Música da Semana – Tempo Perdido


O que foi escondido
É o que se escondeu
E o que foi prometido
Ninguém prometeu!

SOMOS TÃO JOVENS \o/
Eu sou um fã assíduo de Legião Urbana, uma das melhores bandas brasileiras de todos os tempos! E parece que nesse ano (que eu, por sinal, apresentei um trabalho com músicas deles para Estudos Linguísticos na faculdade!) várias coisas me fizeram recordar as músicas… não que eu precisasse de qualquer ajuda. Mas foi o Medley em Rock in Rio, o Musical, mas muito mais do que isso: o FILME! Somos Tão Jovens me fez chorar de verdade no cinema, amei aquele filme, amei aquela história, amei aqueles atores interpretando as músicas… perfeitamente emocionante.
Talvez por isso foi a primeira música que me veio na cabeça para essa semana. Duas semanas atrás, em São Paulo, eu comprei a trilha sonora de Somos Tão Jovens – CD já está quase furando aqui! A versão de Tempo Perdido é simplesmente perfeita… uma das minhas músicas favoritas de Legião Urbana, aquilo é simplesmente extasiante! Lançada logo depois do fim da ditadura, muitas vezes as pessoas não notam a mensagem escondida ali, tão bela e profunda. Além do ritmo e das vozes perfeitas, eu amo a mensagem transmitida, a letra da música é perfeita!
O que foi escondido é o que se escondeu / E o que foi prometido, ninguém prometeu!
Eu amo o início, com o “Todos os dias quando acordo / Não tenho mais o tempo que passou”, o que para mim é o acordar do período de ditadura, é o sentimento de liberdade recém-adquirida, e a belíssima e intrínseca mensagem de esperança que é bem representada por “Mas tenho muito tempo / Temos todo o tempo do mundo”. A música o tempo todo faz um paralelo entre o trabalho duro e honesto (“Nosso suor sagrado”) com os horrores da ditadura (“Que esse sangue amargo”).
Temos nosso próprio tempo.
E a promessa de que “Não tenho medo do escuro”, mas contrabalanceado com “Mas deixe as luzes acesas agora”, que reforça a idéia de que acordamos, de que as luzes foram acesas, e que mesmo que não queiramos mais ter medo do escuro, ainda queremos deixar as luzes acesas – e eu gosto muito da maneira como a letra diz: “E diz mais uma vez que já estamos distintos de tudo”. Mas mais do que isso, a fala de que “Não foi tempo perdido” porque tudo é uma maneira de “aprendizado” e “somos tão jovens”, temos a capacidade de fazer um futuro melhor daqui para a frente.
LEGIÃO URBANA SEMPRE!
Simplesmente perfeita. Sem mais!


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Legião é Legião.. Renato será sempre Renato!!!

    Já adorava, e cantava que nem doida,
    agora canto alto feita maluca mesmo hahahahahaha

    Gosto Muito!!!!!!


    obs: ainda não assisti o filme :(
    mas já vi para vender!!!! Irei alugar depois!

    beijãozão*

    ResponderExcluir

Postar um comentário