“Nunca é tarde para sonhar” – A Última Dança


Faz algum tempo que havia tomado conhecimento desse filme. Mas ainda não o tinha assistido, mesmo que ele estivesse em minha lista. Achei que valeria a pena, e finalmente o assisti. Se é bom? Bom, eu gostei. Não é perfeito, não é incrível (tem melhores), mas é bom; e coreografias muito bem executadas também colaboram.
O foco do filme é um trio (Max, Travis e Chrissa) que voltam para a Companhia de dança, depois da morte de seu fundador, Alex (que merecia mesmo ter morrido, me desculpem) para executar uma dança nunca antes estreada. Acontece que cada um tem seus traumas, a vida de todos foi afetada, e eles precisam aprender a superar todos os seus problemas para poder dançar, e poder manter a Companhia funcionando. Como vocês podem ver, há muito drama (não, não exagerado, o filme está bom).
Foi lançado em 2003, a meu ver, Dirty Dancing foi muito utilizado para sua divulgação (como a volta de Patrick Swayze em um filme nesse estilo e essas coisas todas). A direção e o roteiro ficaram a cargo de Lisa Niemi, a atriz que interpreta Chrissa. Quanto à produção, figuram Rhonda Baker, Lisa Niemi e Patrick Swayze; como vocês podem ver, Patrick e Lisa fizeram muito mais do que interpretar Travis e Chrissa, respectivamente, e eu admiro bastante isso; por falar nisso, estão de parabéns pela versatilidade. E para quem não sabe, os dois ainda são marido e mulher. Incrível; é praticamente um filme de família; o casal foi responsável pelo roteiro, direção, produção e ainda protagonizaram como o casal central no filme. Uau! Que trabalho…
Voltando ao filme, achei o trio fantástico; acho que eles trabalham bem juntos, tem uma química incrível; inicialmente, achei que seria difícil convencer todos a voltarem, mas voltar foi fácil, difícil foi mantê-los todos ali, fazê-los dançar juntos e com o coração. E os três (Patrick, Lisa e George de la Peña) deram shows de interpretação e de dança; coreografias bem-feitas, e a história bem contada.
Alguém que já assistiu, prestou atenção na música brasileira que toca durante o filme, e depois novamente nos créditos? Só achei que seria interessante comentar isso. Seguindo em frente. Gostei de uma frase citada no filme, que acho que faz perfeito sentido: “Use os passos como vocábulos. Diga algo, você está escrevendo um livro”; não sei dançar, nunca soube, mas achei muito bonita a maneira como a dança foi tratada.
Não é o melhor filme de todos os tempos, mas vale a pena assistir. Numa tarde chuvosa, que você não tenha que ficar limpando a casa, fazendo tarefa da faculdade ou qualquer outra coisa igualmente chata, pode assistir a esse filme, com uma bacia de pipoca; ainda mais se você gosta de dança.

Apenas uma curiosidade/dúvida: Na noite de estréia (na qual eles não dançam), Bree está na entrada e dá uma folheada em algum livro, que não conseguimos ver a capa. Mas eu tenho praticamente certeza de que era Harry Potter, não era? Quer dizer, parecia as palavras Harry Potter em cima, e embaixo eu poderia jurar que parecia o desenho do brasão de Hogwarts; ah, sei lá, pode não ter nada a ver, mas acho que então eu estou REALMENTE ficando doido.

Comentários