Além da Ilusão – Natal em Campos

“Essa é a noite feliz mais triste dos últimos tempos”

Não sei se alguém passou um Natal feliz em “Além da Ilusão”. Com a malária atacando a vila dos operários e a rebeldia de Isadora, dentre outras coisas, todo mundo teve uma noite que foi, no mínimo, melancólica… se não foi inteiramente traumatizante mesmo. E devo dizer que eu senti de verdade por duas pessoas, que são duas pessoas de quem acho que todo espectador de “Além da Ilusão” gosta muito: Heloísa e Violeta. Ver as duas de pé em frente à mesa vazia e da ceia não comida, abraçando-se tristes, mas sem chorar, foi uma das cenas mais arrasadoras da novela até agora, porque são duas pessoas com quem aprendemos a nos importar muito – sem contar que elas são uma dupla impecável, é claro. Enquanto elas sofrem, Eugenio se envolve com Úrsula, Rafael se envolve com Iolanda, Isadora dá mais uns chiliques e sai com a turma do Nelsinho…

Isadora chega a ir até a casa de Eugenio para a ceia de jantar, mas Joaquim (que não sabe ser inteligente e aproveitar suas oportunidades, preciso dizer) faz uma cena dizendo que o Rafael foi “irresponsável por ajudá-la a fugir” e, pior, que “o pai estava certo em trancá-la”, e é claro que isso é o começo de um climão que já começa a acabar com aquela ceia de Natal… pior: vários parecem concordar com Joaquim, e Isadora diz, com muita propriedade: “Foi pensando assim que meu pai causou a maior tragédia da nossa família. Vão continuar defendendo um louco que fez de refém a própria filha?” E, sinceramente, mesmo com todos os erros de Isadora, ela estava corretíssima naquele momento, e tinha mais era que sair daquela casa mesmo – embora o Eugenio tenha tentado defendê-la (mais para atacar o Matías que qualquer coisa, mas ainda assim).

Então, Isadora vai embora e é seguida por Joaquim, que continua agindo como se pudesse mandar nela, o que é revoltante, e Isadora o afasta dizendo: “Quando eu pedi pro Rafael não me seguir, ele não me seguiu. Me respeita e me esquece!” Isadora vai atrás da gangue de Nelsinho, então, enquanto Joaquim vai atrás de Rafael, que sai prontamente de sua ceia natalina com Iolanda, dizendo para ela que “Isadora é a sua prioridade”. Então, como eu disse em outra ocasião: Joaquim e Rafael novamente empurram Isadora para Nelsinho. Isadora está sendo ingênua em se aproximar de Nelsinho, sim, e Nelsinho está sendo um tremendo filho da p*ta, sim, mas Joaquim e Rafael estão fazendo tudo errado também – o beijo que Isadora dá em Nelsinho foi claramente dado apenas para provocar os dois, que não a deixam em paz e que querem mandar nela.

Isadora ainda manda Rafael ir embora, porque “é Natal e ele tem que aproveitar com a família dele”.

Outra parte importante que começa no Natal e se estende até um pouco depois na trama é a que envolve o Padre Tenório e Olivia. Tenório está ardendo em febre e delirando quando acaba beijando Olivia – e se arrepende imediatamente. Mesmo assim, não podendo lidar com a sua culpa, ele acaba indo embora depois de se celebrar a missa do galo, o que deixa Olivia arrasada, inconformada e ainda se sentindo um pouco culpada… e ninguém parece entendê-la o suficiente. Por isso, Olivia decide ir falar com Heloísa, de quem ela está se aproximando nos últimos capítulos, e é sempre muito interessante vê-las contracenarem – e me pergunto se a descoberta da verdade está próxima, já que elas estão tendo tantas cenas juntas, e Matías sabe exatamente quem é a Olivia… quando a vê na casa, ele enlouquece, a manda embora, diz que “ninguém a quer ali”, e fica balbuciando “a menina que ninguém queria”.

ELE SABE!

“Ela vai destruir tudo, a diaba. Manda ela embora. Não deixa!”

Ninguém dá muita atenção aos surtos de Matías a essa altura, e nem percebem que tem um motivo específico para ele ficar tão alterado com a presença de Olivia, mas ele fica ainda mais incomodado quando Olivia vai conversar com Heloísa – e as duas têm uma conversa lindíssima digna de mãe e filha, mesmo sem saberem que são mãe e filha ainda. Olivia transforma Heloísa em sua confidente, o que é muito bonito, e conta que o Padre Tenório foi embora e que, antes disso, ele a beijou… então, Olivia conta que sentiu, no beijo, que o padre também a ama, e então ela desabafa, fala de todo seu sofrimento, suas dúvidas, suas angústias, pergunta se Heloísa também acha que o beijo deles foi um pecado, e Heloísa responde de maneira acolhedora, dizendo que não acha – ela acha que “pecado é o que se faz para machucar os outros”… um beijo “é um sinal de amor”.

Aqui, temos uma das cenas mais interessantes da dupla até o momento, que é a reação de Olivia ao ouvir Heloísa dizer isso. Só o fato de Olivia ter procurado Heloísa para contar isso tudo mostra uma confiança quase instintiva que é muito natural e muito bonita, mas quando Heloísa não a julga como todo mundo parece fazer, Olivia fica tão feliz e tão aliviada por encontrar alguém que a entenda que ela a abraça de maneira carinhosa e animada, quase infantil – é um momento muito bonito e muito emocionante, e nos perguntamos se Heloísa sentiu alguma coisa, se seu coração materno deu um salto e tentou lhe contar a verdade, porque a sua expressão é confusa. É claro que Heloísa pode estar apenas surpresa com o abraço inesperado, que a pegou desprevenida, mas, ao mesmo tempo, é como se algo tivesse acontecido dentro dela com Olivia em seus braços.

É como se o universo quisesse lhe dizer que aquela é sua filha.

Vai ser EMOCIONANTE DEMAIS acompanhar Heloísa descobrindo que Olivia é a “Clarinha”.

 

Para mais postagens de “Além da Ilusão”, clique aqui.

 

Comentários