Stranger Things 4x06 – Chapter Six: The Dive

“Mordor it is”

Essa temporada é mesmo DO NÚCLEO DE HAWKINS. Apesar de trazer momentos incríveis para alguns dos meus personagens favoritos, como o Steve e o Dustin, “The Dive” é, provavelmente, o episódio de que menos gostei nessa temporada. Com o sétimo episódio sendo o último da “primeira parte” da temporada lançada pela Netflix, o sexto episódio sofre de algo que comumente assola meios de trilogias: a sensação de que as coisas estão enroladas. Não é uma grande crítica, e eu continuo achando que a quarta temporada de “Stranger Things” está ótima, mas “The Dive” não me empolgou como outros episódios, não teve uma grande sequência icônica que vá marcar a temporada como um todo, e dá a impressão de que não saímos muito do lugar… a não ser, é claro, pelos minutos finais, quando um novo portal para o Mundo Invertido é descoberto.

Mas exploraremos isso com calma no Mid-Season Finale.

O núcleo da Califórnia continua carismático, mas deslocado – como se eles não justificassem, de fato, sua necessidade… ainda assim, é legal acompanhar Will, Mike, Jonathan e Argyle, enquanto eles fazem de tudo para descobrir para onde Eleven foi levada e, quem sabe, conseguirem salvá-la… enquanto tentam desvendar as pistas que lhes foram deixadas, eles procuram a ajuda de ninguém menos que Suzie, a namorada à distância de Dustin – uma pena que o próprio Dustin não tenha podido estar ali com ela! Suzie é carismática, inteligente e exagerada, e ela rende um dos momentos mais bizarros e divertidos do episódio, com uma casa maluca e muito talento. Os meninos, no entanto, não contam exatamente para que precisam da sua ajuda, e ela nem sonha que está descobrindo para eles a localização de uma base secreta do governo ou alguma coisa assim.

Eleven, por sua vez, continua submetida a um tanque no qual é obrigada a reviver trechos do seu passado… de volta a 1979, ela vai aos poucos revivendo memórias traumáticas que foram bloqueadas por seu cérebro, supostamente porque isso “pode trazer os seus poderes de volta”. Ainda não é claro aonde o roteiro quer chegar com isso tudo, mas conseguimos presenciar momentos horríveis da vida de Eleven, vivendo em um laboratório, sendo tratada como uma cobaia, e ainda tendo que lidar com bullying pesado, um carma que ela teve que reencontrar, de alguma maneira, quando conheceu Angela, na Califórnia. As cenas são pesadas e revoltantes, e quase desejamos ver os poderes de Eleven aflorar para que ela possa se livrar de todos que lhe fazem mal… no entanto, parece que o roteiro quer que concluamos que ela foi a responsável por aquele massacre no laboratório.

E talvez não seja o caso.

Hawkins, por sua vez, se divide em dois núcleos: de um lado, o grupo liderado por Dustin, que quer encontrar e derrotar Vecna, para salvar Max e Eddie; de outro, o grupo incitado por Jason, que está em busca de vingança e louco para aceitar qualquer conspiração que lhes forem oferecidos. Depois da nova morte do episódio passado, no lago, Eddie não conseguiu se safar das acusações, e Jason passou a chamá-lo de “receptáculo de Satanás”, uma história na qual a polícia não parece acreditar o suficiente, mas que é o bastante para uma série de pessoas desesperadas que, se fosse hoje em dia, acreditariam em qualquer fake news de Whatsapp. Então, o Hellfire Club agora está sendo chamado de “culto”, e todos os envolvidos vão ser caçados como se fossem assassinos ou cúmplices de um assassino: Eddie. A tensão aumenta em Hawkins.

A parte mais legal, COMO EM TODA ESSA TEMPORADA, é o grupo formado por Dustin, Max, Lucas, Steve, Robin, Nancy e, agora, Eddie. Mais do que nunca, Eddie precisa fugir e se esconder, e o grupo corre contra o tempo sabendo que Vecna precisa ser derrotado de uma vez por todas, antes que mais mortes aconteçam… inclusive dentro do grupo. Em uma “reunião” interessante (a interação desses personagens é sempre impecável!) na Pedra da Caveira, eles juntam as informações que têm e descobrem onde Vecna está, do outro lado – afinal de contas, a hora em que a morte aconteceu no lago foi a hora em que o pico de energia aconteceu na casa de Victor Creel, estourando as lanternas no episódio anterior… agora, o grupo “só” precisa encontrar uma passagem até o Mundo Invertido e matar Vecna. É claro que eles não sabem, no entanto, nem onde tem uma passagem, nem como matar o Vecna.

O primeiro problema é resolvido por Dustin – incomodado com a direção da Pedra da Caveira e em uma disputa de “certo ou errado” que parece bem infantil com Steve, ele se dá conta do que tanto lhe está incomodando: o ponteiro da bússola. A indicação de um campo magnético indica a possibilidade de uma passagem para o Mundo Invertido… uma passagem que, dessa vez, fica no fundo do lago. Enquanto Lucas, Max e Dustin são deixados para trás (e terão que lidar com a polícia em busca do “assassino”, inclusive), os demais entram em um barco rumo ao centro do lago, em busca de onde a bússola fica ainda mais descontrolada, e esse deve ser o lugar onde eles poderão passar para o Mundo Invertido… e é o que Steve vai verificar. Uma pena a cena ser tão escura e não valorizar o Steve sem camisa – eu entendo perfeitamente a Max com aquele binóculo.

O mergulho de Steve de fato revela uma passagem para o Mundo Invertido – e então o episódio começa a construir uma tensão palpável para o último episódio dessa primeira parte… Steve volta nadando para contar aos demais sobre a passagem, mas ele acaba sendo capturado e arrastado até o Mundo Invertido sozinho – e foi desesperador vê-lo sendo atacado… eu realmente não estou preparado para ver o Steve morrer, e espero que ele possa sobreviver! A série perderia muito sem ele! Pelo menos, Steve teve tempo de voltar e falar da passagem, e os demais podem reagir quando o veem sendo puxado… preocupada, Nancy é a primeira a pular atrás dele, mas é seguida de perto por Robin, que pula também apesar dos protestos de Eddie de que isso não é sensato. Sozinho no barco, no entanto, ele não tem outra escolha a não ser pular também.

Vamos ver como o grupo se sai no Mundo Invertido!

 

Para mais postagens de Stranger Things, clique aqui.

 

Comentários

  1. Vou lhe ser franco não estou muito empolgado com essa temporada, todavia o plot de Hawkins é o que me mantém seguir em frente. E a chance de ver o Steve novamente descamisado. Kkkkkk... Verei o sétimo agora, espero que seja uma surpresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do sétimo!!! (Sorry, não vai ter lá tanto assim do Steve descamisado, infelizmente)
      Essa semana quero ver os 2 últimos (mas estão imensos, né, então vamos ver quando eu consigo haha)

      Excluir

Postar um comentário