Carrossel, o Filme (2015)

  
Será que tudo isso é, na verdade, uma fábrica de saudades?
QUE DELÍCIA DE FILME! Eu ri muito, eu me emocionei em vários momentos e eu chorei de verdade no fim quando eles estavam cantando Panapaná, com essa letra lindíssima! Que belo filme! Sou um completo apaixonado por Carrossel e por todos esses personagens. Pela história linda que eles contam com tanta inocência e didática. Essa turminha da Escola Mundial é mesmo encantadora! Acompanhando a novela diariamente e descobrindo mais sobre cada um deles, eu ainda não tinha assistido ao filme, mas com a iminente estreia de sua sequência (que, dessa vez, eu pretendo ver no cinema!), eu corri para o Netflix. E agora eu me remoo de culpa porque eu não consigo entender como eu não assisti a isso antes. Tem toda a inocência dessas crianças, uma explosão de diversão e de cores, músicas legais, momentos fofos e com bonitas mensagens, e muito bom humor. Exatamente o que eu esperava e como eu esperava. Estou apaixonado! A ausência da Professora Helena (com a desculpa de que ela acabou de ter um bebê), diferentemente do que eu imaginava antes, não fez assim tanta falta no todo do filme.
As crianças o sustentaram LINDAMENTE!
Na trama, a turma da Escola Mundial está indo para uns dias no Acampamento Panapaná, que é o acampamento do avô da Alícia. São aquelas crianças que todos conhecemos e adoramos, com todas suas manias e características marcadas! Então é claro que tem muita diversão e brincadeiras envolvidas. Eles são recebidos e divididos em duas equipes (roxa e laranja, cores de Cúmplices de um Resgate), com a separação de Davi e Valéria, por exemplo. Dali em diante, as próximas atividades serão coordenadas como uma série de provas e brincadeiras que antagoniza as duas equipes. Tem corrida com obstáculos, tem pulo de tirolesa e um monte de outras coisas! Bem divertido, alegre e bonito. E essas crianças estão um MÁXIMO! Quase todo o elenco infantil (menos a Bibi) retorna para a aventura no Acampamento, e eles já estão mais crescidos e é tão legal acompanhar essas crianças crescendo, ainda mais tendo em vista que assistimos atualmente à reprise de Carrossel na qual eles são menorzinhos de novo. Maria Joaquina está maior, se aproximando mais de Isabela que de MJ; outros que mudaram bem foi a própria Alícia e o Daniel; outros cresceram, mas não mudaram tanto, como o Jaime. E outros pouco mudaram.
Oi, Kokimoto!
Mas é tão MARAVILHOSO vê-los crescendo e compará-los às suas versões na novela!
Três casais ganham história nesse filme. Primeiramente, os eternos namorados Valéria e Davi. FOFURAS! Eles são separados logo de cara, cada um para uma equipe, e então as desavenças começam quando Jorge faz a cabeça de Valéria porque o Davi fica andando com a Carmen, e confusão daqui confusão dali, a Valéria acredita. E, pra ajudar, o Davizinho não tem coragem de pular na água para salvá-la quando ela cai da tirolesa! Mas eles fazem as pazes fofíssimos na surpresa de aniversário de namoro! Carmen, por sua vez, apaixonadinha por Daniel (eles combinam tanto!), ganha um beijinho no rosto dele e aquela cena é repleta de ternura, carinho e sentimento puro. Por fim, Cirilo e Maria Joaquina. Ela é a mesma. Ele é o mesmo. Mas eles têm ótimos momentos como quando ele esbarra nela e eles caem olhando as estrelas. Também quando ele chama a sua atenção para um homem espreitando no acampamento em um vídeo que ela tem no celular e ganha um beijinho no rosto. Ele chega a ganhar um beijinho na boca!
E então ele desmaia, claro.
AH, E O QUE É A MARIA JOAQUINA COM ESSE CELULAR TIRANDO FOTOS?
