Além da Ilusão – A rebeldia de Isadora

Malhação 2008

Isadora se rebelou – apesar de às vezes ficar um pouco irritado com a personagem, a rebeldia de Isadora até pode ser explicada se entendermos tudo o que a levou àquele momento… e é mais ou menos a história de Angelina, na temporada de 2008 de “Malhação”: sofrendo por outros motivos, facilmente impressionável e querendo fazer coisas que chocam e provocam aqueles que “a machucaram”, Isadora se torna outra pessoa… e Nelsinho “papa-figo” vai ajudar nesses atos de rebeldia. Devo dizer, no entanto, que eu acho que Joaquim e Rafael são tão culpados de tudo quanto o Nelsinho, porque são os dois que não sabem entender/respeitar a Isadora, e que ficam agindo de uma forma que, no momento em que Isadora está, a incentiva a continuar. Como quando os dois encontram Isadora no bar, jogando sinuca com a ajuda de Nelsinho…

“Nós só queremos saber quem são seus novos amigos”

“Você agora é amiga de malandro, é isso?”

Eu não acho que a preocupação de Rafael e Joaquim não seja válida… Nelsinho claramente não presta e Isadora pode sofrer e se meter em problemas por andar com ele, mas eles não a abordam da maneira correta, agindo como se eles tivessem direito de lhe pedir satisfações e de tentar controlá-la, por exemplo. Brava, Isadora diz que “o que faz ou deixa de fazer é problema seu”, e todas as cenas meio que “provam” como Joaquim e Rafael têm culpa (!) de “empurrar” a Isadora cada vez mais para perto de Nelsinho… quando Nelsinho a chama para uma volta em sua moto, por exemplo, Joaquim se intromete respondendo no lugar dela e dizendo que “ela não quer”, e Rafael solta um “Você não vai, né?”, como se ela não pudesse querer, então Isadora acaba indo, mas acaba indo apenas para provocar o Rafael e o Joaquim… não tenho certeza se ela teria ido sem eles ali, naquele início.

Nelsinho vai enrolando a Isadora, com intenções macabras, enquanto Joaquim e Rafael meio que firmam uma parceria inesperada em defesa de Isadora e, com Arminda, eles vão até a fazenda para falar com Violeta e contar que “Dorinha saiu na garupa da moto do papa-figo e está correndo perigo”. Violeta e Heloísa escutam a preocupação e também ficam alarmadas, mas quando Isadora chega em casa e os vê ali, ela fica ainda mais brava do que antes, e ri de maneira rebelde e debochada na cara deles com toda a história do cara que “é famoso por desonrar moças de família”, dizendo: “Vocês acham que eu sou uma bocó? Que eu caio em qualquer lorota? Eu sei me cuidar!” Heloísa tenta intervir e defender o trio, e diz que eles só estão ali porque se preocupam com ela, mas Isadora não quer ouvir… nem a tia nem a mãe, que tenta proibi-la de ver o Nelsinho.

O que, convenhamos, é um grande problema… tudo bem, eu nunca fui pai (e, felizmente, nunca vou ser!), então eu sei que a paternidade tem desafios que eu nunca vou entender e que o lance de “proibir” que Isadora saísse com Nelsinho é, provavelmente, quase um reflexo, a primeira coisa que se pensa em fazer. Ao mesmo tempo, eu cresci com a minha mãe falando sobre como “proibir é pior”, e isso que eu nunca tive uma fase rebelde, nem mesmo muito desafiadora! Proibir o adolescente de fazer algo é quase um convite para que ele faça isso, ainda mais um adolescente tendo “uma fase rebelde”, que é o caso de Isadora… de todo modo, Violeta tenta fazer isso, e Isadora debocha da mãe, diz que a decisão de com quem sai ou deixa de sair é dela – diz que é jovem, que sabe se cuidar, que ela tem que viver e se divertir, e que se a proibirem, ela foge.

Então, da próxima vez que vemos Isadora, ela também mudou seu jeito de falar, de andar e de se vestir, usando calças, que, na época, eram um escândalo… enquanto isso, a trégua e união de Joaquim e Rafael parece funcionar bem, tanto é que, quando Joaquim tenta sabotar uma gincana de motoqueiros da qual Nelsinho e Isadora estão participando, Joaquim acaba sendo encurralado por Nelsinho e sua gangue para um “acerto de contas”, e ele apanha um bocado. Quando ele está no chão, machucado e sangrando, Rafael aparece para assumir a responsabilidade pela sabotagem da gincana e “resgatar” Joaquim, o que é quase cômico, porque conta, inclusive, com o Rafael estendendo a mão para Joaquim, para ajudá-lo a se levantar, depois que Nelsinho vai embora, e Joaquim aceita a ajuda sem nenhuma palavra ácida…

Até solta um “Obrigado”.

Agora, inusitadamente, temos uma parceria interessante entre o Joaquim e o Rafael – e funciona muito melhor do que eu jamais poderia imaginar! Os dois continuam se alfinetando e bolando estratégias muito distintas um do outro, mas eles têm um objetivo em comum, e Joaquim está determinado em não deixar que Isadora se encante por Nelsinho, porque sabe que ele não presta. Isadora, por sua vez, chega a perguntar para o Nelsinho sobre toda aquela história da garota grávida que lhe deu a fama de “papa-figo”, mas a ingenuidade não permite que ela veja além das mentiras de Nelsinho que, é claro, mente para ela e conta uma versão da história que é claramente inventada, mas que parece convincente o suficiente para Isadora, porque ela quer acreditar que ele não é ruim. Isadora está “nas mãos” de Nelsinho, e isso ainda vai gerar bastante confusão.

Até uma prisão.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários