ar livre, e à Melissa respondendo que está tudo bem desde que seja com ele.

Não tem como não perceber o quanto eles se amam e não torcer por eles.

Agora, eles precisam perceber isso em Schmigadoon. O processo começou no fim do episódio passado, quando eles encontraram seus corações novamente, e agora acompanhamos cada um deles tomando consciência disso. Josh começa tendo uma cena muito legal com Carson, que descobriu no último episódio que Emma é sua mãe e mentiu para ele, e a cena é bem emocionante e importante para o crescimento pessoal de Josh, porque ele se tornou uma pessoa muito melhor em Schmigadoon, passou a se importar com os outros, e ele dá conselhos a Carson sobre como relacionamentos não são fáceis e demandam trabalho, mas valem a pena… a fala é brilhantemente escrita, e ele não chega a se dar conta, ainda, que as coisas que ele está dizendo a Carson sobre Emma se aplicam, na verdade, ao relacionamento que ele tem com Melissa.

Melissa, por sua vez, é encontrada dormindo ao lado da estrada depois de ser abandonada pela louca do episódio anterior… Dr. Lopez e a mãe a encontram, ele se diz apaixonado, e então a mãe pergunta se ela realmente ama o seu filho, e se é para ele que ela quer dar o seu coração, e ela sabe, no fundo, que não é – ela sabe que ela é apaixonada por Josh, mesmo com todos os altos e baixos do seu relacionamento, porque relacionamentos não são fáceis. O amor, por sua vez, não é algo que simplesmente aparece, mas algo em que você escolhe acreditar. Então, a própria mãe do Dr. Lopez chama Melissa para levá-la de volta ao seu amor. Enquanto isso, Josh está quase cruzando a ponte para fora de Schmigadoon com Emma, mas acaba se detendo bem a tempo, quando Carson começa a perguntar se em Nova York eles têm neve e doces, por exemplo, e memórias de momentos com Melissa tomam conta dele…

Então, ele sabe que não pode seguir com isso, e Emma o entende. É lindo ver o Josh correndo de volta a Schmigadoon sem nem tentar cruzar a ponte, sabendo que seu verdadeiro amor é Melissa. E a maneira como ele demonstra isso é absolutamente fofa. Mildred está concorrendo contra Menlove para prefeita da cidade, e a votação, comandada pelo reverendo, é interrompida duas vezes: primeiro com a chegada de Melissa procurando por Josh, depois com a chegada de Josh procurando por Melissa. E na frente de toda a cidade de um filme musical da década de 1940/1950, Josh faz o que, para ele, é a maior declaração de amor possível: ele canta uma música para Melissa. O Josh, que não queria estar em Schmigadoon, que detesta musical, que fugia de qualquer música, está cantando “You Make Me Wanna Sing”, e aquilo é EMOCIONANTE.

A cena é perfeita… tanto a declaração de Melissa antes quanto a declaração de Josh em forma de música, e o momento de dança que incorpora trechos da coreografia de “Enjoy the Ride” e “Suddenly”, só que dessa vez Josh e Melissa estão finalmente com seu amor verdadeiro. Schmigadoon os fez amadurecer, os fez ver o quanto eles se amavam e o quanto precisavam – e queriam! – se dedicar a esse relacionamento para que ele desse certo. E é justamente sobre essa mudança. Para o horror de Mildred Layton, Josh e Melissa são aplaudidos pelo povo de Schmigadoon ao fim de sua música, e então ela surta, dizendo que eles estão aplaudindo um casal de pecadores e tudo o mais, e é aqui que a mudança definitiva de Schmigadoon se concretiza, quando todos percebem o quanto Josh e Melissa não só foram mudados, mas também mudaram as pessoas ao seu redor.

É clichê, como se espera da proposta da série por ser justamente uma espécie de “paródia” aos musicais clássicos, mas é perfeitamente emocionante. Amei ouvir a ex-esposa do prefeito falando sobre como ama o prefeito e como está feliz por ele ter finalmente tido coragem para assumir quem ele é de verdade, e mais pessoas começam a fazer isso, incentivadas por Josh, Melissa e o próprio Prefeito Aloysius Menlove. Ouvimos Emma contar para todos que ela é mãe de Carson, vemos o Pete contar que gosta de se machucar porque ganha atenção (!), ouvimos o Dr. Lopez confessar que é um veterinário ou Danny Bailey dizer que não quer mais ser o mequetrefe da cidade… e Schmigadoon está pronta para uma nova era. Eu amei ver Mildred Layton derrotada na votação para prefeito, amei ver o reverendo também dizendo que é gay e beijando Menlove…

GENTE, QUE SEQUÊNCIA TODA PERFEITA ESSA.

Então, a série termina com um digno número musical, depois de Melissa ainda ajudar Mildred a se levantar e mostrar para ela que ela não é uma boa pessoa, como acha, mas que ela pode ser – nunca é tarde para mudar. “How We Change / Finale” (até o nome é clássico de musicais!) é uma música emocionante e que me fez chorar… o início é calmo, e conta com a participação de todos os personagens importantes de Schmigadoon, e eu adoro aquele momento de transição para o “Finale” em que a música se acelera e conta com retomadas de trechos de “Schmigadoon”, a primeira música da série, que é justamente o que acontece nos melhores musicais. A série termina, então, com os moradores de Schmigadoon acompanhando Josh e Melissa até a ponte, onde eles estão finalmente prontos para cruzar a ponte de volta para a vida deles.

Série perfeita! Amei demais! Vai deixar saudades!

 

Para mais postagens de Schmigadoon!, clique aqui.

 

Comentários

Postar um comentário