Outra parte importantíssima da trama é a própria amizade dessas crianças, e eu imagino o quanto isso é real e verdadeiro – porque criança sente tudo muito intensamente, e eles estão há tanto tempo juntos! Eles se amam! Olhe para eles cantando a música-tema do Carrossel no ônibus! Depois, com a rivalidade que se instaura entre time laranja e time roxo (refletindo na competição durante o dia, com as formigas no tênis, a cola na árvore e assim por diante), eles acabam brigando seriamente depois que a Valéria cai da tirolesa. E é tão impactante! Acho que NUNCA na novela eles brigaram de forma tão ampla e tão séria! Ficou bem forte. A briga é compreensível e infantil, mas um acusa o outro, empurra o outro, e as interpretações estavam realmente incríveis. Me convenceu e me fez lamentar esse rompimento em uma amizade tão bonita que todos compartilham! Mas elevou o grau de seriedade do filme e isso deve ser valorizado, ficou uma cena realmente muito boa e muito memorável.
Também serviu para mais uma belíssima mensagem do poder da amizade deles!
Eles cantando Amiguinho ao redor da fogueira foi uma coisa LINDÍSSIMA!
Depois que o Acampamento é fechado, por causa de todas as tramoias dos vilões que queriam comprá-lo e o avô de Alícia não queria vender, eles precisam se unir. Não há mais time laranja e roxo – embora eles tenham feito as pazes de forma linda na cena da fogueira, e vê-los rindo e se abraçando me fez muito bem! Mas depois do momento deprimente em que eles começam a voltar para casa, cabisbaixos, Cirilo vê a utilidade na infinidade de fotos que a Maria Joaquina tinha tirado, e via no celular de volta para casa com lágrimas nos olhos: eles só precisavam pegar aqueles vilões! Assim, como uma boa equipe de Carrossel, eles retornam para salvar o Acampamento Panapaná, com todo um plano que é bem a cara deles, usando a maleta de travessuras do Paulo e do Kokimoto, ao melhor estilo Esqueceram de Mim possível! O filme chega até a ser mencionado por Paulo pouco depois de plano falhar! Ah, e o Jaime ainda canta uma versão de We Will Rock You, com a ajuda de todo mundo, que ficou excelente enquanto as coisas para o plano eram arrumadas em todos os seus detalhes!
No fim, é o Cirilo que pensa no plano que salva o Acampamento!
Tudo funcionou de forma tão bonita e tão gostosa para assistir! Tivemos os melhores momentos dessas crianças, que continuam apresentando, sempre, uma química incrível. Trilha na mata, cenas do lago e guerra de travesseiros DOS MENINOS! Tivemos a participação de personagens como a Graça e a Diretora Olívia, que estavam ótimas! E os personagens novos, como o Sr. Campos e o Alan nos conquistaram de verdade. Estava lindo, estava divertido, estava instrutivo, com mensagens belas. Eu ri. E eu chorei. Chorei mesmo. No fim do filme, além de as crianças estarem todas MUITO LINDAS naqueles figurinos diferentes para cantar Panapaná, a emoção toda do filme se concentrou na belíssima letra daquela música, e eu não pude resistir. Me fez pensar na amizade verdadeira delas e nos próprios atores, no quanto, daqui a muitos anos, eles vão olhar para isso no passado deles com lembranças tão ternas, amizades tão verdadeiras e muita saudade e nostalgia. Porque até eu vou olhar dessa maneira, imagina eles, que fizeram parte disso por tanto tempo! Isso é tão bonito e tão melancólico ao mesmo tempo. Por isso eu escolhi aquele trecho da música para começar essa postagem: Será que tudo isso é, na verdade, uma fábrica de saudades? Parece que faz sentido e parece que é bem isso mesmo!
Uma fábrica de saudades.
Mas isso é uma coisa muito linda.

Fique atento para a review de Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina EM BREVE!


Comentários