Malhação 2008 – Os talentos do Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro

Música. Ballet. Escrita.

A temporada 2008 de “Malhação” resolveu trazer a arte como uma temática forte, e eu acho isso bem bacana, porque temos várias representações de arte. A professora Eneida, por exemplo, está bem interessada em montar um musical com os alunos no fim do ano, e o professor Orfeu pode ajudar com a música, mas temos um pouquinho de cada entre os alunos daquela escola – assim como acontece na maioria das escolas da vida real. O Guga, por exemplo, amo tocar violão e cantar, e ele está ajudando a Angelina a descobrir seu talento e sua paixão pela música; o Peralta, através de uma confusão inusitada, descobriu que gosta de dançar ballet, e leva muito jeito para isso; a Yasmin ainda vai descobrir a sua paixão para a música, embora Débora tenha minado sua primeira investida; a Domingas é uma “repórter investigativa” em construção; e o Fernandinho é um autor talentoso.

É tão bonito ver isso!

Por isso mesmo, é só envolvendo a arte que o Grêmio Estudantil vai conseguir passar algumas medidas mais controversas, como o uso do uniforme no Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro. Fernandinho e Domingas optam pelo uso do uniforme, uma pauta que já estava há muito sendo discutida, e é claro que isso é algo que divide opiniões… tem gente que acha um absurdo o uso de uniformes, e gente que adora – eu, particularmente, sempre fui a favor dos uniformes, mas se eles nunca existiram até agora, eu não sinto que faz parte das crenças do colégio, impô-lo do dia para a noite é meio descabido. Mas estou ansioso para vê-los com seus novos uniformes em breve… como muita gente detestou a ideia, os diretores pedem que o Grêmio dê um jeito de popularizar a ideia, e Angelina sugere a solução: fazer um desfile de uniformes, para que o pessoal ajude a escolher.

É UMA IDEIA E TANTO!

E eu gosto muito de como as pessoas acabam se envolvendo, por um motivo ou outro… às vezes, como no caso da Yasmin, é só porque ela não quer andar com algo que a Angelina desenhar, por exemplo, mas, de todo modo, muita gente já se inscreveu para o desfile, E ISSO VAI SER UM MÁXIMO. Mas a escola também está preocupada com algo mais urgente: o vândalo do Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro, a pessoa que é contra a fusão e deixou aquela pichação na parede… agora, Angelina e Pedro encontram o dormitório todo revirado, e quando eles escutam um barulho e se escondem para “pegar o vândalo”, quem aparece é a Domingas – ela tem uma desculpa sobre o motivo de estar ali e estar rindo, mas a verdade é que não é muito convincente, e a Montanhas já a encontrou com uma lata de spray na mão no dia em que o dormitório foi pichado.

Uhm.

Voltemos aos talentos da escola… eu fiquei MUITO TRISTE com a maneira como a Débora tratou a Yasmin na aula de música. Orfeu está perguntando se alguém quer cantar, e a Yasmin fica toda empolgada, meio em dúvida se deve se voluntariar ou não, mas querendo isso, e então ela levanta a mão, e dá para ver no seu rosto, no seu sorriso, como ela está ANIMADA, mas a Débora acaba com a experiência para ela. Ela a repreende, a coloca para baixo, diz que “ela nunca cantou”, e embora a Yasmin diga que “tem uma primeira vez pra tudo”, Débora é dura e diz que, se ela pagar esse mico, é melhor ela ver com a Angelina e a Domingas se elas querem andar com a Yasmin, porque com ela não anda mais. Então, Yasmin acaba desistindo de cantar, e eu fiquei DE CORAÇÃO PARTIDO com a maneira como isso derrubou a Yasmin… ela estava tão triste.

E continuou triste, mesmo depois, no dormitório.

Ela devia ter cantado.

A parte boa disso tudo é que quando tem uma espécie de “briga” no dormitório, porque todo mundo está se voltando contra a Débora, até a Yasmin ajuda a detoná-la um pouquinho – ela ainda está muito chateada com a questão da música. Eu ri bastante dos moradores do dormitório revoltados com a Débora, falando sobre como ela é folgada, sobre como ela nunca ajuda em nada, como não arruma as camas e como ela deveria ser a próxima a fazer uma faxina geral, e ela acha um absurdo, e dá um pequeno surto – como sempre. Mas o fato é que ela É MESMO a mais folgada do dormitório, e eu ri ainda mais quando o Capitão e a Dionísia chegaram e ela disse que “tinha uma acusação grave a fazer”, e contou para eles tudo o que os outros falaram, sobre como ela é folgada e tudo o mais, e o Capitão responde: “Mas você é tudo isso mesmo”.

