War Horse – Cavalo de Guerra


War Horse estreou no Brasil no começo desse ano, e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a direção de Steven Spielberg. Mas não é parecido com nada que eu esteja acostumado dele. É uma história totalmente diferente, um filme simples, sobre amor incondicional, amizade e muita coragem.… e guerra; é um filme brilhante, um ótimo trabalho, com uma história incrível, atuações ótimas, trilha sonora perfeita… tudo se encaixa, tornando o filme divertido, carismático, triste e emocionante… uma combinação e tanto!
O filme conta a história do cavalo Joey, que após ser comprado por um humilde camponês, desenvolve uma amizade muito forte com Albert. Ambos tentam impedir que a família perca a fazenda, embora todos acreditem que isso seja impossível. Quando a Primeira Guerra Mundial explode, os dois são separados e Joey parte para a guerra, passando em seu caminho tanto pelo lado inglês quanto pelo lado alemão, além de uma simples família comum – e é aí que conhecemos os horrores da guerra, e como todos foram alcançados. É uma história de amor, enquanto Albert jamais desiste de reencontrar o amigo…
As atuações também foram incríveis. Vou dar um destaque especial para Jeremy Irvine, para começar, que interpretou Albert Narracott… essa foi sua estréia no cinema, e ele começou muito bem. O rapaz fez um ótimo trabalho em todos os momentos do filme… passando de um garoto simples a um soldado na Primeira Guerra Mundial, sem nunca deixar de lado o amor por seu cavalo. E o cavalo, que sendo um dos protagonistas do filme, estava ótimo… podíamos saber o que Joey sentia, pensava, apenas ao olhar em seus olhos… uma das melhores atuações animais que eu já vi!
O filme começa de maneira bastante leve e divertida… a história flui, e a relação entre Albert e Joey sendo criada é realmente bonita. As cenas são naturais, o humor (que mesmo depois ainda permeia o filme) é bastante espontâneo. Nesse começo mais colorido, temos algumas cenas que realmente emocionam – como a aragem da terra na fazenda da família (devo comentar que Emily Watson deu um grande show como a mãe de Albert nesse momento). É uma ótima introdução ao filme, uma primeira parte.
No momento em que a Primeira Guerra Mundial explode o filme começa a perder sua cor, mas sem perder sua beleza. Somos conduzidos por uma jornada ao lado de Joey (separado de seu amigo Albert ao ser vendido ao exército) que nos apresenta muito da guerra… não temos sangue explodindo nem zilhões de cabeça rolando, mas o filme não precisa de nada disso – ele nos marca e nos mostra o terror da guerra sem precisar apelar. De maneira simples, a história é contada.
A Guerra é retratada bem, sempre levando em conta o lado emocional (é um drama, galera!). O que agradou bastante foi como tivemos vários pontos de vista e como a guerra atingiu diferentes vidas… passamos pelo exército inglês, pelos jovens irmãos soldados alemães, e pela família comum, representada por Emilie, uma garota que mora com o avô. É grandioso ver como a guerra influenciou em cada uma dessas vidas, e ver a grande tragédia que tudo isso significou… o filme traz isso de maneira brilhante, nos emocionando a cada cena. Além de fascinantes cenas de ação típicas de guerra que realmente valem a pena.

[CONTÉM ALGUNS SPOILERS]
O final, já podemos desconfiar (apesar de que um dos acontecimentos foi diferente do que eu tinha imaginado), mas ainda assim é lindo. Digo que é uma grande história de amor, por causa do que cada um dos dois amigos enfrentou para que o reencontro se tornasse possível… o momento em que vemos Albert como um soldado pela primeira vez, empenhado em encontrar seu cavalo, é algo que nos toca. Começamos a pensar em quão longe alguém pode ir por alguém que ama, e isso realmente emociona. O final do filme guarda ótimas cenas emocionantes e um desfecho brilhante, que realmente vale a pena. Algumas lágrimas podem se juntar em seus olhos graças aos últimos minutos, tão bem filmados, prepare-se…
[FIM DOS SPOILERS]

É um filme brilhante, que merece ser assistido, sem dúvida. O ano já começou bem, com esse lançamento. Como eu comentei, a história é belíssima e emocionante – e o visual do filme é realmente incrível. Te faz pensar, pode te fazer chorar, e é um longa que vale a pena. Então, assim que você ver o filme em cartaz em sua cidade, eu recomendo. Depois vocês comentam se gostaram ou não. Até mais!

Comentários