Due Date – Um Parto de Viagem



Finalmente assisti ao filme. Já havia ouvido falar dele, e o visto por aí, mas nunca tinha me interessado muito a assistir. Não me entendam mal, mas acontece que na capa já dizia: “Do mesmo diretor de Se Beber, Não Case” e isso meio que me deixou com baixas expectativas para o filme. Não gostei muito de Se Beber, Não Case… na verdade eu acabei o filme sem nenhuma grande risada… um sorrisinho amarelo em uma cena ou outra…
Mas que seja. Felizmente esse filme se mostrou totalmente diferente, e acabei ficando surpreso. Foi um grande filme de comédia, com ótimas tiradas, e até emoção em uma certa medida – na medida certa, na verdade. Sem acabar com o clima cômico, mas deixando o filme com um ar um pouco mais humano. Portanto, aprovei o filme.
O filme estadunidense estreou em 05 de Novembro de 2010, e foi filmado em Las Cruces, Novo México e Atlanta, Georgia. Dirigido por Todd Phillips e escrito por Alan R. Cohen, Alan Freedland e Adam Sztykiel. Nos papéis principais, temos Robert Downey, Jr. interpretando Peter Highman (um homem prestes a ter um filho, que por vários inconvenientes, acaba tendo que viajar ao lado de um estranho para tentar chegar a tempo de ver o parto de seu bebê) e Zach Galifianakis, interpretando Ethan Tremblay (um ator sonhando com Hollywood, fã de Two and a Half Man, e o responsável pelos inconvenientes que levaram ele e Peter a viajarem juntos pelo país).
E claro que toda essa situação só podia gerar muita cena cômica. Gostei demais do filme, dei boas risadas, me diverti de verdade. Os personagens são encantadores também. Peter de seu jeito cético e meio mal-humorado (totalmente justificável), acaba ganhando a simpatia. E Ethan atrapalhada, sonhador, irritante em certos momentos… apesar de tudo, ele tem uma certa inocência, alguma coisa que faz com que o telespectador goste dele… ele meio que lembra uma criança.
E muita coisa se desenvolve. Muitas brigas, desavenças… (e muitas risadas garantidas para a gente, certamente) até um acidente de carro, gerando a cena que vemos na capa e no pôster principal do filme. Mas vemos que na verdade um está aprendendo a gostar do outro – como quando vemos Peter ajudando Ethan com as cinzas de seu pai, após eles terem feito café com ele… e Ethan salvando Peter que estava preso na fronteira com o México…
Achei muito lindo ver os dois no carro, e a cena do “I love you”, “I love you too, Peter” – especialmente pelo primeiro a se pronunciar ser o Peter. Gostei de quando vi eles passando pelo Grand Canyon. E tivemos uma linda despedida de Ethan e seu pai. Uma pena que a emoção toda da cena tenha se acabado quando Ethan revela a verdade sobre a carteira… ainda assim estava tudo ótimo.
Muitas citações a Two and a Half Man, fiquei feliz. Logo no começo temos Ethan dizendo que a série foi o que o fez querer ser ator (especialmente a segunda temporada). E mais uma citação próximo ao fim, quando ele cita seu fã-clube. Mas melhor do que tudo isso é quando o filme está para acabar e colocam a música da série – aquilo já me fez vibrar, já fiquei todo feliz… imaginem quando eu vi o trecho de Two and a Half Man no filme, com Ethan como professor de Jake… ótima idéia, ótimo final.

Assim, gostei bastante do filme, e recomendo para quem estiver procurando uma boa comédia. É claro que não é para crianças (se eu não me engano, 12 anos é o indicado), e é muito bom! Ainda não viu, assista… uma sugestão. E quem já viu… o que acharam? Concordam comigo?

Comentários