ÍCONE.

Uma cena LINDA que envolve música é o Guga querendo ajudar a Angelina… ESSES DOIS ESTÃO MAIS FOFOS A CADA CAPÍTULO! Completamente apaixonado (dá para ver nos olhinhos e no sorriso dele!), o Guga faz uma nova serenata, cantando “Fugindo de Mim” novamente (ESSA MÚSICA É TÃO LINDA!), mas ele diz que não é apenas uma serenata… ele está ali para começar as aulas de música da Angelina. Tudo bem se ela não sabe tocar o violão, ela pode deixar isso com ele, mas ela pode cantar, e eu gosto de como a Angelina tem isso dentro dela, tem essa vontade, essa paixão “adormecida”, e Gustavo usa o interesse que ela já demonstrou para incentivá-la, e então eles cantam “Fugindo de Mim” juntos, E ESSA MÚSICA FICA AINDA MAIS LINDA COMO UM DUETO. É assim que está nascendo essa paixão pela música de ambos, e ainda vai render muitos bons frutos!

Enquanto isso, o Fernandinho descobre o Peralta ensaiando ballet escondido no galpão, durante a noite, e é SENSACIONAL. O Peralta está morrendo de medo de alguém saber que ele está dançando ballet, mas ele está gostando tanto disso… então, ele pergunta a Fernandinho “qual seu preço” para não contar a ninguém, e Fernandinho, todo diplomático, diz que, apesar de ele merecer, ele não está a fim de chantageá-lo, mas diz que “gostaria, sim, de ser tratado com um pouco mais de delicadeza”… na verdade, o mínimo de respeito. AMEI O FERNANDINHO GANHANDO ALGO COM ISSO TUDO! E ri muito daquela cena “Peralta, já que você tá levantando, você podia pegar um refrigerante pra mim” – ninguém entende nada (as expressões de Andreas, Bodão e Pedro!), mas o Peralta é todo legal com o Fernandinho e diz que “não custa nada fazer isso”.

SEN-SA-CI-O-NAL!

Fernandinho também tem uma invasão de privacidade que lhe machuca muito… ele parece sempre estar escrevendo em um caderno misterioso, e quando ele não responde à Domingas o que é aquilo e ela vê onde ele o guarda, ela acaba caindo na tentação de pegar e ler sem sua autorização… ela descobre que o Fernandinho é um verdadeiro artista e escreve sobre os moradores do dormitório de uma forma muito artística, um verdadeiro autor talentoso, mas ela não tinha o direito de ler aquelas anotações… ela descobre, por exemplo – embora isso não fosse um verdadeiro segredo para ninguém –, que o Fernandinho está apaixonado pela Felipa, e é esse tipo de coisa que o Fernandinho não quer que ela saiba. Quando ele a vê com a pasta, ele fica triste, magoado, decepcionado, e eu entendo o seu sentimento… ele se sentiu traído, invadido.

Mas a Domingas parece não entender isso… com lágrimas nos olhos (mais de raiva do que de qualquer outra coisa), Fernandinho diz a ela que ela invadiu a sua privacidade, e que dessa vez ela passou de todos os limites. Então, os dois discutem, os dois gritam, e todo o dormitório, naturalmente, se junta para ver. E, eventualmente, todos acabam se envolvendo, vira uma gritaria sem tamanho, e no meio os dois, em um momento bem triste, mas que eu espero que seja de crescimento para a Domingas… e quando tudo se intensifica e parece impossível controlar a confusão, Dionísia e o Capitão tomam uma decisão: “Tá bom, vocês venceram. Nós desistimos, não é, capitão?” EU SOFRI COM OS OLHOS DA DIONÍSIA CHEIOS DE LÁGRIMAS! Agora, o pessoal do dormitório precisa se unir para demonstrar carinho e respeito, se não quiserem que os dois vão embora.

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários