Star Wars: Obi-Wan Kenobi 1x05 – Part V

“Na noite da Ordem 66, você era uma das crianças”

MEU EPISÓDIO FAVORITO EM “OBI-WAN KENOBI” – QUE EPISÓDIO INCRÍVEL! A “Parte V” da série trouxe uma trama interessante, ótimos efeitos especiais durante cenas de ação e aquela sensação gostosa de que estamos, de fato, assistindo a “Star Wars”. Recriando o visual da Trilogia Prequel e entregando um flashback que poderia fazer parte de “A Vingança dos Sith”, o episódio é construído em um paralelo inteligente entre um duelo que acontece em um treinamento de quando Anakin Skywalker era Padawan de Obi-Wan Kenobi e um cerco planejado, agora, para capturar “Ben” e, quem sabe, o Caminho dos Jedi. O episódio traz bons momentos para o icônico personagem do Darth Vader, algumas “revelações” interessantes que nos ajudam a entender Reva melhor, pequenos momentos incríveis para Leia e, é claro, luta de sabres-de-luz.

Que todo fã de “Star Wars” adora.

Embora “Obi-Wan Kenobi” tenha começado com o sequestro da Princesa Leia e, aparentemente, vá colocar o pequeno Luke Skywalker também em perigo no próximo episódio, sabemos que a trama central da série é o confronto de Obi-Wan e seu antigo Padawan… na última vez que os filmes, em “A Vingança dos Sith”, eles estavam duelando no meio de um chão coberto de lava, o que quase custou a vida de Anakin Skywalker… quando eles se reencontram, tantos anos depois, em “Uma Nova Esperança”, Obi-Wan não tem nenhuma chance contra aquele que, agora, é chamado de Darth Vader. “Obi-Wan Kenobi” explora a tensão desse meio tempo, promove “encontros” tensos, e Darth Vader está em busca de Obi-Wan, na sua busca incessante por vitória, disposto a fazer qualquer coisa para, finalmente, poder se vingar daquele que quase o matou.

Darth Vader, então, planeja um cerco que parece ser uma tentativa de capturar todos os Jedi que estão tentando escapar, mas que Obi-Wan, que o treinou e que o conhece bem, sabe que ele não tem paciência para um cerco: ele está usando isso para que ele se entregue, esperando que ele vá fazer qualquer coisa para salvar os demais. Tudo o que Obi-Wan precisa fazer, por enquanto, é ganhar tempo, enquanto confia em Haja para ajudar todos a escaparem, e na pequena Princesa Leia, sempre inteligente para o seu tamanho, e sempre se superando… a Princesa Leia é, sem dúvida, um dos maiores destaques da série, e é fofíssimo vê-la subindo aquelas escadas, com as vidas de todos que estão escondidos ali nas suas mãos… e, é claro, ela não decepciona, e é só graças a ela que, por fim, o Caminho consegue escapar sem ser pego pelo Império.

Uma das cenas mais interessantes do episódio vem quando Obi-Wan e Reva se “enfrentam” através de uma porta fechada, e eles têm um diálogo interessante no qual Obi-Wan coloca em palavras algo em que ele já vem pensando há algum tempo: quando Reva falou sobre o Lorde Vader para que Obi-Wan escutasse, ela sabia exatamente quem ele era… não é surpresa, para ela, ouvir Obi-Wan chamá-lo de “Anakin”, mas esse é um segredo que ele fez de tudo para esconder de todos, e só há uma maneira de Reva saber a respeito disso: se ela tivesse estado lá na noite da Ordem 66, se ela tivesse visto o Anakin com os próprios olhos… e, de fato, ela estava lá. Ela era uma das crianças quando Anakin invadiu assassinando todas elas, e ela conseguiu escapar, se fingindo de morta entre os corpos de seus amigos… agora, Reva não trabalha para ele…

Ela busca vingança.

Obi-Wan até tenta usar essa raiva toda de Reva a seu favor, quem sabe para que eles possam se unir, já que, aparentemente, eles querem a mesma coisa, mas as maneiras de agir são muito diferentes… e Reva é daquelas que se sentem um máximo. Ainda assim, Obi-Wan consegue usá-la para ganhar algum tempo e para distrair Darth Vader enquanto ele consegue escapar com Leia e com os outros Jedi. Adorei a maneira como o episódio intercalou as cenas do presente com os flashbacks do treinamento de Obi-Wan e Anakin, evidenciando como Obi-Wan sabia tanto a seu respeito: ele o conhece, ele sempre o advertiu sobre como sua vontade de vencer o cega, como sua necessidade de se provar o tempo todo ainda pode ser a sua ruína… assim como Obi-Wan venceu aquela luta no treinamento, ele também vence essa “batalha” dessa vez e escapa.

Isso faz com que tenhamos um Darth Vader ainda mais enfurecido quando Reva aparece tentando matá-lo, e precisamos dizer: QUE CENA FENOMENAL FOI AQUELA! A verdade é que Reva não tem nenhuma chance contra Darth Vader – ela não teria de jeito nenhum, mas menos ainda já que ele sabia que ela era uma criança que sobrevivera à noite do massacre. O poder de Vader é surpreendente durante essa luta, e foi eletrizante assisti-lo usando a Força para manipular Reva e impedir cada investida dela, ou como ele transformou seu sabre-de-luz em dois para que eles lutassem “de maneira justa”, até que Reva fosse oficialmente derrotada, porque ela não tinha chance desde que eles começaram… de alguma maneira, no entanto, Reva consegue sobreviver, e agora ela tem um novo destino: ela está indo para Tattooine, atrás de Luke Skywalker.

O que o último episódio da série nos reserva?!

 

Para mais postagens de “Star Wars: Obi-Wan Kenobi”, clique aqui.

 

Comentários