Um ano do fim de Lost!


Hoje é um dia importante. Faz exatamente um ano que uma de minhas séries preferidas, e de muita mais gente, chegaram ao fim. Lembro-me de como foi passar o dia 23 de Maio de 2010 inteiro imaginando que à noite saberíamos o fim de Lost, toda aquela nossa curiosidade teria um fim...
Ou não.
Bem, sempre soubemos que Lost não era uma série que nos entregaria todas as respostas de perguntas levantadas ao longo das seis temporadas assim, mastigadas. Muitas tivemos que deduzir sozinhos através de um elemento ou outro, jogados em vários episódios diversos. Outras foram um pouco mais explicadinhas. Mas nada ficou sem sentido... a quantidade de respostas foi suficiente para saciar aos fãs mais assíduos. Mesmo que alguns tenham reclamado. Muito se comentou na semana que se seguiu ao Series Finale, eu por mim, gostei do final. Talvez algo um pouco mais científico fosse bem-vindo... mas talvez fosse complicado demais, e um fim simples foi o suficiente. Na minha opinião, tudo valeu a pena. E se o fim não valeu, os outros 120 episódios valeram!
Uma das séries mais fantásticas e mais inteligentes da atualidade! Certamente ficará marcado no coração de muita gente por muito tempo. Sempre nos lembraremos de como roemos unhas, de como nossos cérebros pediram socorro quando mais coisas que não entendíamos nos eram apresentados. Como era bom sentir curiosidade, esperar ansiosamente pela próxima semana, porque a cada episódio tínhamos mais histórias, mais revelações, e cada vez mais dúvidas...
E esse é o grande sucesso, o grande trunfo de Lost. Não são as respostas, nunca foram as respostas... SÃO AS PERGUNTAS. É o fato de não nos explicarem, e aí começarmos a tentar entender... quantas teorias absurdas não criamos? Quanta coisa maluca inventamos, e muitas vezes bem complexas... mas que nem se aproximavam da verdade. Lost te fez pensar. Te fez imaginar, te fez se perguntar... quer um exercício melhor para o cérebro do que assistir Lost? Não tem como... ou você o faz trabalhar (e a série se torna fantástica!) ou você não consegue mais acompanhar os acontecimentos e passa a ver cenas com atores fazendo sei lá o quê... Lost é para pensar, não é para se assistir e fim.
E como se diz muito... Lost nos prendeu por nos apresentar personagens verdadeiros, realistas. Personagens com problemas reais... a série não é sobre uma ilha, sobre uma organização secreta chamada Dharma... a série é sobre as pessoas! Temos personagens a que podemos nos identificar... não temos vilões e mocinhos separados e só. Cada personagem tem seu lado obscuro e o melhorzinho... cada personagem tem seus conflitos, suas dúvidas, seus problemas, seus interesses... e é assim que vemos na realidade! E assim Lost nos prende e nos faz amar cada um dos personagens... e o mesmo personagem que odiamos num momento, defendemos até o fim, dois episódios depois!

Lost entrou para a história da dramartugia, considerada a responsável por mudar a maneira do mundo de ver séries. E nenhuma outra conseguiu atingir seu nível até agora... uma comparação pequena: como existe várias séries de comédia legais, mas nenhuma é tão boa quanto Friends, que ficará marcada para sempre... também nenhuma nos prende tanto e é tão inteligente quanto Lost, que também ficará marcada...
Só vou dizer: para quem ainda não viu a série, seria a melhor hora para ver agora. Afinal vale muito a pena. E se for possível... não procure por spoilers sobre o final. Porque a melhor parte de Lost é ficar na dúvida... é não saber e imaginar.

Eu sou um LOSTMANÍACO com muito orgulho! E sempre defenderei essa série... porque como Lost... nenhuma. Várias tentaram... algumas foram chamadas de "novo Lost"... a audiência foi a mesma coisa? Jamais!

Comentários