Wednesday (Wandinha) 1x05 – You Reap What You Woe

Fim de semana com os pais.

A FAMÍLIA ADDAMS! Apesar de eu amar a Wandinha (ela sempre foi uma das minhas personagens favoritas na Família Addams) e de a Jenna Ortega estar simplesmente maravilhosa no papel, fiquei tão feliz por “You Reap What You Woe” ter trazido toda a Família Addams para o centro da narrativa – pudemos explorar um pouco mais da relação de Wandinha com a mãe, Mortícia, vimos Wandinha conversando com o Feioso enquanto eles pescam “do jeito Addams”, e ainda descobrimos mais sobre o passado de Gomez e aquela acusação de homicídio que Wandinha descobrira logo que chegara à Academia Nevermore. Tudo acaba acontecendo muito mais rápido do que eu esperava, com esse quinto episódio resolvendo detalhes da trama que eu achei que ficariam como suspense por mais tempo, mas eu espero que a série ainda consiga trazer mais desses personagens!

Se no segundo episódio de “Wednesday” tivemos a Copa Poe, no terceiro tivemos o Dia da Integração e no quarto o Baile Rave’N, chegou a hora de conhecer mais uma tradição da Academia Nevermore: O FIM DE SEMANA DOS PAIS – é hora de a família ir à escola visitar os filhos… e, com a Família Addams em destaque, as coisas ficam macabras e divertidas! Gosto muito de ver a dinâmica entre eles, gosto de toda a tensão que existe entre Mortícia e Weems, por causa do tempo em que estudaram juntas, e gosto de como Wandinha quer respostas sobre as coisas que descobrira, e faz questão de fazer perguntas durante uma sessão de terapia em família sugerida pela escola… inclusive, sinto que poderíamos ter passado um episódio inteiro acompanhando uma sessão de terapia de Wandinha, Mortícia, Gomez e Feioso e teria sido incrível!

Mas Wandinha quer saber toda a história por trás da morte de Garrett Gates – um crime de 32 anos atrás que parece ainda “assombrar” Mortícia e Gomez. Quando uma similaridade entre esse caso e os ataques recentes vem à tona, o xerife tem a oportunidade perfeita de fazer o que ele sempre quis fazer: prender Gomez Addams. Gomez é algemado e levado preso na frente de Wandinha e de toda a escola no Fim de Semana dos Pais, o que traz à família uma recordação de quando algo similar aconteceu da primeira vez e Gomez foi levado, em sua juventude, pela polícia – destaque para a Mortícia dizendo que, ao vê-lo algemado e acusado de homicídio, ela nunca o amou tanto na vida. Então, Gomez está preso (com direito a um uniforme laranja que parece ser o que mais está incomodando Wandinha e Mortícia), e Wandinha precisa soltar o pai…

E não é o ajudando a fugir. É provando que ele é inocente.

Gosto muito de como Wandinha Addams é UMA INVESTIGADORA. E como ela vai atrás da verdade da melhor maneira possível… primeiro, ela tem uma conversa com o pai, na cadeia, que lhe conta a sua versão da história: a maneira como Garrett Gates estava apaixonado por Mortícia, como ele invadiu a escola e o procurou para matá-lo e como ele se defendeu e acabou o matando em um acidente com a espada – era uma história crível, mas Wandinha sabia que era mentira… afinal de contas, ela conhece o pai melhor do que ninguém. Então, Wandinha vai conversar com Mortícia, que lhe conta a verdade: a história é parecida com a que Gomez contara para a filha, mas tinha uma diferença notável, que era o fato de que Mortícia é quem tinha acidentalmente matado Garrett Gates no meio de toda aquela confusão passional… e Gomez assumiu o crime para defendê-la.

“Wednesday” consegue pegar os personagens que conhecemos e entregar uma adaptação competente na qual podemos ver os personagens criados por Charles Addams claramente – muito mais do que na caracterização (que está perfeita), vemos a essência do relacionamento de Gomez e Mortícia expressa em toda essa história deles na Academia Nevermore em 1990, porque Gomez sempre foi esse homem completamente apaixonado por Mortícia e que faria qualquer coisa por ela… o amor deles é palpável e bonito, e o episódio consegue também trazer isso com uma pitada de humor ao expressar toda a devoção que Gomez tem pela esposa quando teme ficar afastado dela, ou quando ele e Mortícia se reencontram na cadeia… porque Mortícia e Wandinha também acabam presas por desenterrar o corpo de Garrett Gates para provar uma teoria de Wandinha.

A teoria de Wandinha, que surge a partir de detalhes da história contada tanto por Gomez quanto por Mortícia, seria a prova de que Garrett Gates não morreu exatamente por causa da espada que o perfurou, mas porque ele foi envenenado… a sequência de Wandinha toda contente cavando aquele túmulo é sensacional (Jenna Ortega sempre com as melhores expressões), e então ela e Mortícia descobrem o que vai salvar Gomez: a prova de que Garrett foi envenenado e que, na verdade, ele estava na Academia Nevermore naquele dia não para matar Gomez Addams, mas para matar todos os excluídos… uma caça às bruxas movida pelo preconceito desde a época de Joseph Crackstone, quando Goody Addams teve que ser uma das primeiras pessoas a enfrentá-lo – inclusive, foi ela quem fundou Beladona e com o intuito de proteger o pessoal da Nevermore.

E é isso o que rege todo o conceito da série.

Certamente ainda teremos surpresas envolvendo a família de Garrett!

Entregando facilmente um dos melhores episódios de “Wednesday” até o momento, o roteiro de “You Reap What You Woe” traz uma série de momentos memoráveis para a Família Addams, reduzindo os demais personagens a poucos minutos de tela – embora tenhamos uma trama para Enid e a família que quer mandá-la para um “acampamento de conversão”, uma trama para Bianca com a mãe, e pouquíssimo de Tyler e de Xavier. O ponto alto do episódio é certamente a relação entre Wandinha e Mortícia, até porque Wandinha pode ter finalmente entendido que a mãe não quer necessariamente que ela “cresça à sua sombra” nem nada assim, não foi para isso que ela a mandou para a Academia Nevermore… destaque para aquele momento da despedida das duas, quando Wandinha dá um passo em direção à mãe, e é a maior demonstração de afeto que ela poderia dar.

Muito bom!

 

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Comentários

  1. Tinha quase certeza de que você ia usar a cena da família com a terapeuta como capa. Deu um print excelente.

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